Campanha Dior Sauvage de Johnny Depp após reação contra o racismo

A última campanha da Dior para a fragrância Sauvage foi puxada pela casa de moda francesa depois que ela recebeu críticas generalizadas por seu uso de imagens nativas americanas. Liderada pelo (suposto agressor doméstico e não nativo americano) Johnny Depp, que tem sido o rosto da fragrância desde 2015, a campanha foi promovida como uma viagem autêntica nas profundezas da alma do nativo americano em um território sagrado, fundador e secular.

Dirigido por Jean-Baptiste Mondino, o anúncio estreou na sexta-feira (30 de agosto) e segue Depp enquanto ele perambula pelas rochas vermelhas de Canyonlands em Utah como Canku One Star, membro da tribo Rosebud Sioux em Dakota do Sul, faz uma guerra dança em trajes tradicionais. Tanaya Beatty, um descendente do povo da nação Da’Naxda’xw, também aparece.

A campanha imediatamente começou a receber críticas por seu retrato estereotipado dos nativos americanos, especialmente em conexão com o uso da palavra Sauvage, que se assemelha tanto a 'selvagem' - uma palavra usada há muito tempo para degradar e rebaixar os nativos americanos.

É profundamente ofensivo e racista, Crystal Echo Hawk, CEO do grupo de vigilância da mídia IllumiNative contado O guardião . Esses tipos de tropos, esses tipos de narrativas sobre os nativos como selvagens, eles causam um dano real. E alimentar o racismo.

Descrita como uma carta de amor ao espírito de uma terra que deve ser protegida, à cultura que deve ser celebrada e aos povos que devem ser homenageados, a campanha foi considerada pela Dior como o resultado da estreita colaboração com a organização de defesa indígena Americanos pelos Índios Oportunidade. Em um clipe de Histórias por trás da criação, já excluído, mas repostado por Diet Prada e Dra. Adrienne J. Keene , Ron Martinez, um dos consultores da AIO para o projeto, diz: A apropriação cultural para nós é uma coisa enorme porque temos lidado com isso desde a colonização. A nossa presença neste projeto é para ajudar muito, então para nós garantir que o olhar e a identidade sejam autênticos, é muito importante.