Lil Nas X é o melhor tipo de troll - aquele que usa seu poder para o bem

Lil Nas X é bom na internet - e deveria ser. Com apenas 21 anos, ele nasceu em um mundo com mídias sociais, smartphones e todos os subprodutos culturais inerentes a ambos. Ele é um membro representativo da primeira geração que nunca conheceu um mundo sem PCs, MacBooks, iPhones e DSPs.

Ainda assim, ele é melhor no jogo do que a maioria, um fato melhor evidenciado pelas circunstâncias agora conhecidas de sua ascensão ao estrelato. Old Town Road não se tornou um mega-hit por acidente. Em vez disso, Nas, desiludido após a recepção morna de sua mixtape de estreia Nasarati , mudou de marcha, colocando todo seu considerável conhecimento e experiência em trollagem de mídia social para fazer explodir sua piada country.

Agora, aqueles instintos de trolls do computador estão novamente tornando-o o centro das atenções. Alguém menos hábil em manipular a narrativa e processar as injúrias que ele fez desmoronaria sob o peso. Mas Nas, criado nas chamas das guerras inflamadas do Stan Twitter e bem versado no humor estranho dos memes complicados do Reddit, transformou cada ofensa contra ele em outra chance de promover Montero (Call Me By Your Name) e seus produtos auxiliares.

Seu presente reflete o de outro troll colorido e talentoso que recentemente viveu sua ascensão e queda sob os holofotes do escrutínio da Internet. Tekashi 69 também explodiu ao jogar na atração dos usuários de mídia social pela polêmica. Alimentando os algoritmos que jogam material de indignação em nossos rostos 24 horas por dia, 7 dias por semana, o nova-iorquino incitou os oponentes, se inclinou totalmente para seu papel de hip-hop e manteve um fluxo constante de novo material para capitalizar sobre o qualidade trainwreck de sua persona online .

Claro, todos nós sabemos o que isso lhe trouxe. Enquanto ele continua vasculhando a mídia de rap e outros artistas, o efeito está começando a mostrar retornos decrescentes. A negatividade ininterrupta que ele gera pode ter uma qualidade secundária, mas, eventualmente, há tanta coisa que você pode olhar boquiaberto para a senhora barbuda antes de ficar entediado e procurar por outra coisa. Em contraste, Lil Nas X está fazendo o oposto: usando seus poderes de troll para o bem - ou talvez para redenção.

Afinal, essas habilidades foram aprimoradas ao custo de piadas infantis às custas de grupos marginalizados na época em que Nas acabava de administrar uma conta stan de Nicki Minaj. Como muitos dos Barbz online, ele podia ser visto atacando praticamente qualquer alvo. No entanto, tendo em vista que ele se apresenta como gay e sabendo da angústia que vem junto com a ocultação de sua identidade, o comportamento dele no passado é compreensível, se não aceitável. Pessoas machucadas machucam pessoas.

Por trás de quase todos os comentários desagradáveis ​​de trolls está a insegurança; Nas finalmente chegou a um acordo com o seu e agora está usando seu perverso senso de humor para espancar seus detratores - pessoas com as quais ele pode se relacionar em algum nível como resultado de suas experiências anteriores - com humor sarcástico e lançamentos habilmente planejados que usam suas críticas como promoção gratuita.

Então, quando o lapdance luciferiano de seu videoclipe levou a acusações de adoração ao demônio, o judô de Nas virou essas reclamações apontando as recriminações de fogo e enxofre que foram feitas a pessoas queer no século passado - e que ele não é o primeiro a usar tal imagens, destacando as potenciais agendas ocultas desses acusadores. Quando sua colaboração personalizada da Nike Air Max com MSCHF foi rebaixada pela Fox News, ele notou suavemente a hipocrisia dos defensores da liberdade de expressão com uma batida humorística Apoio orgulhoso de Chick-Fil-A de grupos e legislação anti-homossexuais. Os sapatos esgotaram em 60 segundos, acrescentando um insulto à lesão de quem o odiava.

Ao oferecer essa provocação, Nas não apenas gera fluxos, visualizações e, finalmente, cifrões, ele também fornece um exemplo que ele não teve enquanto crescia: um homem negro e gay enfrentando o sistema - e ganhando. Ele está traçando um plano para a criança que sente que não pode ser ela mesma sem enfrentar perseguição, que, de outra forma, se tornaria os valentões que temiam por meio do trolling online.

O anonimato que a internet oferece permite a oportunidade de reinvenção, mas também incentiva nossos piores impulsos. Aplausos geram mais envolvimento, algoritmos orientam almas perdidas por estradas perigosas de teoria da conspiração e ódio, e ultraje é mais valioso do que Bitcoin, DogeCoin e Ethereum juntos. O que Lil Nas X fez com Montero e seus chamados Sapatos de Satanás expôs essas tendências e silenciosamente invocou a pergunta: O que você vai fazer a respeito?

Ao chamar a atenção para a tolice da cultura de indignação, ele também está chamando sutilmente a ausência de algo melhor - e nos desafiando a criar essa alternativa que faltava. Para cada inferno, deve haver um céu; se o vídeo fantástico de Lil Nas X o incomoda tanto, talvez você precise encontrar um lugar positivo para colocar essa energia. Afinal, é improvável que você veja um par daqueles Air Max 97s em público e não terá que assistir ao vídeo do Montero a menos que vá ao YouTube procurando por ele. Isso é o que acontece com os trolls; quanto mais você os alimenta, mais fortes eles ficam. Pelo menos este está tentando tornar o mundo um lugar um pouco melhor.