Não, TikTok, minhas olheiras não são uma tendência de beleza

É véspera de Natal de 2016 e acabei de ser demitido do meu emprego de barista em Bristol. O dono me senta em um banco e me diz que, entre meus muitos defeitos (costumo colocar a salada na ordem errada, aparentemente), estão as olheiras. Não está apresentável, diz ele, acrescentando, você deveria colocar um pouco de maquiagem, parece exausto.

Avance alguns anos e estou na cozinha apertada do meu escritório no leste de Londres. A contadora, uma mulher de meia-idade que chamaremos de Jo *, aparece na esquina, parando no meio do caminho. Você já sofreu um acidente de carro? ela me pergunta em um tom que lembra uma ligação fria sobre o seguro PPI. Não, respondo, desconfiado, por quê?

Seus olhos estão machucados, ela responde, antes de desaparecer em uma enxurrada de Nespresso e leite de aveia.

@sarathefreeelf ♬ Tragédia grega (Oliver Nelson TikTok Remix) - The Wombats

Pequenas intrusões como essa são comuns se, como eu, suas bolsas são escuras e hereditárias (obrigado, mãe). Tendo crescido como uma criança turca no subúrbio de Bedford, sempre tive consciência das sombras pronunciadas sob meus olhos - uma reclamação comum entre pessoas de ascendência do Oriente Médio e do Sul da Ásia. A insegurança continuou na minha adolescência, onde eu passava horas obcecada por correções de corretivo, que eu espalhava no meu rosto como gesso grosso. Meus professores ligavam para meus pais na escola para perguntar se eu estava dormindo o suficiente, enquanto amigos me apelidaram de ‘panda’ - um nome bizarro de animal de estimação, mas pegou mesmo assim.

Conforme eu envelheci, a pressão para parecer convencionalmente atraente diminuiu, e eu comecei a abraçar meus olhos. Além disso, há algo bastante autêntico em parecer cansado e exausto. Quer dizer, é 2021 (quem não tem eyebags?). Desde que cheguei aos meus 20 anos, as malas de outras pessoas começaram a se aproximar das minhas, e eu não sou mais a criança esquisita com olhos extremamente cansados. Na verdade, embaixo dos olhos escuros agora são aparentemente tão comuns que, como a tão difamada sarda antes disso, eles estão se tornando uma mercadoria quente - especialmente agora que são tendências no TikTok.

@abbyroberts

tendência de bolsa de olhos, mas torná-la ✨glam✨

♬ som original - Slowedsoundgyal

Desde o final de dezembro, a comunidade de maquiagem no TikTok compartilha vídeos que mostram a criação de olheiras e bolsas sob os olhos com batom, sombra para os olhos e outros produtos de beleza. Os vídeos, segundo os usuários, têm como objetivo encorajar os espectadores a abraçar sua pele natural e a se sentirem confiantes em suas inseguranças.

Tudo começou com Sara Carstens , uma influenciadora com 73 milhões de seguidores, que postou um TikTok dela mesma usando batom para aplicar bolsas nos olhos. A postagem foi vista mais de 6,8 milhões de vezes e atraiu mais de um milhão de curtidas, mas também recebeu muito ódio daqueles que a acusaram de tirar sarro das inseguranças dos outros.

Carstens mais tarde fez um vídeo explicando que sua intenção não era tirar sarro das pessoas com olheiras, mas normalizá-las. Ela então continuou a explicar que ela mesma tem bolsas nos olhos e que elas são uma grande insegurança para ela. Ela acrescentou: Da próxima vez que você encontrar alguém abraçando ou enfatizando suas inseguranças, talvez se sinta lisonjeado!

Bolsas para os olhos e olheiras não devem entrar e sair da moda, acrescentou ela. A intenção por trás do vídeo era simplesmente normalizá-los e abraçar as inseguranças! Eu mesmo sei o que é ser intimidado por inseguranças, como por causa das minhas ‘grandes orelhas de abano’ - mas, assim como minhas olheiras, decidi mostrar a todos como eles podem ser bonitos.

@daniellemarcan

@sarathefreeelf e @abbyroberts me obrigaram a fazer isso

♬ Tragédia grega (Oliver Nelson TikTok Remix) - The Wombats

Semelhante ao do Instagram #UnibrowMovement hashtag, os comentários de Carstens, embora aparentemente bem-intencionados, destacam os padrões duplos na comunidade da beleza: as mulheres do Oriente Médio e do Sul da Ásia vêm encontrando maneiras de esconder suas bolsas 'indesejáveis' há anos, mas quando são convencionalmente atraentes (e brancas) pessoa decide exibir o dela, torna-se algo desejável. Para muitas mulheres, os olhos escuros são uma fonte de constrangimento, não uma tendência a ser usada e esquecida. Ao contrário de uma tendência TikTok, nossos eyebags vieram para ficar.

Meus eyebags não são a sua tendência, disse um comentarista. Não passei 18 anos tentando encobrir isso para ficar na moda, ironizou outro. Uma rápida olhada na hashtag #dark circles no TikTok irá, ironicamente, trazer à tona uma mistura de garotas brancas adicionando-os e mulheres de cor dizendo a você como escondê-los.

Então, novamente, acentuar as sombras sob os olhos não é um fenômeno novo, especialmente entre os círculos de beleza menos convencionais - no ano passado, Grimes revelou que ela realça suas bolsas com sombra vermelha para se tornar mais demoníaca.

Embora eu não vá melhorar minhas malas tão cedo, também não há sentido em policiar as escolhas de maquiagem de outras pessoas. Além disso, não posso deixar de me divertir profundamente com a ideia de adolescentes entediados tentando propositalmente parecer mais esgotados e abatidos do que realmente são (espere alguns anos). Eu me pergunto se a tendência ainda existiria se não estivéssemos todos presos em nossas casas sem nada para fazer além da privação de sono. Se as bolsas deles são falsas, as minhas são de grife, baby!

@sarathefreeelf

Responder a @oopsiedasie