Fazendo gabba da Radio Disney

O primo imaturo do trance, gabber e happy hardcore, nightcore é uma micro-cena centrada em torno do YouTube e impregnada de imagens de anime. Os avatares e miniaturas de seus produtores são apropriados de seus antecedentes japoneses e acompanhados por pseudônimos frívolos como 'CUTLoveRx' e '(* ^ ・ ^) CHU〜 ☆', evocando uma miragem de Moon Boots, bastões luminosos e shuffle phats envolvidos em um perpétuo duas etapas em torno do perturbador Virtual Plaza de Adam Harper. Mas ao invés de recuar diante dos olhos de cachorro doce e enjoativo de seus tributos de mangá, ou dos tons de voz desumanamente altos de suas edições rápidas, os fãs de nightcore abraçam e celebram as fantasias andróides desta realidade cibernética simulada e superestimulada.

Suas origens são tão vagas e confusas quanto a própria Internet, os mitos urbanos que a cercam se espalhando como uma expansão virtual. O maior consenso gira em torno de um Universo Nightcore membro Conta de Kirby , alegando que o movimento tem suas raízes já em 2002, quando dois estudantes noruegueses do ensino médio, Thomas S. Nilsen e Steffen Ojala Søderholm, começaram a revigorar canções de amor tristes aumentando seu tom e ritmo na suíte de produção de áudio para PC, Dance eJay. Eles produziram um punhado de CDs sob o nome Nightcore, incluindo o primeiro com o título revelador, Energizado , antes de desaparecer do Online em 2003. É uma década depois e o culto ao nightcore floresceu em torno da lenda (até mesmo inspirando um breve ressurgimento de seus primogenitores) com dezenas de milhares de faixas 'nightcored' obtusamente homenageando um obscuro projeto de uma cidade pesqueira escandinava.

Em essência, o nightcore nada mais é do que acelerar uma determinada faixa o suficiente para soar mais fofo - em algum lugar na faixa de 125 e 130 bpm - mas não tanto quanto para soar como um esquilo. Popular ‘nightcorer’ Maikel631 , cuja conta atual do YouTube está ativa desde 2010 (quando ele tinha 15 anos), oferece algumas especificações em um tópico sobre ‘How to Nightcore a song!’. Além de mostrar algumas diretrizes bastante rudimentares sobre a alteração de dois efeitos no software de edição de som, Audacity e WavePad, ele insiste que não é nightcore a menos que seja EUROTRANCE, EURODANCE, VOCAL TRANCE E DANCE . Mas todo gênero tem seus puristas e o grande volume de mixagens online usando canções pop, que, francamente, são minhas favoritas, sugerem o contrário.

Entre 'We Are Never Getting Back Together' de Taylor Swift e 'E.T.' de Katy Perry, há algo estranhamente atraente sobre a elevada corrente do tempo que essas faixas geram, criando uma sensibilidade elevada à sua passagem. Ao condensar a melodia, o ritmo e a emoção de uma música em um espaço reduzido, serve apenas para aumentar seu poder, embora brevemente, a níveis quase opressores de intensidade e imediatismo.

Como ilustração do efeito do nightcore, um colaborador do urbandictionary.com escreveu: 'Eu costumava ouvir música enquanto estava no speed, mas agora desisto do speed e apenas escuto nightcore', que, além do sarcasmo óbvio, chega forma de caracterizar este tipo de produção musical molecular. Da mesma forma que a percepção do tempo acelera em, digamos, anfetaminas, a compressão uniaxial de uma música noturna, muitas vezes amontoada em uma mixagem de uma hora ou mais, tem o efeito de simultaneamente expandir e contrair um senso de temporalidade, criando um congelamento cerebral sensação de euforia no processo.

E isso também vicia. Pode-se facilmente encontrar-se empanturrando-se com as mixagens de músicas de dois a três minutos, em guias e janelas, enquanto as copia para uma lista de reprodução personalizada, ajustando, organizando e remediando-as de acordo com seu gosto. Existe até mesmo uma 'mistura' colossal de 10 horas do hino de Vocaloid original do Nightcore 'Dam Dadi Do', tocado repetidamente, com o desafio anotado de comentar sobre quanto tempo você sobreviveu. ‘Maverick duh’ atingiu 7 horas, 47 minutos e 54 segundos. Isso por si só diz muito sobre a natureza do nightcore e seu lugar dentro de uma cultura de rápido progresso. Ou seja, uma sobrecarga de dados sem nenhum terminal concebível.

Talvez o nightcore seja a consequência dessa noção contenciosa do 'nativo digital'. Uma geração criada online e incapaz de se desconectar, empanturrando-se de baixar músicas de graça, com pouca consideração pela noção capitalista de propriedade e contribuindo com suas próprias autorrepresentações construídas de maneira grosseira por meio de edição básica de áudio e acesso infinito. Ao olhar para esta cultura jovem anômala auto-iniciada, em paralelo a uma era tecnocena de comunicação de massa atingindo velocidade terminal, o que parece um esteticismo pueril à primeira vista, repentinamente torna-se carregado de implicações.