Xangai em ascensão com Yuen Hsieh, Toto Duan e Lin Guan

MINI LIVING é uma rede global de espaços urbanos inspirados no princípio do design original por trás do primeiro MINI: uso criativo do espaço. Enquanto a MINI LIVING se prepara para abrir as portas de seu primeiro centro de co-living em Xangai, a Dazed fez uma parceria com a MINI LIVING para explorar os espaços, lugares e faces da cidade.

Agora, mais do que nunca, a criatividade é um ato de resistência. A nova geração é tão rebelde quanto oprimida, diretor, artista visual e colaborador de Dazed China baseado em Xangai Yuen Hsieh observações. Mas os criadores devem sempre ser radicais, uma vez que o compromisso é, em última análise, impotente.

Xangai é uma cidade repleta de arranha-céus, mas mais perto do nível do solo - em estúdios, clubes de pingue-pongue e salões de bilhar, em pistas de dança escurecidas e grupos WeChat - uma geração de jovens criativos está se reunindo para ignorar os valores tradicionais chineses. Longe do olhar atento do mainstream, club kids, artistas, fotógrafos, designers, produtores e músicos estão explorando o que significa ser jovem na China hoje.

Embora existam muitas questões e culturas que estão fora dos limites na China, as subculturas começaram gradualmente a romper esse ambiente opressor, explica Hsieh.

Abaixo, destacamos três criativos de Xangai que personificam o futuro em uma cidade em ritmo acelerado. Bem como Hsieh, encontramos Toto Duan , proprietário do hub de pingue-pongue bar-cum-creative Clube Nerds Padrão e a dupla de design de moda S Frase hort.

Embora existam muitas questões e culturas que estão fora dos limites na China, as subculturas começaram gradualmente a romper este ambiente opressor. - Yuen Hsieh

Yuen Hsieh , diretor

Dazed: Você recentemente fez um filme para o lançamento de Dazed China intitulado ‘RADIASIAN’. Conte-nos sobre isso.

Yuen Hsieh: Quando cheguei a Londres [para estudar na Central Saint Martins] em 2006, nem sabia que existia o Facebook. Em 2019, todos desfilam suas vidas por meio de várias telas e contas sociais. Recebemos radiação não ionizante de ondas eletromagnéticas de baixa energia o dia todo, todos os dias. Usamos nossos telefones para tirar selfies, surfamos, dançamos, amamos, destruímos e reconstruímos. Jovens pioneiros em todos os campos estão expressando sua energia e enviando sua criatividade para o mundo através da Internet. Eu queria encontrar uma palavra para descrever esta geração e, como queria falar sobre a juventude na Ásia, a palavra RADIAÇÃO nasceu.

Você cresceu em Taiwan e depois se mudou para Londres para estudar no Central Saint Martins e no Royal College of Art. Finalmente, você veio para Xangai. Como você acha que a cidade moldou sua prática como diretor?

Yuen Hsieh: Isso me ofereceu a oportunidade de permitir minha criatividade além das fronteiras. Ainda quero explorar outras possibilidades e questões sem qualquer restrição do Sistema de Crédito Social da China.

MINI LIVING está em processo de abertura de um centro de co-living no distrito de Jing’An. Pensamentos?

Yuen Hsieh: O novo local do MINI LIVING ajudará os criativos a formar novas comunidades em um dos bairros mais movimentados de Xangai. Os jovens criativos terão um espaço para expor o seu trabalho, realizar um workshop ou um fórum para as suas práticas. MINI LIVING parece uma escola para as pessoas criarem, trocarem e irradiarem suas ideias para o mundo.

Toto Duan

Toto Duan , fundador do clube de pingue-pongue Clube Nerds Padrão

Por que você decidiu abrir o Standard Nerds Club?

Toto Duan: Antes de voltar para a China, trabalhei como designer freelance em Nova York. Durante esse tempo, acidentalmente consegui um emprego de meio período em um bar de pingue-pongue no Brooklyn, o que me deu a ideia. Isso me levou a ver o pingue-pongue não apenas como um esporte, mas como um meio que engloba arte, moda e comunidade.

O que o clube de pingue-pongue oferece criativos locais que ainda não existem na cidade?

Toto Duan: É uma comunidade criativa saudável, relaxante, divertida, positiva e vital, onde as pessoas podem se encontrar e se conectar por meio do pingue-pongue.

Na sua opinião, quais são os principais desafios enfrentados por jovens designers, fotógrafos, artistas, editores e criativos em Xangai?

Toto Duan: Xangai está se movendo loucamente rápido, ainda mais rápido do que Nova York. Isso cria muitas oportunidades para nós, mas também problemas. Como criadores, vemos muitas informações todos os dias - às vezes acho que é demais. A concentração é definitivamente um dos meus principais desafios.

O plágio ainda é um grande problema para designers e criadores na China. Não temos uma política eficaz que nos proteja do plágio. Toda a indústria ainda está em processo de desenvolvimento e, embora o ambiente esteja mudando, sinto que está muito longe do padrão mundial.

Lin Guan

Lin Guan, designer-chefe da marca de roupas femininas e fornecedor da MINI LIVING Frase Curta

Dazed: O que Xangai significa para você?

Lin Guan: Xangai tem espírito de experiência. Todos os melhores projetos podem começar nesta cidade como um teste. Gosto da cultura daqui - é onde o Ocidente encontra o Oriente.

Como esse mesmo espírito experimental atua nas roupas que você faz?

Lin Guan: Xangai é uma cidade em ritmo acelerado. As demandas das pessoas mudam dia a dia. Para acompanhar a velocidade de digitalização do mercado, tenho que continuar trazendo novas ideias para fazer nossos designs se destacarem mais.

Conte-nos sobre um criativo local que devemos conhecer. O que você gosta no trabalho deles?

Lin Guan: Paul Hsu é o fundador do [estúdio de design de interiores criativo] MHPD, que está projetando nosso espaço MINI LIVING. Ele sempre usa a construção para dar ao público uma nova visão do espaço. Ele faz muitos projetos criativos para varejistas e galerias de arte.

Este é o MINI LIVING. Continua aberto.