Rastreando os 50 anos do icônico Smiley, um símbolo de otimismo desafiador

Ao longo dos últimos 50 anos, imagens e efêmeras de resistência impulsionaram as pessoas em alguns dos tempos mais turbulentos de agitação econômica, política e social. Considere a oposição hippie à guerra do Vietnã, a resistência à acid house na Grã-Bretanha Thatcher, o movimento da juventude contra a guerra do Ocidente contra o terrorismo e as revoltas mais recentes para a ação climática em todo o mundo. É na música e nos visuais da contracultura que a geração se encontra galvanizada, bem como esperança, conforto e uma razão para sorrir - proeminente e icônico, o Smiley sempre fervilha em nossa consciência coletiva.

Neste curta-metragem de animação lançado recentemente, The Smiley Company mapeia a iconografia do rosto sorridente amarelo, seu lugar na cultura popular e no underground subversivo. O filme começa com o nascimento de Smiley, um desenho de Franklin Loufrani que apareceu pela primeira vez na edição de 1972 do jornal francês França Noite , como um símbolo de boas notícias e embarca em uma jornada colorida através das décadas pontuadas por Smiley, um antídoto para o frenesi de conflitos globais e previsões de destruição.

Em momentos de crise - do armagedom nuclear dos anos 70 aos conflitos econômicos dos anos 80, injustiça climática, ameaças à cena rave e às instituições culturais, tensões raciais fervilhantes, desemprego em massa e, agora, uma pandemia global - vemos como Smiley levanta a cabeça. Smiley aparece nos anos 80 hedonísticos, nas visões tecno-topianas dos anos 90, e depois no adorado dicionário Smiley de 1997, que foi criado pelo atual CEO da Smiley Company, Nicolas Loufrani, e se tornou uma linguagem universal de emojis que capturou nossas emoções em uma época de nova conectividade digital. À medida que o tempo se transforma em hipercolaboração e sobrecarga de tempo na tela, pontuada pela luta por influência e um anseio por uma conexão criativa além de nossas telas, Smiley perdura. O personagem é gravado na arte radical, estampado em panfletos de rave, referenciado em nossa moda e estampado em nossos cartazes de protesto, em todas as épocas em que a sociedade parece balançar na destruição.

Com o filme, vemos que um futuro promissor pode ser imaginado pela união por meio de expressões positivas e criativas. Smiley surgiu como um emblema para qualquer um que desejasse trocar uma narrativa de desespero por possibilidade e promessa, afirma a narração.

Escrito e co-dirigido pelo cineasta e jornalista Liam Aldous, e co-dirigido e marcado pelo artista Maxime Machaidze, o filme traça a presença positiva e emotiva de Smiley em momentos de desgraça histórica, um ícone usado por aqueles que são desafiadoramente otimistas - guerra, fracasso governo, pandemia global ou outros. Aldous e Machaidze utilizaram Temur Ezugbaia e Anka Bochorishvili, ambos artistas, animadores e ilustradores da Geórgia - uma ex-região soviética na qual reside uma geração jovem de criativos que eles acreditam canalizar o espírito de Smiley. DJ Pierre Phuture - um ícone como pai do som acid house - foi, obviamente, o narrador favorito do filme.

O filme antecede o 50º aniversário da The Smiley Company em 2022, com planos em andamento para lançar 50 colaborações com marcas e artistas. Smiley colaborou recentemente com um artista de graffiti icônico Sr. Andre para criar um logotipo exclusivo para 50 colaborações de produtos de edição limitada. Conhecidos por seu alter ego grafiteiro Sr. André, pela tag Mr. A, e por seu conceito Love Graffiti, os logotipos homenageiam décadas de artistas subvertendo o Smiley com diversos remixes de tinta spray diferentes, além do Take The Time original Mensagem da campanha To Smile de 1972.

Em última análise, a história em tecnicolor de Smiley é um roteiro através de nossos tempos turbulentos e um lembrete de que nossa positividade coletiva e radical tem poder. Como DJ Pierre narra: nunca foi uma maneira ingênua de negar a realidade do mundo, mas nossa forma de projetar um futuro melhor através da positividade, criatividade e união. Enfrente o barulho, com um sorriso.