Lady Gaga condena a supremacia branca no discurso de aceitação do prêmio Higher Ground

Ontem (16 de janeiro), Lady Gaga falou sobre a supremacia branca sistêmica ao ser homenageada por sua arte e ativismo no 2021 Beloved Community Awards, organizado pelo King Center , uma organização que visa defender o legado de Martin Luther King Jr.

Recebendo o Prêmio Yolanda Denise King Higher Ground, o Chromatica A cantora foi especificamente reconhecida por cofundar a fundação Born This Way, que faz campanha pela saúde mental e fornece recursos para ajudar grupos marginalizados.

A organização sem fins lucrativos desempenhou um papel no fornecimento de alívio para o coronavírus, com a própria Gaga levantando $ 35 milhões para a ajuda COVID-19 até 2020 Um mundo: Juntos em casa show. Gaga também foi elogiada por falar abertamente sobre o racismo e a supremacia branca em meio aos protestos do Black Lives Matter no ano passado.

Recebendo o prêmio, Gaga continuou a falar contra a supremacia branca. Dedico este prêmio aos negros, pardos e indígenas, povos triunfantes, cuja resiliência é a força vital de todas as comunidades queridas deste país, diz ela em seu discurso de aceitação. Os negros, pardos e indígenas continuam a prosperar em meio à opressão sistêmica, prosperam com alegria radical, criando sem desculpas vidas plenas e belas, apesar dos sistemas de supremacia branca que visam impedi-los de fazê-lo.

Ela também discute a responsabilidade de desaprender uma visão de mundo da supremacia branca, como ela mencionou em uma entrevista no ano passado. A cor da minha própria pele não passou despercebida, diz ela. Eu acredito que a Comunidade Amada é possível quando, e se, pessoas que se parecem comigo - outras pessoas brancas - se comprometem a desaprender.

Assista ao discurso de aceitação total de Lady Gaga abaixo.