Relembrando o terrível assassinato do lutador Dave Schultz, 20 anos depois

GettyImages-241134

Getty Image

Dave Schultz foi um dos lutadores americanos mais respeitados da história das Olimpíadas. Sua vida foi tragicamente encurtada há 20 anos. Esses são os eventos que levaram à sua morte prematura, todos documentados no filme Foxcatcher.

Dave e Mark Schultz ganharam medalhas de ouro nas Olimpíadas de 1984 em Los Angeles, tornando-se os primeiros irmãos americanos a ganhar medalhas de ouro no wrestling. Para quem não conhece, isso pode soar como uma vida garantida de riqueza e estrelato para os irmãos Schultz - isso não poderia estar mais longe da verdade, no entanto.

Os lutadores eram vistos de maneira muito diferente nos Estados Unidos e na Rússia, onde eram tratados como funcionários em tempo integral. Isso seria um sonho na América até que o excêntrico multimilionário John du Pont contatasse Dave Schultz. Du Pont tinha uma paixão insalubre pelo atletismo. Desejando ser ele mesmo um medalhista de ouro olímpico, mas sem nunca ter potencial físico, du Pont assumiu a responsabilidade de criar seu próprio estábulo de atletas, possivelmente para sobreviver vicariamente.

Em 1986, du Pont ofereceu a Mark Schultz um emprego como seu assistente técnico de luta livre em Villanova, após ser recomendado por seu irmão Dave. Não recebendo dinheiro do USA Wrestling e tendo sido demitido de seu emprego em Stanford, havia muito incentivo para Mark aceitar a oferta de du Pont. Estando nas mãos de du Pont, e mais tarde sendo trazido para a propriedade de sua família em Newtown Square, Pensilvânia, não demorou muito para que ele transformasse Mark no assim chamado rosto da Equipe Foxcatcher.

Mark deixou o Team Foxcatcher em 1988 depois de terminar em sexto lugar nas Olimpíadas de Seul, mas foi a pressão que du Pont colocou sobre Mark e a atmosfera agitada que ele criou que o afastaram. Se du Pont não pudesse mais ter Mark, no entanto, ele estava determinado a colocar seu irmão igualmente talentoso na Equipe Foxcatcher. Como o dinheiro de du Pont era muito para recusar, Dave Schultz se mudou com sua família, sua esposa Nancy e seus dois filhos, para Foxcatcher Farm em 1989.

Com Dave Schultz como mentor, junto com o dinheiro de John du Pont e um centro de treinamento de primeira linha, não foi difícil para a Equipe Foxcatcher convencer os melhores lutadores da América a entrar. Eles receberam oportunidades às quais nunca estavam acostumados. Seja como for, a qualidade da luta livre americana enquanto os atletas se preparavam para as Olimpíadas de 96 foi a única coisa em ascensão, já que a sanidade de John du Pont, ou o que restou dela, estava diminuindo enormemente.

GettyImages-52027827

Getty Image

Na Foxcatcher Farm, du Pont teria horas de vídeo feito de árvores e arbustos ao redor, acreditando que eles tinham olhos e o estavam observando, a ponto de exigir que eles fossem cortados, além de ter sua equipe caçando fantasmas em sua propriedade, e até nazistas, como ele acreditava, estavam presentes. Em uma nota muito mais perturbadora, du Pont começou a carregar consigo uma arma o tempo todo. Era inevitável que algo perigoso acontecesse, mas os atletas haviam se acomodado o suficiente com seu novo estilo de vida e estavam dispostos a ignorar os sinais de um lunático.

Embora Mark fosse o rosto ostensivo da Equipe Foxcatcher em um ponto, du Pont se tornou mais próximo de Dave do que nunca com Mark. Não só Dave estava se preparando para uma medalha de ouro na hora das Olimpíadas de Atlanta, mas ele estava construindo um círculo de alunos de wrestling para fazer o mesmo, todos sob o comando da Equipe Foxcatcher. Embora isso tenha agradado ao cada vez mais perturbado du Pont, ficou muito chateado ao saber que Schultz estava planejando deixar o Time Foxcatcher após as Olimpíadas por um emprego em Stanford. Desnecessário dizer que du Pont elevou seu comportamento assustador a outro nível.

Schultz não era apenas o líder que du Pont queria na Equipe Foxcatcher, ele queria ser seu melhor amigo e, possivelmente, até ser Schultz. Ele era o atleta e o homem que du Pont tentou ser durante toda a sua vida. Os lutadores gravitavam em torno de Schultz porque ele era uma pessoa agradável e um grande treinador de luta livre. Valentin Yordanov, um lutador búlgaro que du Pont recrutou no início dos anos 90, tornou-se um objeto particular de desejo para du Pont enquanto treinava na Foxcatcher Farm. Para piorar as coisas para du Pont, Yordanov tornou-se amigo íntimo de Schultz, acrescentando um novo nível de ciúme e raiva à loucura de du Pont.

Tudo veio à tona em 26 de janeiro de 1996. Dave Schultz estava do lado de fora da casa de sua família em Foxcatcher Farm, quando du Pont chegou e dirigiu ao lado dele. Sem saber do que estava para acontecer, Schultz se aproximou do carro de du Pont. Você tem algum problema comigo? du Pont disse, enquanto puxava uma arma e apontava para Schultz. Não tendo dito mais nada, du Pont atirou nele à queima-roupa três vezes. Nancy testemunhou seu marido sendo baleado da porta de sua casa, mas o estrago estava feito e infelizmente não havia como salvá-lo. Dave Schultz morreu nos braços de sua esposa no local. Ele tinha 36 anos.