‘Nomadland’ foi censurado na China por causa de uma entrevista de Chloe Zhao em 2013

A censura chinesa de filmes tem sido uma questão delicada em um mundo onde os estúdios buscam receita fora dos cinemas americanos quase fechados. Caçador de monstros , por exemplo, foi rapidamente retirado dos cinemas no final de 2020 após uma piada insensível sobre ser chinês. Mas os comentários feitos por pessoas envolvidas com filmes também podem ver consequências, o que parece ser o caso com Nomadland diretor Chloe Zhao.

Variedade reportada na sexta-feira que as menções ao filme foram discretamente varridas da web chinesa depois que a polêmica estourou sobre uma entrevista que o diretor deu em 2013. De acordo com a Variety, perguntas feitas online sobre a cidadania de Zhao surgiram após o diretor se tornar a primeira mulher de ascendência asiática a ganhe um Globo de Ouro de melhor diretor.

Zhao aparentemente recebeu elogios da mídia estatal, e Nomadland foi lançado em abril na China. Mas alguns no país nos últimos dias se perguntaram sobre sua nacionalidade e se concentraram em uma frase de uma citação que ela deu a uma revista em 2013.

O fogo deles foi ainda mais alimentado por uma entrevista que Zhao, que nasceu em Pequim, deu à Filmmaker Magazine em 2013. Nela, ela explicou que foi atraída por seus primeiros assuntos sobre o coração dos Estados Unidos por causa de sua criação na China e por estar em um lugar onde há mentiras por toda parte. A revista deletou a seção em meados de fevereiro, dias antes do anúncio da data de lançamento de Nomadland China. A publicação não respondeu a repetidos pedidos de comentários.

Na esteira dessa citação, muitos na China notaram que Nomadland O conteúdo relacionado em sites chineses começou a desaparecer online e até mesmo alguns notáveis ​​pôsteres promocionais desapareceram. A história da Variety detalha vários sites onde menciona Zhao e Nomadland eram populares e desde então desapareceram, deixando algumas complicações interessantes com o que tem sido chamado de censura irregular.

As pesquisas pelas hashtags #Nomadland e #Nomadland Data de lançamento geram atualmente a mensagem de que a página do tópico não pode ser exibida devido a leis, regulamentos e políticas relacionadas.

A seleção dos censores parece irregular, no entanto - hashtags como #Nomadland Movie, #Chloe Zhao e Chloe Zhao ganha o Globo de Ouro de Melhor Diretor ainda estão disponíveis, o último dos quais foi visto cerca de 350 milhões de vezes.

Não só tudo isso leva a dúvidas sobre se Nomadland terá um lançamento chinês nesta primavera, mas se os futuros filmes de Zhao também estarão em dúvida. O maior deles, o da Marvel Os eternos , está programado para ser lançado em novembro e a China seria um grande mercado para o filme em quadrinhos com lançamento, enquanto, mesmo com as vacinas, a pandemia ainda deve impactar o mercado americano.

A China reverteu decisões como essas no passado, especialmente considerando o quão grande o título MCU deve ser. Mas é certamente uma situação interessante que destaca o quão diferente é o clima político em vários lugares ao redor do mundo, e como fazer negócios na China pode ser tênue para a indústria do cinema.