Como não pirar com o coronavírus, de acordo com um especialista

Como não pirar com o coronavírus, de acordo com um especialista

Em primeiro lugar, deixe-me ver uma coisa: meu nome é Emma e tenho problemas com a saúde. Apesar de nunca ter ido ao hospital, estar gripado ou quebrado um osso, estou preocupado em vários graus de obsessão com minha saúde. Graças a uma terapia muito boa que recebi no final da adolescência, é administrável na maior parte do tempo, mas se há uma coisa que induz um estado de pânico quase constante de baixo nível, é a notícia de um novo vírus que se espalha rapidamente. Digite: coronavirus!



Quando o mundo pretende enviar notificações push para você contendo a palavra OUTBREAK, ou GLOBAL HEALTH EMERGENCY, pode ser difícil não surtar - e minha ansiedade está em alerta máximo desde que a doença começou a chegar às manchetes. Dizem que seja a mudança que você quer ver no mundo, então decidi criar o conteúdo que precisava ler: e falar com um especialista em ansiedade sobre a saúde sobre como eu - e o resto do mundo - posso parar de surtar com o coronavírus . Peter Tyrer é Professor Emérito de Psiquiatria Comunitária no Centro de Saúde Mental do Imperial College London e, junto com o foco em transtornos de personalidade, ele se especializou no tratamento de ansiedade relacionada à saúde, ganhando um prêmio pelo conjunto de sua obra do Royal College of Psychiatrists por seu trabalho Eu liguei para ele.

NÃO USE OBSESSIVAMENTE

Com um vírus como este, pode ser difícil fugir: como o SNS é tão sobrecarregado, incentiva-se o automonitoramento da sua saúde. Assim como o patrocinador da mídia social do governo encorajando as pessoas a serem rigorosas em relação a lavar as mãos e espirrar, também há o fato de que a mídia vai empurrar os casos mais extremos para o primeiro plano, usando-os como isca de cliques e polegadas de coluna É como se fôssemos quase moldados para sermos mais ansiosos pela saúde do que éramos antes. Tyrer diz. Sempre que há um medo de saúde de qualquer tipo, isso reforça o que a ansiedade pode ter sido o pano de fundo antes. Em um caso como o do coronavírus, qualquer pessoa que esteja com tosse e resfriado pode ficar nervosa com o que vai acontecer a seguir.

Uma das maneiras pelas quais as pessoas lidam com o medo da doença é examinar seus sintomas, mas o que pode ter a intenção de tranquilizar sua mente pode, na verdade, tornar a ansiedade muito, muito pior.



Em outras palavras, pesquisar no Google não é poder: tentamos interromper isso muito cedo, diz Tyrer sobre o tratamento de pacientes com ansiedade relacionada à saúde. Existe até um nome para isso: cibercondria. Você pode consultar o Dr. Google a qualquer hora do dia ou da noite, então isso realmente aumenta (a ansiedade), diz ele, o que por sua vez sobrecarrega os serviços de saúde; as pessoas procuram seus sintomas e são imediatamente convencidas de que têm uma doença, mesmo que seja extremamente improvável que possam ter contraído uma, e assim exigem exames desnecessários.

Se você está procurando no Google, sempre pode encontrar algum tipo de doença rara que acha que pode ter. Mesmo que seja uma chance em mil, o problema com a ansiedade com a saúde é que as pessoas sempre pensam que são uma em mil. (BTW, as chances de contrair o coronavírus atualmente são muito menores do que isso).

Via Instagram @coronaviruswuhan



MAS ALGUM FATO LEVE VERIFICAR PODE AJUDAR SEUS MEDOS

Embora a ansiedade possa aumentar com a exposição a anúncios, manchetes e noticiários do NHS, tentar bloquear toda e qualquer menção ao vírus também pode não ajudar. Silenciei tudo relacionado ao corona que pude pensar no Twitter e, quando isso não funcionou, eu me desconectei por cerca de duas semanas. (Para contextualizar: não saio do Twitter há tanto tempo ... nunca.) Mas evitar isso não estava exatamente ajudando: ouvir um fragmento de conversa, ver alguém com máscara facial ou ler a primeira página de um abandonado jornal era o suficiente para induzir a suor frio, e as pessoas estavam ficando entediadas comigo enfiando os dedos no ouvido e gritando ACIONADO quando começaram a falar sobre o vírus. Na minha cabeça, o coronavírus basicamente se tornou o equivalente a uma praga mortal destinada a exterminar 99 por cento da população mundial. Isso, você não ficará surpreso ao saber, não ajudou a minha ansiedade.

É aqui que entra a checagem de fatos. No caso do coronavírus, a checagem de fatos é que a gripe mata mais pessoas do que já matou, explica Tyrer. (Houve nove casos de coronavírus no Reino Unido - e de acordo com o Telégrafo , oito dessas pessoas já foram descarregado do hospital). A verificação dos fatos é: 'Com quem eu tive contato?', 'Meus sintomas são coronavírus ou ansiedade para a saúde?' É a preocupação de desenvolver uma doença que não deve ficar fora de controle.

Em outras palavras, algumas pesquisas leves podem ajudar, mas a chave é o equilíbrio. O uso criterioso da Internet pode ser altamente valioso, mas o uso não criterioso, que inclui nunca usá-la ou usá-la trinta vezes por dia, pode ser altamente negativo para sua saúde. Portanto, é sempre uma questão de equilíbrio. Isso se aplica a outros comportamentos também: lavar as mãos ao sair do tubo faz sentido, mas fique de olho nesses comportamentos para se certificar de que não entrem em um território obsessivo. E não, aquela pessoa espirrando no ônibus não vai infectar você.

PEÇA AOS SEUS AMIGOS MENOS ANSIOSOS PARA AJUDAR

Foi só quando minha namorada me disse que coronavírus não era a sentença de morte certa que eu fiz na minha cabeça que comecei a relaxar um pouco. Falar com alguém, mesmo que você saiba que seus medos sobre a saúde são um tanto irracionais e, portanto, um pouco vergonhosos, não é uma má ideia, diz Tyrer.

Se você tem alguém que é razoavelmente sensato em quem você confia, então pergunte a ele: 'Eu tenho esses sintomas e estou preocupado em ter fulano de tal.' O que você acha? E eles, de fato, muitas vezes poderiam ser extremamente úteis. É importante escolher a pessoa certa - discuta isso com alguém em quem você confia para dar uma resposta honesta e não apenas uma garantia vazia, o que é a pior coisa, diz ele. Essa é uma boa maneira de seguir em frente.

O uso criterioso da Internet pode ser altamente valioso, mas o uso não criterioso, que inclui nunca usá-la ou usá-la trinta vezes por dia, pode ser altamente negativo para sua saúde. Portanto, é sempre uma questão de equilíbrio. - Professor Peter Tyrer

SEUS SINTOMAS PODEM SER SUA ANSIEDADE

História verídica: desci de um avião em Heathrow na outra semana e me deparei imediatamente com um pôster dos sintomas do coronavírus. Eu praticamente instantaneamente comecei a exibir um deles. Estou ciente da minha saúde mental há tempo suficiente para saber que isso é apenas o meu cérebro experimentando - embora saber disso nem sempre ajude. É aqui que pode entrar um exercício muito simples.

Primeiro, pegue um pedaço de papel e divida ao meio. À esquerda, você diz: 'Acho que tenho a doença' e à direita, 'Acho que estou preocupado em ter a doença'. Você descobrirá que há muito mais coisas no lado direito do que no lado esquerdo, diz Tyrer. A pergunta simples que fazemos a todos é: qual dessas opções você prefere? Você prefere ter a doença ou temer que possa ter a doença? Claro, quando você pergunta isso às pessoas, elas sempre pensam no lado de ‘preocupação de que contraíram a doença’. Então, trabalhamos com eles as evidências para cada uma das duas opções. Quase sempre há uma lista muito mais longa do lado da ansiedade.

LEMBRE-SE, EXISTEM MÉDICOS ESPECIALISTAS NO CASO

Com todo o estresse de um vírus criado para exterminar a humanidade, meio que esqueci que existe algo como a Organização Mundial da Saúde, ou pessoas cuja vocação vitalícia é literalmente parar, tratar e curar doenças infecciosas. É fácil, claro, temer o desconhecido: o que obviamente é intrigante sobre esse novo vírus é que não sabemos muito sobre ele, diz Tyrer, mas parece que a maioria das pessoas na verdade não morre de coronavírus . Não é tão sério quanto os outros.

E, se você souber alguma coisa sobre medicina, saberá que eles desenvolverão uma vacina. Eles são bons em fazer vacinas para doenças infecciosas agora, então isso será resolvido até o final do ano. Fatos mais importantes: a maioria das pessoas que contrai o coronavírus se recupera completamente. São principalmente os idosos e enfermos que correm o risco de morrer, então, quando você juntar tudo isso, a chance de você pegar a doença será baixa. Mesmo que se torne uma epidemia, as chances de você pegar alguma coisa e não se recuperar totalmente são muito baixas. E respire.

À esquerda (em um pedaço de papel), você diz: 'Acho que tenho a doença' e à direita, 'Acho que estou preocupado em ter a doença'. Você descobrirá que muito mais coisas vão do lado direito do que do lado esquerdo - Professor Peter Tyrer

SAIBA QUE A ANSIEDADE À SAÚDE PODE SER TRATADA COM SUCESSO

Se você luta contra a ansiedade pela saúde, é bom saber que agora a condição pode ser tratada com sucesso. Normalmente era considerado algo quase intratável - havia essa ideia de que você realmente tinha que tolerar as pessoas hipocondríacas, apenas alegrá-las, mas não havia realmente nada no caminho do tratamento, diz Tyrer. Não é mais o caso: ele conduziu um estudo com uma equipe de pesquisadores que adaptou a terapia cognitivo-comportamental - um tratamento padrão para a ansiedade - para quem tem preocupações anormais com sua saúde. O trabalho recebeu um subsídio de £ 2 milhões e foi expandido para 500 pessoas, e foi, diz ele, um sucesso notável.

Ainda mais interessante, nosso estudo terminou oficialmente depois de dois anos, mas continuamos acompanhando os pacientes por cinco e oito anos, e depois de oito anos, os resultados ainda mostram que o tratamento é altamente eficaz, diz Tyrer. Em outras palavras, temos um tratamento que dura apenas seis sessões e, oito anos depois de você aplicá-lo, ainda é muito melhor do que se você não tivesse feito o tratamento. O que, para ser honesto, é uma ótima notícia. O tratamento é muito eficaz quando administrado por enfermeiras gerais treinadas e o NHS England está planejando expandir os estudos-piloto nesta forma de gerenciamento em breve .

E, é claro, sei que existem vários livros de autoajuda escritos sobre isso que, na verdade, são muito bons, acrescenta ele. Ele recomenda um livro co-escrito por seu colega, David Veale, chamado Superando a ansiedade de saúde , que usa técnicas de CBT que você pode fazer em casa. Pegue sua cópia aqui e lembre-se: você quase definitivamente não tem coronavírus.