Rich Chigga mudou de nome, mas o estrago está feito e a piada está sobre nós

Facebook / Uproxx Studios

Rich Chigga deve ser o nome mais burro da história da música rap ou o mais inteligente.

Na economia de atenção que atualmente opera a Internet, é um chamariz. Isso é absolutamente o que você queria no início de 2017. Foi quando a inauguração iminente de Donald Trump deixou claro que a trollagem ofensiva havia se tornado uma tática promocional viável. Qualquer um que queira transformar 15 minutos de fama em uma lucrativa posição permanente no eterno motor de ultraje só precisa dizer ou fazer algo ofensivo, resistir aos inevitáveis ​​pensamentos da tempestade e ameaças de morte no Twitter, fingir recuar (ou, alternativamente, dobrar) e o lucro certamente viria. Isso é provavelmente exatamente o que Brian Imanuel estava pensando quando ele escolheu seu pseudônimo - uma calúnia étnica de chinês en - um usado para degradar a atuação negra ou o povo asiático do gueto.

Eu não deveria precisar listar todos os motivos pelos quais o nome é ofensivo, mas sendo a internet, é claro que preciso, então aqui estão apenas alguns deles. É ofensivo porque rebaixa tanto os asiáticos, reduzindo-os a simplesmente chineses, apesar de sua nacionalidade real, diminuindo e desrespeitando todas as muitas culturas que compõem o continente asiático, quanto os negros, por razões que deveriam ser dolorosamente óbvias agora. Isso implica que existe uma maneira de agir como negro, o que geralmente está associado à ignorância, ao crime e à inferioridade intelectual e que os asiáticos devem estar acima desse tipo de comportamento. Ao atuar ostensivamente como rapper, Imanuel, de Jacarta, nascido na Indonésia, zomba da própria ideia de que os asiáticos deveriam até mesmo se rebaixar para participar até mesmo de uma paródia do que é tradicionalmente um gênero cultural negro.

É por isso que sua mudança de nome, para o monônimo Brian, soa vazio. Ele pode fingir ignorância se quiser, mas se puder aprender a falar inglês principalmente assistindo a vídeos de rap no Youtube, certamente poderá obter referências culturais suficientes para entender por que tal coisa seria ofensiva. Certamente, ele juntou o suficiente para inventar Rich Chigga como um nome de rap. Talvez percebendo que seus fãs e críticos teriam sido capazes de descobrir isso, é por isso que ele optou por dobrar, dizendo que estava tentando diminuir o poder da palavra. Agora ele diz, por meio de uma postagem na mídia social em 1º de janeiro , que ele foi ingênuo e cometeu um erro.

Exceto que um erro é uma ocorrência única, um erro de julgamento que você procura corrigir imediatamente após perceber o erro em seus caminhos. Você não tenta lucrar com isso. Você não tenta lucrar com o pedido de desculpas, como Imanuel fez com sua postagem, que dobrou como um link para seu mais recente single, See Me. E você certamente não espera doze meses inteiros para fazer isso, depois de lançar mais de sete singles ao longo de um ano, alguns dos quais ainda não foram renomeados em seu canal do Youtube (Dat Stick e Seventeen no momento desta escrita). Durante aquele ano, Imanuel tweetou que Rich Chigga é um nome f * ckin brega. Por que eu achei que estava tudo bem? Por que eu deixei isso acontecer? mas não mudou até o dia de ano novo, quase 21 meses depois.

Não pode ser um erro ou um erro de cálculo cultural quando sua gravadora musical, a 88 Rising de Oakland, Califórnia, esteve diretamente envolvida no marketing dessa persona. Claro, ele não tem controle sobre se todos os outros veículos que postaram entrevistas ou perfis atualizarão retroativamente seus arquivos para ilustrar a mudança de nome. Se eles estavam lutando para chegar a um acordo com a calúnia e o direito de Imanuel ao seu uso, tentando responsabilizá-lo, ou apenas lançando luz sobre um artista desconhecido em ascensão, apesar de sua nomenclatura infeliz, eles fizeram o trabalho árduo de evangelizar, então ele não o fez precisa. Agora é tarde demais, o dano está feito, o custo é contado e agora ele tem 1,5 milhão de seguidores no Instagram, 1,11 milhão no Twitter e quase um milhão de assinantes no Youtube, tudo porque ele estava disposto a seguir em frente com uma calúnia racista como uma persona para valor de choque.

Vamos ser claros, aqui. Brian Imanuel e 88 Rising mudaram seu nome porque Rich Chigga serviu ao seu propósito. Isso irritou muitas pessoas, fez com que muitas pessoas conversassem, para gerar seguidores sem o longo e árduo trabalho árduo de fazê-lo por meio de talento e trabalho árduo. Agora é preciso desaparecer antes de se tornar um obstáculo para um maior crescimento, que sempre foi o objetivo real. Foi tudo só uma piada. 'Rich Chigga' foi uma piada cruel e intencional às custas do hip-hop e de seus fãs para permitir que ele e 88 Rising pulassem o árduo trabalho de construir seguidores organicamente, apenas para ser descartado quando se tornasse grande demais para continuar assumir o risco.

Lá estavam eles, tirando sarro do hip-hop e das pessoas que cresceram e amavam a cultura de dentro, com a vantagem adicional de ganhar dinheiro com nossa consternação coletiva. Enquanto estávamos torcendo pelas mãos e discutindo uns com os outros se estava tudo bem ou não porque Imanuel é tecnicamente membro de uma minoria étnica nos Estados Unidos, ele e sua gravadora estavam rindo até o banco, quando deveríamos estar ignorando eles o tempo todo. A piada, ao que parece, é nossa.