A Suprema Corte da Jamaica permite que a escola proíba dreadlocks

A Suprema Corte da Jamaica decidiu a favor da decisão de uma escola de exigir que uma estudante de sete anos cortasse seus dreadlocks para assistir às aulas, dizendo que a escola tinha o direito de fazê-lo.

A decisão vem após uma batalha de dois anos depois que a menina - apenas identificada nos documentos do tribunal como 'Z' por ser menor - foi informada pela Escola Primária de Kensington em Kingston que ela deveria cortar seus dreadlocks para 'higiene' e 'disciplina' razões. Os pais de Z, Dale e Sherine Virgo, planejam apelar da decisão, chamando-a de outro sinal de racismo sistêmico.

Uma criança foi recusada por causa do cabelo preto, sabe? disse Dale Virgo relatórios a Washington Post . É tão estranho que agora, no clima atual do mundo, em 2020, estejamos tendo protestos e os negros estejam fartos.

Esta é uma oportunidade que o governo jamaicano e o sistema jurídico tiveram para corrigir esses erros e liderar o mundo e fazer uma mudança, continuou ele. Mas eles decidiram manter o mesmo sistema.

Rastafaris, que representam 2 por cento da população da Jamaica, ao lado de outros que usam penteados naturais ainda enfrentam discriminação na Jamaica. Até 2003, quando os tribunais constitucionais da Jamaica reconheceram o Rastafari como religião pela primeira vez, os rastafáris, que usam dreadlocks por motivos religiosos, eram raspados durante o processo. Algumas escolas, como a Kensington Primary, têm diretrizes explicitamente declarando que dreadlocks não são permitidos, enquanto outras escolas proibiram alunos que se recusassem a cortá-los.

Em resposta à decisão, grupo de direitos humanos Jamaicanos pela Justiça ter pediu uma revisão da Lei de Educação da Jamaica e os Regulamentos de Educação que dizem estar desatualizados.

Nenhuma criança deve ser negada ou ameaçada de negação de educação porque usa fechaduras. Muitas crianças e famílias em toda a Jamaica foram afetadas negativamente por esta e outras regras injustas que policiam a aparência das crianças de formas irracionais e discriminatórias, disse o grupo em um comunicado. Em muitos casos, essas regras são simplesmente preconceitos dos administradores escolares 'fantasiados' e formalizados.

Eles continuam: Apelamos a um repensar nacional dessas restrições e dos valores que as informam. Imaginamos uma sociedade na qual o direito legal de uma criança de acessar a educação não seja secundário em relação às preferências de cuidados pessoais dos administradores escolares.