É fácil torcer por Wale em seu novo álbum maduro, 'Uau ... Isso é loucura'

Em seu sexto álbum, Uau ... Isso é loucura , Wale explora os dois impulsos que alimentaram o melhor de sua música nos últimos dez anos: seu amor pelas mulheres (especialmente mulheres negras) e necessidade implacável de desabafar com questões sociais e como elas afetam seu estado mental. Na verdade, ele começou a promover a coleção com um trailer caracterizando-a como uma sessão de terapia em que cada uma de suas personas - o mulherengo carinhoso mas impulsivo, o pensador livre revolucionário e o artista um tanto petulante e sensível - dividem espaço no divã do psicólogo . Para melhor ou pior, Uau ... Isso é loucura faz jus a seu faturamento com uma apresentação polida que satisfaz as qualidades mais envolventes e frustrantes de Wale.

Os impulsos belicosos de Wale sempre estabeleceram a base para seu trabalho, desde o início, Seinfeld - mixtapes influenciados em seu álbum mais recente de 2017 Brilhar . Em Brilhar , Wale abraçou uma perspectiva mais otimista, bem como raízes nigerianas para uma saída influenciada por Afropop que encontrou o rapper inconstante filosófico sobre paternidade, legado e envelhecimento graciosamente após uma carreira gasta reagindo a cada jab e zombaria da mídia de rap e aleatória fãs no Twitter. Uau ... Isso é loucura pega esses novos fios de maturidade e se expande; agora, Wale aplica a experiência aprendida e as lições de vida de Brilhar a uma variedade mais ampla de tópicos, incluindo suas relações com as mulheres, saúde mental e cultura negra em relação à cultura dominante mais ampla que parece ter se voltado contra ela.

No passado, sempre parecia que Wale se irritava por ser classificado na categoria de mulheres que faz sucesso como Lotus Flower Bomb, Bad e seu verso em Diced Pineapples de Rick Ross o encurralou. Enquanto ele claramente trabalhava arduamente em seu ofício, escrevendo versos elaborados cheios de esquemas de rimas polissilábicas, rimas de internet e piadas tão inteligentes que seus singles mais hinosos exigiam múltiplas reproduções para pegá-los todos, os discos de maior sucesso de Wale sempre foram aqueles em que ele baixou a guarda, diminuiu o ritmo e falou sobre um romantismo específico. Em suma, ele pode ter desejado o respeito de um Canibus no seu estado mais letal, mas obteve uma recepção mais positiva quando imitou LL Cool J no seu estado mais terno.

Enquanto em discos anteriores, Wale frequentemente dedicava um ou dois às mulheres e se esforçava para impressionar os cavalheiros com suas observações sérias e delirantes batidas de batalha, em cada lançamento subsequente, ele amadurecia na persona que havia sido escolhida para ele. Aqui, porém, ele vai ainda mais longe, inclinando-se para essa caracterização com um abraço total de sons R&B, desde as amostras de Kelly Price que saem do álbum e fecham em Sue Me e Set You Free, respectivamente, até a formação convidada , que não só inclui a já mencionada Kelly Price e seu sucessor musical Ari Lennox, mas também inclui 6lack e Bryson Tiller, herdeiros aparentes do trono de crooner / rapper atualmente ocupado pelo ex-rival de Wale, Drake.

Os tópicos incluem magia negra na BGM, que elogia e idolatra a beleza e resiliência das mulheres negras, o desafio ao fanatismo centrado no MAGA em Love Me Nina / Semiautomático e Rotina, e a própria hipersensibilidade de Wale às críticas em 50 In Da Safe com Pink Sweats. Claro, o foco principal está nas interpretações de amor de Wale - desde as mensagens distorcidas que a cultura pop transmite por meio de imagens em filmes, música e televisão até as maneiras como ele luta para equilibrar as expectativas de um rapper popular com as vulnerabilidades da vida real de um homem rapidamente perdendo o interesse em jogar no campo. On Love… (Her Fault) com Bryson Tiller, On Chill com Jeremih e Break My Heart (My Fault). A trilogia é eficaz em transmitir o ponto de vista em evolução de Wale, embora o verso de Lil Durk sobre o último o enfraqueça um pouco com algumas observações regressivas que teriam sido melhor rejeitadas em favor de seu trabalho de coro muito mais comovente.

Infelizmente, de vez em quando, o outro egocêntrico de Wale ocasionalmente surge: Routine parece um pouco fora do lugar com sua postura de corte e som pesado após sete faixas de suavidade comovente, enquanto Black Bonnie e Poledancer aterrissam como faixas bônus com sua colocação em o fim do projeto e o afastamento do assunto mais maduro - todos os três são bons para ótimos, mas parecem que foram incluídos no álbum para fornecer um aceno para o antigo Wale, que está muito evoluído agora para realmente se preocupa com esse tipo de enchimento. Ele está no seu melhor na introdução, Sue Me, que resume sua filosofia e sua atitude despreocupada em relação às críticas que antes o deixavam louco: Sue me, estou torcendo por todos aqueles negros. Com sua nova imunidade a odiadores e vulnerabilidade, ele também é fácil de torcer.

Uau ... Isso é loucura já foi lançado pela Warner Records. Pegue aqui .

Wale é um artista da Warner Music. A Uproxx é uma subsidiária independente do Warner Music Group.