Revelando a evolução da beleza de David Bowie

Acho que, no fundo, não sou diferente de ninguém, refletiu David Bowie a Jefferson Hack em 1995 entrevista de capa para Dazed. E, no entanto, Hack escreveu em resposta a esta afirmação, é tão óbvio que ele é.

A influência de Bowie na indústria da moda e na cultura pop em geral é inegável e incomparável. Sem medo de experimentar com seu visual, Bowie forçou (e cruzou) limites ao longo de sua carreira, usando seu corpo como uma tela para criatividade, autoexpressão e individualidade no seu mais extremo. Com suas personas em constante mudança e auto-reinvenção contínua, a identidade de Bowie era fluida, andrógina e sexualmente ambígua, e com cada mudança de forma veio a próxima mudança cultural sísmica.

Hoje seria o 72º aniversário de Bowie e, para marcar a ocasião, olhamos alguns dos momentos de destaque em sua evolução de beleza.

A modificação

1967Gerald Fearnley

Antes de Ziggy Stardust e Aladdin Sane e até mesmo David Bowie, houve Davy Jones, um adolescente moderno cujo estilo minimalista, mas elegante, incluía ternos impecáveis, gravatas de alguns centímetros e um corte de cabelo bufante.

O hippie

Los Angeles, 1971Michael Ochs

Visto aqui apenas um ano antes do lançamento do alter ego Ziggy Stardust, o longo cabelo hippie de Bowie e suas roupas esvoaçantes já sugerem o estilo andrógino pelo qual ele se tornaria tão conhecido ao longo de sua carreira.

Ziggy Stardust

David Bowie em KansaiYamamoto, 1973Fotografia Masayoshi Sukita

Ziggy Stardust pousa. Com suas sobrancelhas raspadas, olhos naturalmente incompatíveis (o resultado de uma briga na escola) e uma esfera de ouro celestial dominando sua testa, o visual fantástico de Bowie torna mais fácil acreditar que o alter ego Ziggy Stardust era realmente um alienígena bissexual de Marte. O agora icônico penteado foi criado por Suzi Fussey, cabeleireira Bowie sediada em Beckenham, usando água oxigenada e tintura de cabelo alemã.

Aladdin são

Aladdin Sane, 1973

O cara que lançou mil imitadores. O mais icônico dos looks de Bowie ( imortalizado para sempre como um emoji ), o cabelo flamejante e a maquiagem relâmpago Bowie arrasam na capa do álbum de 1973 Aladdin são foi replicado infinitamente na moda e na cultura pop mais ampla, com todos, de Kate Moss a Lady Gaga prestando homenagem.

The Thin White Duke

Isolar Tour, 1976

Depois dos looks de glam rock selvagem e sobrenatural de Ziggy Stardust e Aladdin Sane, a próxima persona de Bowie foi o Thin White Duke, um personagem controverso. Com inspiração para o alter-ego impecavelmente vestido vindo do cabaré, o Thin White Duke era amoral, emaciado e tinha o cabelo penteado para trás, e foi descrito por Bowie como um personagem realmente desagradável. A dependência de cocaína de Bowie estava no auge e, após uma série de comentários pró-fascismo e um suposto incidente de saudação nazista na Victoria Station, Bowie se mudou para Berlim e ficou limpo.

O Rei Goblin

Em 1986, Bowie assumiu o papel de Jareth, o rei dos duendes, na peça brilhantemente bizarra de Jim Henson Labirinto, um filme para o qual ele também escreveu e gravou a trilha sonora. É um personagem que ainda é amado por muitos e - graças a um traje que era em parte etéreo Mr. Darcy, em parte pirata do glam rock, com o cabelo rebelde dos anos 80, lábios brilhantes, olhos sombreados monocromáticos e aquelas sobrancelhas pontudas - lembrado por todos.

Os anos noventa

David Bowie na edição 14 deDazed, 1995Rankin da fotografia

Nas últimas décadas de sua carreira, Bowie voltou a ter um visual de beleza mais atenuado. Aqui está ele na capa da Atordoado e confuso em 1995 e ostentando uma combinação de realces-eyeliner-cavanhaque apenas aceitável nos anos 90.