Está Se Tornando Impossível Manter Domantas Sabonis Fora Do Chão Para Os Pacers

Getty Image

LOS ANGELES - Domantas Sabonis joga basquete com o tipo de entusiasmo indisciplinado e desenfreado normalmente reservado a um filhote que finalmente consegue ver seu dono depois de ficar sozinho em casa o dia todo. Ele quer exibir todos os seus brinquedos, voa com (e sem) propósito, tem um milhão de coisas que deseja fazer de uma vez e instantaneamente torna o dia de Indiana mais brilhante.

Esse tipo de energia - completo com bombar no peito, bater os punhos, sorrisos e gritos - é contagiante e é parte do motivo pelo qual está se tornando impossível manter o jogador do terceiro ano de Gonzaga fora do chão por todos os motivos certos.

Você precisa disso, disse o treinador do Pacers, Nate McMillan, sobre a abordagem de Sabonis, após a derrota do time por 104-96 para o Lakers no centro de Staples. Você precisa disso com caras saindo do banco. Ele tem sido capaz de fornecer isso para nós, o que realmente nos ajudou, saindo do banco, sendo uma faísca, fazendo as coisas acontecerem, e é difícil mantê-lo fora do chão.

Sabonis impactou o jogo com um floreio, já que o andante Mario Star conseguiu 20 pontos e 15 rebotes em 29 minutos de trabalho. Isso marcou seu segundo jogo consecutivo de 20 e 15 jogos fora do banco, um feito que não tinha sido realizado desde Shawn Kemp em 1992. Como âncora da segunda unidade do Pacers, Sabonis é encarregado de uma variedade de desafios, desde fisicalidade na defesa até rebotes, envolvendo companheiros de equipe e tentando encontrar maneiras de acertar o lance do outro lado do chão em tempo limitado.

McMillan tem um dilema: ele gosta do que Sabonis traz do banco, mas está atuando no nível de um jogador que provavelmente deveria ser apresentado um pouco mais. McMillan admite que não há queda entre os cinco primeiros, e os números confirmam isso.

Os Pacers são melhores em praticamente todas as categorias estatísticas quando Sabonis está no chão, por isso look inteligente de Indy Cornrows . No ano, ele teve uma média de 14,3 pontos (em 64 por cento de arremessos), 10,1 rebotes e 3,3 assistências (com uma PER de 24,5) e fez cinco dos seis três que tentou até agora. A emoção que ele traz atua como uma concha, reunindo uma equipe que tem tendência a partidas lentas, apesar de seu recorde de 14-10 (quinto no Leste).

Ele está apenas levando seu jogo para o próximo nível, diz o atacante do Pacers Thaddeus Young sobre Sabonis.

Dito isso, os Pacers assinaram com o pivô Myles Turner por quatro anos e $ 72 milhões antes da temporada e contam com ele como uma presença defensiva. Turner é o terceiro na liga em arremessos bloqueados (e em porcentagem de bloqueio), e é 37º na NBA em participações de vitórias defensivas, postando uma classificação defensiva de 101,7. Ele desenvolveu uma reputação como um cara que você não quer desafiar na pintura, e há razões para acreditar que seu jogo ofensivo virá depois de um início lento de temporada, que inclui uma porcentagem de arremessos reais de 53,3.

É um ato na corda bamba ter que equilibrar dois jogadores como Turner e Sabonis, e um para o qual McMillan estará sob escrutínio se os Pacers começarem a cair na classificação dos playoffs.

Todos nós sabemos o que Sabonis pode fazer, diz Young. Ele é um jogador muito, muito bom. Ele nos torna melhores a cada vez que está na quadra. Mas isso é para o treinador e todos os outros ter que descobrir como jogar com ele e como jogar com o resto dos caras. Deixo isso para eles. Adoramos tê-lo em nossa equipe e tê-lo lá fora na quadra. Ele nos torna 10 vezes melhores. Mas Myles também, Myles nos torna melhores. É uma daquelas linhas tênues que você tem que andar; quem quer que seja, você vai com eles. É uma daquelas coisas em que você tem que jogar quem está em sincronia com o jogo naquele momento.

Getty Image

Quer McMillan precise ser criativo ou não, está claro que Sabonis precisa de mais minutos. Os jogadores do terceiro ano com seu conjunto de habilidades e motor não estão exatamente em todos os lugares da NBA. Fazer rodízios em torno de Sabonis - começando ou não - deve pagar dividendos para os Pacers e trazer o tipo de desempenho que vimos em Los Angeles.

Sabonis comenta simplesmente sobre sua abordagem, eu apenas apareço e trago energia. Em uma sequência contra o Lakers, foi fácil ver isso em exibição. Com os Pacers perdendo 52-35 no meio do segundo quarto, Sabonis teve um retrocesso em um erro de Tyreke Evans, imobilizou uma tentativa de layup de Tyson Chandler e caiu com ela, então drenou um três na outra extremidade, levando a um tempo limite de Luke Walton . No início do segundo, ele marcou sete dos 10 pontos do time em um trecho de 2:30, conseguiu um rebote ofensivo e cambaleou em um golpe impressionante na defesa. Foi uma enxurrada de atividades de um jogador conhecido por esse tipo de esforço, que é algo de que ele se orgulha.

Bojan Bogdanović, desfrutando de uma temporada impressionante em seu próprio mérito, com 50,2 por cento de chutes à distância em 4,2 tentativas por jogo, desenvolveu uma relação próxima com Sabonis. Os dois se divertem durante o jogo de tiro, passam muito tempo se relacionando fora da quadra e desenvolveram um entendimento que Bogdanović acredita vir de os dois serem, digamos, da mesma parte da Europa. Sabonis confiará muito quando os dois jogarem juntos, e Bogdanović se orgulha do que Sabonis conseguiu realizar até agora em sua carreira.

O croata também elogia rapidamente o seu homólogo lituano.

Para mim, ele é o sexto homem do ano agora, diz Bogdanović. Apenas a energia que ele traz todas as noites para nós, é enorme. Ele está desenvolvendo seu jogo ano após ano. Ele está melhorando. Ele é uma grande parte do que estamos tentando fazer aqui.

Existe aquela palavra de novo: energia. Explorar isso será a chave para saber até onde Sabonis - e os Pacers - podem ir nesta temporada. Independentemente disso, ele estará sorrindo e socando o caminho todo.