g2g, brb e o que significa a perda da linguagem inicial do MSN

Quase todos nós nunca vivemos nossa vida adulta sem a internet. Isso nos afetou de inúmeras maneiras - algumas boas, outras muito ruins - e apesar de não saber realmente como é um mundo sem ele, ainda continua a nos surpreender. Em nossa série Extremamente Online, exploramos os aplicativos, tendências, subculturas e todas as outras coisas estranhas que a Internet continua a oferecer.

Em um mundo obcecado por um estereótipo fictício de millennials como abacates ambulantes prontos para explodir em lágrimas ao ver um sinal de 'à venda', existem poucas percepções que realmente soam verdadeiras. Mas - embora possa ser domínio de velhos entediantes realmente comentar sobre isso - nossa cultura de conectividade constante é, sem dúvida, uma. Com seu telefone um balcão único para namorar, fazer compras, organizar encontros, marcar reuniões, monitorar sua ingestão de água, monitorar seus passos e até mesmo monitorar seu período menstrual, não é de admirar que cerca de 75 por cento de nós interage com mais regularidade online do que pessoalmente.

Mas se nossos polegares prontos para iPhone nos unirem em 2018, nossas memórias e nostalgia por um tempo antes deles soam com a mesma intensidade. Esta foi a era da Internet dial-up e dos computadores familiares compartilhados. Esta foi a era do MySpace e do MSN Messenger, uma época de telefones pré-pagos e mensagens de texto 20p. Esta era a era de ‘g2g’ e ‘brb’.

Mencione essas frases para um adolescente hoje e você provavelmente vai se deparar com um olhar perplexo ou revirar os olhos. E quem pode culpá-los quando esses termos foram extintos em grande parte pelo alvorecer da conectividade constante? Uma vez que uma parte importante da elaborada linguagem secreta programada nos cérebros dos jovens de 14 anos de 2006, 'tenho que ir' e 'já volto' rapidamente se tornaram obsoletos, pois paramos de desligar completamente.

Nos dias felizes do MSN Messenger, 'brb' podia significar muitas coisas. Mais do que provável, isso significava que seu jantar estava pronto ou que sua mãe precisava fazer uma ligação telefônica, expulsando você sem cerimônia da conexão dial-up compartilhada com a Internet por toda a duração. ‘G2g’ foi salvo por longos períodos de desligamento: quando seu pai desligou o roteador durante a noite, talvez, ou quando foi alguns minutos antes Peles estava começando e você tinha que verificar se o volume da TV estava baixo o suficiente para que seus pais não soubessem que você estava assistindo.

Embora fossem explicadores funcionais, também eram armas estratégicas na batalha contínua por status e popularidade

Não que você diria isso: embora fossem explicadores funcionais, eles também eram armas estratégicas na batalha contínua por status e popularidade. brb, preciso fazer logoff para que (a paixão desta semana) veja meu nome aparecer quando eu entrar novamente; g2g, para uma rave incrível durante todo o fim de semana da qual você nunca ouviu falar e definitivamente não para a casa da minha avó no campo, onde não há sinal de telefone e muito menos discar.

Mas, gradualmente, o MSN Messenger abriu caminho para o Facebook e, em vez disso, começamos a compartilhar e nos exibir no Twitter e no Instagram. Não havia mais 'afk' (longe do teclado) quando você estava carregando um no bolso o tempo todo, e não havia necessidade de empregar a função 'nudge' do MSN quando você sabia que o objeto de seu afeto teria que olhar para seus telefone em breve de uma forma ou de outra. O uso de 'brb' diminuiu, assim como seu interesse naquele garoto do ano anterior, uma vez que ele colocou o nome de outra garota em sua biografia do MSN. g2g foi enviado para o cemitério da Internet para desaparecer na obscuridade ao lado do Habbo Hotel e todos os seus downloads Limewire que deveriam ser o último single do Razorlight, mas que inexplicavelmente eram todos os clipes do discurso de Bill Clinton Eu não tive relações sexuais com aquela mulher.

Com o fim de ‘brb’ e ‘g2g’ vem não apenas nostalgia, mas talvez também um toque de arrependimento. Talvez fôssemos apenas mais jovens, mas o mundo sem dúvida parecia mais simples sem alertas constantes de notícias de última hora, fadiga do Tinder e o sangramento do trabalho para o lazer enquanto você atualiza seus e-mails distraidamente pela quarta vez enquanto deveria assistir a um filme.

Não há nada como relembrar a vida pré-internet para fazer você se sentir como o tipo de homem de meia-idade que fingiria nunca ter ouvido falar dos Kardashians, mas não há como negar algo ligeiramente Espelho preto sobre como a internet se infiltrou em todos os cantos de nossas vidas sem que realmente percebêssemos. Se as memórias das primeiras paixões e as letras das músicas dos anos 2000 ainda não o deixaram nostálgico pela internet da velha escola, pense desta forma: um dia você disse 'g2g' pela última vez e nunca mais desconectou.