Catherine Opie fala sobre onde ela encontra beleza no mundo

Autodescrito sapatão malvado Catherine Opie sempre usou sua arte para desafiar as noções predominantes do corpo feminino, família, estranheza, gênero e masculinidade. Por meio de seus retratos íntimos documentando tudo, desde a cultura butch em Los Angeles a jogadores de futebol americano do colégio, passando a câmera sobre si mesma para as imagens mais radicais, Opie encontra e traz para o primeiro plano a beleza de coisas geralmente vistas como subversivas ou indesejáveis.

Agora, em um novo ensaio escrito para CNN , Opie explora as percepções convencionais da beleza, como ela confrontou essas noções ao longo de sua carreira e os lugares onde ela mesma encontra a beleza. Beleza é complicada, ela escreve, não acho que a verdadeira beleza seja facilmente definida, caso contrário, é clichê. É assim que ela o define.

NA POLÍTICA

Não surpreendendo ninguém, Opie diz que acha uma enorme beleza em ser política.

A beleza não é necessariamente superficial; também pode ser sobre a vida pessoal de uma pessoa e conter ideologias conflitantes, ela escreve, acrescentando que, ao criar uma estética em sua arte usando elementos de beleza, você pode atrair o espectador e então ultrapassar seus limites ao colocar questões por meio da arte. Para Opie, ela diz, é importante realmente captar a atenção do espectador, para mim, beleza também significa ser abraçada.

Ela própria experimentou aquela sensação cativante ao ver retratos de mulheres que acabaram de dar à luz feitos pela fotógrafa holandesa Rineke Dijkstra. Destacando as realidades muitas vezes ocultas do parto - sangue escorrendo pela perna, cicatrizes de cesariana - Opie diz que encontra beleza na honestidade das imagens.

EM VULNERABILIDADE MASCULINA

Por meio de seus ternos retratos de jogadores de futebol do ensino médio nos anos 2000, Opie procurou explorar e destacar tanto a vulnerabilidade dos jogadores quanto seu desempenho de masculinidade.

Essa exploração de como o gênero é realizado também foi a principal questão de sua coleção de ser e ter de 1991, na qual Opie e seus amigos queer, incluindo sua amiga de longa data, Pig Pen, representaram masculinidade exagerada. Pig Pen é lindo para mim - está em sua maturidade, na maneira como seguram seu corpo, ela escreve. Sinto-me atraído pela perda de identidade. Refletindo sobre a presença de sua amizade que se estende por décadas, Opie encontra beleza no relacionamento significativo. Sentimentalismo e nostalgia também podem moldar nossas percepções de beleza, ela escreve.

NO ENVELHECIMENTO

Hoje acho que estamos entendendo que também é importante mostrar às pessoas que estão envelhecendo. Há algo de lindo nisso, Opie escreve.

Contemplando os retratos de John Baldessari, David Hockney ou Edith Windsor, todos tirados na casa dos 80 anos, Opie enfatiza a beleza da longevidade e representa as transições do corpo de uma pessoa ao longo de sua vida. A cultura jovem não é a única área importante a ser explorada em termos de beleza e moda, diz ela.