O maior pecado do Jesus de Kanye West é o rei? Que chato é

O maior pecado do Jesus de Kanye West é o rei? Que chato é

No álbum existencial de Big Star Terceiro , um torturado Alex Chilton, então na sua forma mais autodestrutiva, canta sarcasticamente sobre sua fé. Letras como Agora vamos nascer de novo são entregues em um tom irônico que parece que ele está zombando da ideia de salvação, sendo capaz de trazê-lo de volta da beira do abismo. Mesmo quando Chilton louva a Deus, você sente que ele não verdadeiramente Acredite que o Cristianismo tem o poder de curar alguém que está tão decidido a se autodestruir. No transcendente de Aretha Franklin Graça maravilhosa , a cantora luta com as canções gospel de sua juventude, canalizando a dor de seus ancestrais em interpretações emocionantes de canções da era escrava, como Maria, você não chora . Franklin mostra como ser negro e ter fé na América tem sido uma longa jornada tortuosa, mas o poder absoluto de sua voz resiliente sugere que pode haver luz no horizonte. Enquanto isso, Marvin Gaye's O que está acontecendo vê o cantor clamar a Deus em desespero, surpreso que um poder superior não esteja mais furioso com a devastação social causada pela Guerra do Vietnã.



Esses álbuns mostram como a fé pode ser distorcida, com cada cantor sem medo de mostrar sua vulnerabilidade ou orar em uma posição de fraqueza. Seus criadores não estão apenas adorando cegamente um poder superior, mas tornando suas cicatrizes parte do ritual. Isso faz com que sua busca pela salvação pareça claramente humana e real.

Kanye West Jesus é rei não é um bom álbum sobre fé. Em entrevistas promovendo o álbum, West falou sobre como redescobrir Deus ajudou-o vencer seu vício em sexo e entrar no caminho certo depois de sofrer um colapso mental que o levou ao hospital em 2016. Ele demonstrou seu novo senso de propósito criticando rappers que falam sobre reforma prisional enquanto fazem rap sobre o tipo de coisa que envia negros para a prisão. No entanto, nenhuma dessas idéias provocativas coloriu o álbum. Em vez disso, West o preenche com chavões frustrantemente vazios sobre religião: sobre Use este Evangelho , que apresenta Coca-Cola com o Clipse estranhamente justaposto ao jazz de elevador de Kenny G, West afirma que é um estrada difícil para o céu , enquanto que na Selah , ele cita versos clichês da Bíblia sobre como amar o próximo. É a Bíblia estudada por meio do CliffsNotes em vez de processada por meio de qualquer introspecção séria, e West nunca é claro sobre o que realmente está conduzindo sua busca pela iluminação. Se Deus é o rei e nós os soldados, como West insiste em Selah, então qual é exatamente a sua luta?

Os maiores sucessos de West como artista são quando ele tem certeza do que está lutando contra. Sobre The College Dropout , o alvo era o consumismo. Jesus , em sua forma mais focada, viu West tentar eviscerar uma indústria da moda muito voltada para os valores brancos. O nada assombroso sim foi Kanye ridicularizando a forma como a sociedade trata as pessoas com doenças mentais, com ocasionalmente problemático resultados. Jesus é rei não oferece nenhuma explicação real para a mudança radical de Kanye para fazer música gospel, nem qualquer visão significativa sobre como seu relacionamento com Deus o moldou e continua a moldá-lo emocionalmente. Kanye é incapaz de articular porque ele está disse ao diabo que vou fazer greve , como ele faz no morno Mãos em . A mensagem, se houver, simplesmente se resume a: a bíblia é boa .



É uma mensagem branda e básica de um artista que já foi a antítese de jogar pelo seguro, e isso parece o maior pecado de todos

Há muitas ideias que um homem negro com fé no pão branco da América poderia explorar em um álbum como este, mas o mais perto que West chega de qualquer tipo de comentário social é quando ele diz para Segure as selfies, guarde a 'vovó / Pegue sua família, todos deem as mãos e orem no desajeitado Fechado no Domingo . Não é uma mensagem radical, e até então parece falso. West fica feliz em ridicularizar os males da mídia social, embora saiba que sua família a usa para construir grande parte de sua riqueza. Ele não vê nada impróprio em cobrando $ 200 por Jesus é rei mercadoria para financiar um negócio religioso com isenções fiscais. Contradições são normais para Kanye West, que já fez rap sobre defender os valores negros ao mesmo tempo em que zomba deles e se afoga no capitalismo, mas em Jesus é rei ele parece particularmente carente de autoconsciência. Onde antes ele se recuperava de artistas imprevisíveis como Nicki Minaj ou Bon Iver, sua arte agora se sente mais inspirada por como sua sogra usa a religião para alimentar seu império empresarial. Enquanto o dinheiro continuar entrando, é difícil imaginar que ele parará de sacudir a caixa de doações.

Isso não quer dizer que Jesus é rei não tem mérito. A produção de West ainda está cheia de ideias, e o álbum certamente soa melhor do que sim : há algo hipnótico sobre a quietude funky de Água e o salto brincalhão de Siga deus , enquanto Tudo que precisamos é construído em torno de uma melodia exuberante e de coração aberto (em grande parte graças ao cantor convidado favorito de todos, Ty Dollar $ ign) que soa perto de como encontrar paz interior certamente é. Mas o que pode soar exuberante e bonito na primeira audição torna-se vazio na segunda e na terceira audição. Onde outros álbuns de Kanye West revelaram seus segredos ao longo do tempo, com suas profundezas ocultas entre seus maiores pontos fortes, Jesus é rei parece um álbum que fica pior a cada vez que você o ouve, sua mensagem é tão profunda quanto um televangelista tentando tirar você de suas economias.



Depois, há a falta de palavrões no álbum. West sempre foi um letrista desajeitado, mas mesmo quando cambaleava pelos versos sobre idiotas branqueados, seu compromisso com a parte poderia ser pelo menos cativante. Elimine os palavrões e West se sentirá estranhamente castrado como compositor. Jesus é rei é como assistir Richard Pryor incapaz de xingar, se contorcendo desconfortavelmente em um set enquanto o público encolhe os ombros em confusão.

O Filme IMAX que acompanha o álbum é igualmente desconcertante, mostrando West regendo um coro enquanto mensagens da Bíblia piscam na tela. O diretor Nick Knight cria momentos de talento visual kubrickiano, mas não parece haver muito sustentando as imagens na tela. Tal como acontece com o álbum, não está claro que tipo de mensagem West está tentando comunicar, se houver. Tudo contribui para a sensação de que ele atingiu uma encruzilhada criativa, incapaz de sincronizar sua mensagem com sua arte.

Tenho certeza que Kanye criará uma narrativa de que a mídia não está pronta para um álbum tão sagrado, mas a razão fundamental Jesus é rei falha é porque ele simplesmente não está mais empurrando os limites. Quando ele faz rap, Lutando com Deus / Eu realmente não quero lutar , pode muito bem ser a declaração de missão do álbum em si. Esta é a música de um artista despreparado para justificar suas ações. Alguém pode argumentar que Jesus é rei é o contrapeso sagrado para o niilismo sádico de Jesus , mas comparar os dois álbuns apenas mostra o quão longe o artista se desviou. Kanye West sempre fez rap sobre lutar com Deus, mas esta é a primeira vez que ele faz isso em um entediante caminho. É uma mensagem branda e básica de um artista que já foi a antítese de jogar pelo seguro, e isso parece o maior pecado de todos.