O diretor de curta-metragem indicado ao Oscar, Guy Nattiv, sobre a decisão da Academia de anunciar sua categoria durante os comerciais

Getty Image

Ao perguntar sobre a decisão míope da Academia de conceder quatro Oscars durante os intervalos comerciais deste ano (e, em seguida, exibir uma versão possivelmente condensada do discurso do vencedor mais tarde na transmissão), Guy Nattiv escolhe suas palavras com cuidado. Ele está obviamente desapontado, mas também é evidente que ele não quer deixar que tudo isso o afete também Muito de. Afinal, esta é sua primeira indicação ao Oscar e, agora, ele deve estar se divertindo muito. Mas, como alguém realmente indicado ao Oscar de Melhor Curta de Ação ao Vivo por seu trabalho em Pele , a decisão da Academia o afeta diretamente.

Você sabe, é tão fresco. Eu estava em Berlim e acabei de receber as notícias sobre toda a coisa da indicação. Eu nem mesmo digeri isso, disse Nattiv à Uproxx. Quer dizer, sim, tudo faz parte da jornada. Claro, dito isto, cinematografia e edição, cinema não existir sem isso. Eu acho que é um absurdo, mas ainda estou tão honrado.

Desde o anúncio da Academia de que quatro categorias seriam premiadas durante os intervalos comerciais - cinematografia, edição de filme, maquiagem e penteado, e a categoria de Nattiv, curta de ação ao vivo - a resposta tem sido crítica e rápida. Numerosos cineastas se opuseram à decisão da Academia.

É importante e sou muito grato pelo apoio deles, diz Nattiv. Enquanto conversávamos, Regina King, a vencedora deste ano de Melhor Atriz Coadjuvante por seu trabalho em Se Beale Street pudesse falar , fez sua dissidência conhecida .

Eu não gosto disso. Não acho que seja um bom negócio. Eu sou uma artista, então acredito que todos nós trabalhamos muito, nutrimos nossos dons e todos devemos ser capazes de celebrá-los com o mundo, diz Regina King, indicada para melhor atriz coadjuvante. Apenas não parece que 15 minutos farão uma grande diferença.

Depois de ver essa citação, Nattiv respondeu, vou ver Regina King em uma festa em breve e vou agradecê-la pessoalmente. Eu concordo totalmente com ela. Que citação. O suporte é incrível.

Isso não quer dizer que a polêmica decisão da Academia esteja atrapalhando completamente a experiência de Nattiv no Oscar. Estivemos no evento em que todos os indicados estão fazendo esta foto estou parado olhando para minha esposa do outro lado - eles separam você - e eu estou olhando para ela, dizendo a ela, 'O quê? Estamos aqui? Eu sou realmente uma pequena parte dessas pessoas? 'Então Laura Dern leu nossos nomes. Foi surreal.

O que também é um pouco surreal sobre toda essa experiência são as circunstâncias em torno do filme para o qual ele foi indicado, Pele . Era para ser um longa-metragem, mas ele não conseguiu financiamento porque o filme deles sobre um supremacista branco do meio-oeste que começa uma altercação com um homem negro em uma mercearia, feito por cineastas israelenses, não estava atraindo muito de interesse, pelo menos inicialmente. Então as coisas mudaram. Como diz Nattiv, então Trump é eleito e Charlottesville acontece.

Enquanto aguardavam o financiamento para o longa-metragem, Nattiv e sua esposa, Jaime Ray Newman, decidiram fazer uma versão curta. O que é incomum sobre tudo isso é, enquanto falamos, a versão completa do recurso está concluída. Ele estreou no Festival de Cinema de Toronto e será lançado ainda este ano pela A24. E não é incomum que curtas-metragens se tornem longas-metragens ( Whiplash é um de muitos exemplos), mas é um pouco incomum ter o curta-metragem indicado ao Oscar no mesmo ano em que o longa-metragem será lançado.

Nattiv resume tudo isso, cada filme tem uma vida própria. Eu chamo isso de efeito pipa. A pipa leva você aonde quer que você vá.

Mas, para Nattiv, ele continua apaixonado pelos curtas-metragens e pelo poder que eles podem ter, especialmente hoje, onde podem ser facilmente digeridos em casa ou em um dispositivo móvel. Ele não correlacionou seus sentimentos diretamente em resposta à decisão da Academia de relegar este prêmio a um intervalo comercial, mas havia pouca dúvida para onde sua paixão era direcionada.

Acho que os curtas-metragens, agora que podemos tê-los online, eles se tornaram ainda mais fortes e poderosos do que em qualquer outro ano, diz Nattiv. As pessoas podem assistir a curtas-metragens! São apenas 15 ou 20 minutos. Um jovem cineasta de Wyoming, ou uma garota da Síria de um campo de refugiados, ou da China, ou de Tel Aviv ou Jerusalém, pode fazer curtas hoje sem muito orçamento e pode enviá-lo para o mundo.

Você pode entrar em contato com Mike Ryan diretamente no Twitter.