Viagem ao submundo do sexo de LA

Saindo da câmara escura de seu pai para o submundo de prostitutas de dois a dez dólares, fotógrafo Scot Sothern mergulhou no ponto fraco da Califórnia por meio dos quartos de motel baratos e becos escuros de Hollywood. Em 1985, comecei uma série de fotos de prostitutas de rua em Los Angeles, disse ele a Dazed. Vinte anos depois, seu Lowlife os retratos em preto e branco permanecem uma celebração brutal e honesta da vida cotidiana corajosa à beira dos sonhos desbotados de Sunset Strip. Trini, Dixie, Cheri - prostitutas que Sothern conheceu, pagou, bebeu ou dormiu com. Qualquer um poderia oferecer a eles 10 dólares para levarem um tijolo na cara e eles estenderiam as mãos.

Antes de seu primeiro show em Nova York em Daniel Cooney Fine Art , nós alcançamos o artista - e o homem por trás das lentes - para revisitar seu envolvimento com a série e falar sobre seu amor confessado por LA nas horas escuras e silenciosas.

Você poderia nos falar um pouco sobre a série?

Scot Sothern: Em 1985, comecei uma série de fotos de prostitutas de rua em Los Angeles. Fiz fotos em quartos de motel de baixa qualidade em Hollywood e em terrenos baldios e becos em Skid Row. Tudo começou como uma brincadeira e se tornou parte integrante da minha vida.

Qual é a sensação de mostrar essas imagens mais de 20 anos depois de terem sido tiradas?

Scot Sothern: Levei vinte anos para fazer com que as fotos e histórias fossem notadas, então de uma forma que ainda parece nova para mim, como se eu tivesse acabado de fazer, e eu ainda tiro de vez em quando. Ainda gosto de dirigir por Los Angeles nas horas escuras e silenciosas. Às vezes, é apenas bom tirar algumas fotos e sair com uma prostituta por um tempo.

Às vezes é apenas bom tirar algumas fotos e sair com uma prostituta por um tempo - Scot Sothern

Você é do Missouri, como acabou fotografando prostitutas em LA?

Scot Sothern: Meu pai era fotógrafo de retratos em um estúdio em Springfield, MO. Cresci na câmara escura e atrás das lentes e sempre trabalhei como fotógrafo. No colégio, nos anos 60, descobri prostitutas de dois a dez dólares. Eu gostei do sexo e do fator emoção, sabe. Sair em áreas que eu não deveria entrar. Na casa dos trinta, comecei a procurar prostitutas de novo e tinha uma câmera pendurada no pescoço, então simplesmente aconteceu.

Os retratos de Lowlife não são apenas sobre as pessoas que os compõem, mas também - senão especialmente - sobre você, como artista e homem. Como você acha que seu envolvimento pessoal está se manifestando no trabalho?

Scot Sothern: Eu me expus tanto quanto qualquer pessoa nas fotos, você sabe. Espero que minha política esteja em todas as fotos e espero que minha empatia apareça. As fotos são eu, por completo.

Como você organiza suas fotos?

Scot Sothern: É tudo improvisado, é algo que venho fazendo desde os anos 70, pegando pessoas que nunca vi antes e colocando-as na frente de um fundo e construindo uma bela composição. Peguei prostitutas, paguei e montei as fotos onde quer que fôssemos. Eu gosto de jogar uma foto juntos em um momento. Eu sempre trabalhei sozinho e nunca atirei na mesma pessoa duas vezes ou os encontrei novamente depois da primeira vez.

Como você se relaciona com o fato de que as pessoas podem interpretar suas fotos de maneira diferente de como você as concebeu originalmente?

Scot Sothern: No geral, se o trabalho chuta alguém nas bolas, de vez em quando, fico feliz.

As fotos de Lowlife mostrar uma visão realmente honesta e crua da beleza, do sexo e da vida. É assim que você descreveria sua abordagem do mundo ao seu redor?

Scot Sothern: Tento ser honesto com meu trabalho e minha vida. Não há nada que eu tenha feito que não admitiria, embora isso não signifique que eu faria as mesmas coisas novamente. Não é tanto que eu seja atraído para o cru e corajoso, mas para onde a câmera sempre me levou. A verdadeira beleza, para mim, sempre teve um elemento de melancolia.

Scot Sothern’s Lowlife irá correr ao lado do colega fotógrafo Benjamin Fredrickson em Daniel Cooney Fine Art , Nova York de 8 de janeiro a 28 de fevereiro de 2015