Olhando para trás, para o passado punk esquecido do Japão

Embora Nova York e Londres permaneçam no epicentro do movimento punk original, a emigração do espírito anti-estabelecimento do gênero para o Japão deu à juventude de Tóquio uma saída para se enfurecer contra os severos desafios econômicos de meados da década de 1970. E embora a memória dessa cena punk de vida curta tenha desaparecido entre o público japonês em geral, uma nova exposição em Londres está revelando imagens dos shows da época.

O Japão moderno é famoso por sua riqueza de subculturas estranhas e maravilhosas como Lolita e Harajuku, mas no período de recuperação de uma crise do petróleo, declínio industrial e grande inflação de preços na década de 70, nasceu a florescente cena do rock underground. À medida que o som evoluiu do punk altamente ocidentalizado para a distinta música ruidosa japonesa (ou Japanoise) nos anos 80, Gin Satoh se tornou o fotógrafo favorito no centro da cena e está exibindo suas fotos no Reino Unido pela primeira vez a partir de hoje (30 de junho).

Em conversa com Dazed, Satoh diz que foi atraído pelas letras e sons psicodélicos de bandas underground iniciadas por seus amigos - a saber, Hadaka No Rallizes (Les Rallizes Dénudés), que se tornou um favorito cult psicodélico, e Friction. Ele diz que ainda se sente feliz por ter estado lá quando uma cena de rock aconteceu no Japão.

A cultura do punk rock é tão familiar quanto os móveis na América ou na Europa - todo mundo sabe algo sobre isso, mas isso não acontece no Japão - Gin Satoh

Comparado com a América ou a Europa, o punk rock para a indústria musical japonesa era um mercado pequeno, ele continua. O maior mercado para a música japonesa é kayōkyoku (J-pop). A história da música rock é muito curta no Japão, e a música rock nunca se tornará tão importante lá como era nos Estados Unidos ou no Reino Unido. A cultura do punk rock é tão familiar quanto os móveis na América ou na Europa - todo mundo sabe algo sobre isso, mas isso não acontece no Japão.

Relembrando sua banda favorita, Friction, Satoh se lembra do membro fundador Reck voltando de Nova York depois de se envolver na cena pós-punk no wave de Nova York. Reck trouxe um pouco dessa atitude sem ondas para Friction, que parecia legal e cantava letras muito provocativas, diz ele. Mas Friction não parecia apenas legal. Eles nós estamos frio.

De 1978 a 1986, o entusiasta da música ao vivo passou milhares de horas capturando os artistas, músicos e aberrações que se reuniram em mergulhos escuros e úmidos da crescente metrópole dos anos 80 de Tóquio. Ao documentar esses shows explosivos para Takarajima , uma revista popular para jovens, Satoh não só contou a história da cena musical underground do Japão, mas também ajudou a moldá-la.

A exposição é dividida em duas partes exibidas simultaneamente no Café Oto de Londres até 27 de julho, e na Doomed Gallery próxima por uma tiragem mais curta até 3 de julho

Fotografia Gin Satoh