Uma revelação dramática de Jessica Biel em ‘The Sinner’ nos EUA

Como David Simon uma vez explicou em seu livro de não ficção Homicídio: um ano nas ruas da morte , casos de assassinato normalmente se qualificam como whodunits ou dunkers: Whodunits são mistérios genuínos; dunkers são casos acompanhados por ampla evidência e um suspeito óbvio.

Nova minissérie dos EUA O pecador parece ser sobre um úmido. Em um lindo dia em uma praia lotada, a nova mãe Cora Tannetti (Jessica Biel) de forma abrupta e repetida esfaqueia um estranho até a morte. Todo mundo a vê fazer isso, e Cora não se incomoda em tentar negar as coisas à polícia.

O policial de homicídios Harry Ambrose (Bill Pullman), porém, não vê as coisas dessa forma. Obviamente não é um policial, mas ele não para de se perguntar sobre os motivos de Cora, não importa quantas vezes ela insista, eu simplesmente fiz isso, e não sei por quê.

O porquê disso dá O pecador - adaptado por Derek Simonds do livro de Petra Hammesfahr, estréia esta noite às 10 (eu vi os dois primeiros dos oito episódios) - um gancho único que em muitos aspectos é mais adequado do que um policial normal para a TV serializada moderna formato. Freqüentemente, os mistérios da televisão de formato longo telegrafam a identidade do assassino muitos episódios antes de ser revelada ou então lançam tantas pistas falsas que a solução real começa a parecer que não vale a pena. (Este era um grande problema com A matança , por exemplo.) Aqui, todo mundo sabe o que aconteceu na praia, mas há muito espaço de manobra em termos de motivo a explorar, desde sugestões de que a vítima de Cora pode não ter sido uma estranha até flashbacks explorando sua infância em uma família profundamente religiosa . Às vezes, há sugestões de que ela sabe exatamente por que fez isso e não conta, enquanto em outras parece que é um mistério até para ela.

Para que isso funcione, é necessário um ator forte no papel de Cora, e Biel (que também é produtor executivo) cumpre. Ela teve uma carreira no cinema irregular, mas muitas vezes gravitou em torno de diretores ou projetos que a desafiariam quando ela poderia facilmente ter jogado variações sobre ela Eu agora vos declaro Chuck e Larry personagem por uma década. Este não é apenas seu papel mais proeminente em anos, mas o melhor desempenho que ela teve. Ela não usa virtualmente nenhuma maquiagem (exceto em vislumbres ocasionais de Cora como uma mulher mais jovem) e usa um sotaque subestimado da classe trabalhadora, ambos os quais poderiam parecer muletas para encobrir o fato de que esta esposa anônima (do Maçom de Christopher Abbott) mamãe parece ser a Jessica Biel. Em vez disso, eles servem para melhorar a natureza crua e nua e crua do desempenho de Biel. Os primeiros episódios oferecem apenas alguns indícios da história de Cora, particularmente nos anos imediatamente anteriores a ela conhecer Mason, mas ela é claramente alguém que mal consegue se controlar, tentando não ser notada por quem ela é e quem não é. Há momentos em que o encarceramento quase parece um alívio para ela, e outros em que as restrições da vida atrás das grades só servem para exacerbar seus muitos demônios. É uma série de gradações sutis para se mover - junto com explosões ocasionais de tristeza e / ou raiva - e Biel se move facilmente de um para o outro.

É uma curva impressionante, forte o suficiente para levar um show tão sombrio que pode ocasionalmente se tornar um trabalho árduo. Que vagas dicas de capricho O pecador tem espaço para tender a vir de Pullman, como um arquetípico bom em seu trabalho, um desastre em um investigador doméstico, cujas excentricidades confundem seus colegas policiais e enchem de desespero sua ex-mulher. Ninguém no trabalho ou em casa quer que Harry continue investigando este caso, mas ele se torna uma coceira que ele não consegue coçar, e Pullman e Biel efetivamente se defendem dos ataques um do outro.

Ainda há muitas oportunidades para que isso dê errado e para que a explicação final do motivo de Cora pareça telegrafada ou soe falsa. Mas oito episódios parecem um tempo de execução compacto o suficiente para contar essa história sem arrastar nenhuma parte dela além do ponto de interesse, e Biel é uma revelação no papel principal. Às vezes, os atores insistem em um crédito de produtor para proteger sua imagem, mas aqui ela está colocando sua imagem de lado em favor de outra mais interessante.

O pecador quer que o público se pergunte, como Harry e Mason e todos os outros, por que Cora Tannetti faria uma coisa tão incomum. Mas as primeiras horas não deixam dúvidas sobre o motivo pelo qual Jessica Biel se desviou das expectativas.

Alan Sepinwall pode ser contatado em sepinwall@uproxx.com . Ele discute televisão semanalmente no podcast TV Avalanche.