O 'material colateral' da Netflix visa ser um 'The Wire' do Reino Unido, mas não chega lá

Netflix

Estamos realmente nos transformando em um pequeno país desagradável, sugere David Mars, no meio da nova série limitada da Netflix definida no Reino Unido Colateral , que estreia sexta-feira. David é um membro do Parlamento que devotou sua vida tanto à sua nação quanto ao Partido Trabalhista, mas no momento em que expressa esse sentimento durante uma entrevista na TV, ele se sente bastante desanimado com o estado de ambos. Então, por falar nisso, é quase todo mundo no show.

Criado por aclamado dramaturgo ( Bastante ) e roteirista ( As horas ) David Hare, Colateral é um procedimento policial no sentido de que The Wire foi um procedimento policial (ou as várias temporadas de Crime americano ) Há um assassinato que dá início à história - o assassinato de um entregador de pizza, entre todas as coisas - mas é uma desculpa para Hare explorar uma série de crises que ele vê afligindo sua terra natal, especialmente na esteira do voto do Brexit e do anti- fervor do imigrante varrendo partes da Europa e dos Estados Unidos. Assim, enquanto o policial Kip Glaspie (Carey Mulligan) investiga o assassinato inicial, David (John Simm) luta pela alma de seu próprio partido, um grupo de imigrantes indocumentados fica preso indefinidamente em um centro de detenção, o reverendo Jane Oliver (Nicola Walker) negocia com as consequências de ter uma namorada que entrou ilegalmente na Grã-Bretanha, e o soldado Sandrine Shaw (Jeany Spark) luta com o trauma persistente de uma implantação no exterior pelo qual ela se sente subestimada. Está tudo conectado, como Lester Freamon poderia dizer, até o assassinato acontecendo fora do apartamento da ex-mulher de David, Karen (Billie Piper), e há uma sensação de impotência enfurecida em todo o caso: como argumenta o namoro de um repórter David, O sistema é o sistema. A cárie continua, independentemente do que você sinta a respeito.

Para um drama da Netflix - embora co-produzido pela BBC, onde estreou no mês passado - Colateral é bastante compacto em apenas quatro episódios. É, talvez, também compacto para a história arrebatadora Hare está tentando contar sobre o que acontece quando os imigrantes são tratados com mais hostilidade do que os criminosos violentos, os males do tráfico humano e os danos que podem ser causados ​​por um pensamento superprotetor e reacionário.

O programa está tão ocupado explorando suas muitas áreas de interesse que não consegue passar o tempo adequado em todas elas em apenas quatro horas. Supõe-se que deve haver conflito de classes, por exemplo, entre os altamente educados - e modestamente famosos, graças a um infame fracasso no salto com vara nas Olimpíadas em seus anos mais jovens - Kip e seu parceiro Nathan (Nathaniel Martello-White), mas Nathan tem que soletre tudo no final da história para explicar por que ele está agindo tão ressentido com ela. Por falar nisso, o passado atlético de Kip nunca parece realmente informar como Hare a escreve, nem como Mulligan a interpreta; é apenas um detalhe biográfico colorido que ela pode usar para quebrar o gelo com testemunhas. O relacionamento de Jane com Linh (Kae Alexander) e o papel de Linh como testemunha do assassinato parecem extremamente importantes no início, depois desaparecem até perto do fim. E a subtrama sobre a espiral em que Karen entra depois que o assassinato se sente mal alimentado; há uma história de fundo sobre sua infância violenta em Beirute que é freqüentemente mencionada e depois ignorada (até mesmo David a certa altura diz a ela para parar de falar sobre isso já), e nunca se relaciona de forma satisfatória com tudo o mais que está acontecendo, mesmo que a história aconteça ao longo de apenas quatro dias, e muitos deles no quarteirão onde Karen e Jane moram.

Tudo se resume às pessoas, Kip insiste em um ponto, mas na maioria das vezes, as pessoas de Colateral existem menos como personagens do que como porta-vozes de várias posições sobre a Grã-Bretanha contemporânea que Hare deseja argumentar a favor ou contra. O fato de serem interpretados por um elenco tão excelente de atores cobre muito disso - Mulligan em particular é tão secamente confiante que dá muito mais vida a Kip do que parece na página, e o calor silencioso e a força da atuação de Walker deixou-me com vontade de ver um spin-off do reverendo Jane desconectado do crime - mas os componentes políticos e narrativos da série nunca se fundem com a mesma elegância de alguns de seus antecessores.

A principal exceção é Sandrine Shaw, que ao longo de quatro horas recebe uma história de fundo vívida, uma motivação reconhecível e um arco claro, embora emocionalmente difícil. Fagulha ( Wallander ) não é tão conhecido deste lado do lago quanto alguns de seus colegas de elenco, mas Hare investe muito tempo, fé e poder emocional do projeto nela, e ela cumpre. Mesmo em uma versão um pouco mais longa da série, Hare poderia ter sido capaz de fazer isso por Kip, Karen e alguns dos outros, ao invés de ter que pintá-los em traços largos e rápidos. (Um agente do MI5 se pergunta se Kip é talvez mais um detetive que quebra as regras?)

É um ótimo elenco, e o show tem seus momentos de humor irônico (meu novo toque será Carey Mulligan perguntando, enquanto Kip tenta perseguir uma pista errônea, Onde diabos está Boca Raton?) E grande pathos, e pela primeira vez você não vai achar que um drama de streaming está se prolongando é bem-vindo, mas Colateral o alcance, em última análise, excede seu alcance.

Alan Sepinwall pode ser contatado em sepinwall@uproxx.com . Ele discute televisão semanalmente no podcast TV Avalanche. Seu novo livro, Breaking Bad 101 , é à venda agora .