Ben Gibbard e Nick Harmer sobre o legado cult do Death Cab for Cutie

As vozes de poucos artistas podem levá-lo a uma pirueta e levá-lo de volta à adolescência. Ben Gibbard, vocalista do Death Cab for Cutie, tem a voz e a presença que me leva a um quarto coberto de pôsteres, noites de clube indie aborrecidas e Seth Cohen do O O.C. Carro de .

Ainda assim, é estranho estar conversando com alguém cuja cadência e lirismo atribuo à mágoa e à emoção cavernosa sobre a corrida de maratona. Os primeiros cinco anos de Death Cab, quando Gibbard e seu colega de banda Nick Harmer se espatifavam no chão da sala de estar e comiam sanduíches de mostarda no banco de trás dos ônibus de turnê, são uma memória distante, mas carinhosa. Hoje, ele prefere correr. Cara, eu olho para trás para isso Planos era e penso, ‘Eu realmente tornei a vida tão difícil para mim’, diz Gibbard quando nos encontramos no escritório de sua gravadora, Atlantic. Nick e eu costumávamos fumar muito, beber grandes quantidades de álcool. Sinto que estou ficando mais físico nos shows hoje em dia - podem durar duas horas, mas posso fazer ultramaratonas de 27 horas. É talvez uma coisa de meados dos anos 30.

Tal como acontece com qualquer pessoa cuja carreira se estenda por mais de 20 anos, desde a trilha sonora de programas de TV para adolescentes como As colinas e O O.C. , para indicações ao Grammy e mudanças na formação da banda, os ideais do grupo de Seattle mudaram. Álbum do ano passado Obrigado por hoje , o nono, inclui avaliações cáusticas da vida afetada pela indústria ( 60 e punk , que morde como Planos ), canções ricamente texturizadas que atingem Escadas estreitas torres de indie-pop ( Amor de outono ), e reflexões sobre questões adultas mais tangíveis, como a mudança da paisagem de Seattle e a lentidão do tempo ( Às vezes sou superado com cada escolha que não pude fugir, Gibbard lamenta Anos de verão )

O que não mudou foi a dedicação do Death Cab a seus fãs leais. Obrigado por compartilhar seus corações conosco, sejam eles batendo forte ou quebrados, o banda tweetou ano passado, quando anunciaram o álbum. Ainda estamos fazendo música para os adolescentes, os anos 20, agora os 30, diz Nick Harmer. É para você, é para Seth. Este é um recorde para a segunda década de vinte. Queríamos lembrar às pessoas que tipo de relacionamento elas tinham conosco, reacender o amor e despertar um novo amor. É algo que tem acontecido em sua turnê recente, que os viu misturar joias clássicas e nostalgia sincera com novas sensibilidades e experimentalismo especializado.

À frente de seus show esta noite no Hammersmith Apollo de Londres , Gibbard e Harmer discutem as máquinas do tempo musicais, a maravilha da descoberta de novas músicas na era do Spotify e o apelo de culto de Death Cab.

Você tem tocado muitas músicas mais antigas e nunca tocadas ao vivo na turnê, como Expo . Você sente que há velhas emoções e narrativas ligadas a essas velhas canções que você talvez não sinta mais?

Ben Gibbard: Talvez seja uma analogia um pouco cansada, mas é um pouco como abrir um velho livro de fotos. Lembro-me do que tratavam essas canções, lembro do contexto em que as escrevi. Expo é tipo, Sim, eu me lembro de quem é essa música e me lembro do sótão A-frame que eu escrevi em Seattle. Lembro-me de como parecia a demonstração. É uma oportunidade de reconectar com seu próprio passado. Eu acho isso reconfortante.

Nick Harmer: Não há uma maneira 'inteligente' real de explicar isso. Parece uma máquina do tempo. Eu não moro naquele espaço até tocarmos a música e, de repente, woosh , Posso simplesmente ser transportado de volta para lá. Não se desgasta. Não é que tocamos Expo e eu fico tipo, Oh, essa coisa antiga, eu não me identifico mais com essa música. Nunca sinto uma desconexão por causa do tempo. Alguns não jogamos por um motivo, mas outros definitivamente não jogamos o suficiente.

Há alguma música que você teria medo de tocar ao vivo de novo?

Ben Gibbard: Sim, quase todos Códigos e Chaves ! ‘Assustado’ talvez não seja a palavra certa, mas parecia que fizemos isso em um laboratório, é difícil levá-los para o mundo real. As músicas que ainda tocamos de todos os discos são simplesmente agradáveis ​​e fáceis de tocar. Você pode simplesmente estar na música, ela tem sua própria vida. Nossos fãs gostam mais disso. Quando vejo as músicas às quais as pessoas estão reagindo, sinto o mesmo. Essa energia circular que é criada nisso é porque eu amo essa música também. Acho que as músicas que tendemos a engavetar são aquelas que são muito cerebrais ou que não precisam ser traduzidas ao vivo.

Nick Harmer: Bem, eu estava pensando em nossos primeiros discos. Obviamente tentamos de tudo ao vivo, porque precisávamos de sets. Tínhamos, tipo, dez músicas! Agora é muito mais fácil deixar as coisas irem.

Qual álbum é o maior salto do tempo para você?

Nick Harmer: Eu sempre voltarei para Algo sobre aviões . Eu sei que é o primeiro, e faz sentido porque é o período de tempo mais longo. Quando penso sobre onde estivemos fazendo os últimos dois álbuns e como fizemos esse álbum. Fatos também.

Ben Gibbard: Sim, bem, fizemos a maior parte Fatos na casa da sua mãe.

Nick Harmer: Sim, nossos dois primeiros foram em salas de estar e quartos.

Ben Gibbard: Há algumas filmagens de câmeras úteis que sobreviveram àquela época, e nós somos tão jovens. É difícil não sentir como os anos passaram, mas também parece que foi ontem. As crianças naquele vídeo nunca poderiam imaginar um décimo do que essa banda já passou.