Um dos robôs sexuais mais famosos do mundo agora pode revogar seu consentimento

É o tipo de atualização que poderia ser uma novidade notável no mundo da robótica - ou seja, o mundo dos robôs sexuais. Um dos robôs sexuais mais famosos do mundo, Samantha, recebeu um upgrade de seu criador, Dr. Sergi Santos, que permitiria que ela revogar seu consentimento em um encontro sexual Por uma variedade de razões. É uma atualização que, para alguns, pode parecer senso comum, mas, independentemente, é revolucionária e tem o potencial de definir um novo padrão para a programação de robôs sexuais, cuja presença tem aumentado nos últimos anos.

O upgrade, batizado de dummy por Santos, fez parte de uma apresentação realizada no Life Science Center em Newcastle, na Inglaterra. Segundo Santos, o modo boneco pode ser ativado se Samantha acreditar que está sendo tocada de forma agressiva ou desrespeitosa. Ela também pode entrar no modo de boneca se ficar entediada com seu parceiro. E, para realmente enfatizar o fato de que essa atualização é impulsionada pela noção de consentimento, Samantha tem a capacidade de dizer Não se quiser. Deve-se notar que, embora ela possa revogar verbalmente o consentimento e entrar nesse modo especializado, ela é incapaz de lutar fisicamente ou se separar.

O uso e a proeminência de robôs sexuais têm aumentado nos últimos anos. Com os avanços feitos na criação e implantação de inteligência artificial, houve um aumento notável na compra de robôs sexuais para uso pessoal. Uma empresa, Abyss Creations / RealDolls disse que , a partir de 2017, vendiam anualmente cerca de 600 bonecas em todo o mundo e que 95% das bonecas eram do sexo feminino.

O uso de robôs sexuais também está ganhando terreno comercial. 2017 também foi o ano em que Barcelona se tornou a casa do primeiro bordel do mundo a oferecer quatro robôs sexuais diferentes, conhecidos como Lumi Dolls, para seus clientes. De acordo com um relatório do HuffPost , o bordel permitiu que os clientes reservassem uma sessão para fazer pedidos de roupas e especificar as posições em que queriam que o Lumi Doll ocupasse. Antes da Copa do Mundo de 2018, Moscou seguiu os passos do Barcelona e abriu primeiro bordel com robô sexual trabalhadores.

Uma atualização como a de Samantha só torna mais complexa essa conversa sobre possuir e usar um robô sexual. Permitir que ela dê ou revogue seu consentimento é a primeira vez (e alguns diriam que é uma vitória por ensinar consentimento), mas com Samantha supostamente incapaz de revidar se seu parceiro não a ouvir, é preciso saber quão grande é um passo encaminhar a atualização é, e se isso só vai servir para complicar o uso de robôs sexuais no futuro.

Para mais informações, leia a escritora Megan Nolan sobre por que os robôs sexuais provavelmente nunca substituirão os humanos no quarto.