As pessoas podem parar de me julgar por ter unhas compridas de acrílico?

Quase toda vez que vou ao salão para comprar um novo conjunto de acrílicos, noto um padrão. Não só sou inundado com elogios à minha escolha de cor - este ano me viu usar verde neon à la Rihanna, branco para o verão que passei em Ibiza e azul elétrico para o outono iminente - mas também geralmente sou confrontado com uma enxurrada de comentários cerca de quantos centímetros de comprimento eles têm. (Reconhecidamente, seu comprimento poderia dar a Cardi B uma corrida para seu dinheiro).

Em todos os casos, eles geralmente não são solicitados. Veja como um artista de unhas certa vez endureceu visivelmente em desaprovação por causa do meu comprimento e as cortou sem me consultar primeiro. Para minha diversão, os homens até me pararam aleatoriamente na rua para fazer comentários passageiros. São pregos ou garras? um apontava com um horror velado alguns meses atrás. Até minha mãe uma vez me enviou várias mensagens do WhatsApp implorando para eu encurtá-las.

Embora isso possa parecer chocante, talvez a reação mais surpreendente tenha sido o esnobismo velado que meus acrílicos provocaram. Gente como Kylie Jenner, competidora da última série de Ilha do amor e mais notavelmente, Cardi B, pode ter popularizado as unhas de acrílico para as massas nos últimos anos. Mas os estereótipos menos favoráveis ​​deles continuaram a persistir. ‘Comum’, ‘barato’ e ‘brega’ são apenas alguns preconceitos que as mulheres como eu, que os usam, costumam ser marcadas. São esses tropos dos quais me peguei tentando desesperadamente me distanciar desde que comecei a usar acrílico em abril passado. Eu perdi a conta do número de vezes que completos estranhos me perguntaram como eu faço alguma coisa, por exemplo, ou mesmo como eu limpo depois de ir ao banheiro. (A última questão é até mesmo o assunto de um vlog assistido por milhões e incontáveis ​​artigos online).

‘Comum’, ‘barato’ e ‘brega’ são apenas alguns preconceitos que as mulheres como eu, que os usam, costumam ser marcadas. Eu perdi a conta do número de vezes que completos estranhos me perguntaram como eu limpo depois de ir ao banheiro

Embora no início deste ano eu possa ter rido junto, recentemente - e para minha frustração - eu internalizei cada vez mais as reações negativas que minhas garras provocaram. Nos últimos meses, senti a necessidade de revelar rapidamente minha profissão como jornalista, minutos depois que estranhos lançaram expressões de choque em minhas unhas. Em momentos como esses, não consigo livrar-me da vontade de compensar e acrescentar que tenho um mestrado ou ganhei vários prêmios de redação em um esforço para ser levado mais a sério.

É claro que não sou o único - uma amiga revelou que certa vez removeu seus acrílicos antes de várias entrevistas de emprego. Como ela diz: Eu não queria que os empregadores em potencial tivessem uma impressão errada de mim ou pensassem que não sou profissional. Uma vez, quando ela não conseguiu encontrar tempo para removê-los, ela se lembrou de ter que manter minhas mãos fechadas firmemente em meus punhos o tempo todo, na esperança de que os entrevistadores não notassem.

É uma situação com a qual posso me identificar. Para meu horror, recentemente me peguei dizendo a um completo estranho que eu só uso acrílico porque ele cura minha tricotilomania, uma condição de puxar os cabelos ao longo da vida que tenho sido afetada desde a minha adolescência e algo que escrevi para Beleza atordoada no início deste ano . Há um certo grau de verdade nisso. Afinal, banhos relaxantes e respiração profunda, ambos recomendados pelo NHS, nunca tiveram o poder de permanência que as unhas postiças tiveram para mim. Não puxo o cabelo há mais de um ano após a aplicação do acrílico, uma frase que nunca pensei que poderia dizer uma década depois de viver com o transtorno.

Afinal, na maioria das manhãs pré-acrílicos, eu acordava com manchas carecas do tamanho de moedas de 50 centavos ou espaços vazios entre minhas sobrancelhas. Na pior das hipóteses, eu arrancaria meus pelos púbicos quando ficasse sem lugares para puxar ou não houvesse mais nenhum no meu couro cabeludo. Mas eu realmente precisava revelar uma condição que passei a maior parte da minha adolescência e minha vida adulta tentando desesperadamente manter em segredo? Eu não consegui nem mesmo dizer ao meu ex-namorado de cinco anos, por exemplo. Eu suspeito que era apenas para que esta estranha sem nome não pensasse 'menos' de mim, uma vez que ela soube que usar acrílicos não era inteiramente uma 'escolha'. É um incidente que me deixou com uma profunda sensação de desconforto.