A Microsoft usou o DNA para preservar um vídeo OK GO por toda a eternidade

Para todos os petabytes de dados de que dispomos, a verdade é que a maior parte do que tuitamos, enviamos pelo Instagram e podcast é passageiro. A memória magnética se degrada em um piscar de olhos relativo e até mesmo nosso armazenamento mais avançado se corrompe rapidamente. O armazenamento de DNA, no entanto, tem potencial para durar eras, então a Microsoft, é claro, decidiu conceder essa imortalidade a um vídeo da web idiota.

Especificamente, a Microsoft codificou OK GO’s This Too Shall Pass, um vídeo a seguir uma máquina Rube Goldberg através de um enorme armazém , usando DNA sintético. O armazenamento de dados de DNA transforma o código binário nos blocos de construção fundamentais da vida para codificar dados e, em teoria, pelo menos, desde que esteja devidamente protegido, até mesmo um pequeno pedaço de DNA sintético poderia manter uma quantidade impressionante de informações armazenadas por milhares de anos.

No entanto, ainda é uma questão complicada fazê-lo funcionar, então a Microsoft tem experimentado junto com a Universidade de Washington para refinar a técnica. O vídeo não foi escolhido inteiramente por azar; a equipe precisava de um arquivo grande para ver se eles podiam pesquisar sequências de nucleotídeos específicas nos dados, o que acontece. Ainda existem obstáculos para que o armazenamento de DNA se torne comum; é caro para codificar, difícil de decodificar e quase impossível de reescrever. Mas se o desastre acontecer amanhã e os alienígenas tropeçarem no pouco que resta de nossa cultura daqui a séculos, pelo menos eles vão entender como tantos de nós gastamos nosso tempo.

(através da The Verge )