Israel Adesanya venceu Kelvin Gastelum para ganhar o título provisório dos médios do UFC

UFC

Israel Adesanya (17-0) derrotou Kelvin Gastelum (15-4) por decisão graças a um quinto round dominante para reivindicar o campeonato interino dos médios no UFC 236 em Atlanta, Geórgia.

Gastelum pegou Adesanya no meio do primeiro assalto quando ele mergulhou para evitar uma direita, e pegou o Last Stylebender com um gancho de esquerda que o fez tropeçar. Adesanya se recuperou bem, mas Gastelum continuou a encontrar seu alcance com golpes pesados. Adesanya abriu o segundo assalto com ataques consistentes ao corpo de Gastelum, enviando Gastelum ao chão com uma contra-mão direita e separando-o com ataques rápidos tardios.

Na terceira, Adesanya começou de onde parou, com golpes precisos. Gastelum lutou contra o alcance de Adesanya, saltando para frente com socos selvagens. Quando Gastelum errou, ele permaneceu aberto para contra-ataque após contra-ataque. Gastelum conseguiu uma queda enorme no final da rodada, mas Adesanya não teve problemas para se levantar.

Gastelum correu para o quarto com agressão, procurando encerrar a noite de Adesanya com direitas e esquerdas. Depois de um primeiro minuto rápido, Adesanya voltou a acertar o ritmo, reduzindo a velocidade para um ritmo metódico. No final da rodada, Gastelum machucou Adesanya com um chute forte na cabeça, mas não conseguiu afastar, preferindo derrubar.

Com a luta essencialmente empatada em dois rounds por peça, Gastelum abriu com forte pressão mais uma vez, indo para cima e para baixo com socos e chutes. Adesanya tentou travar uma guilhotina em pé, depois um estrangulamento triangular no chão, mas Gastelum escapou. Adesanya continuou separando Gastelum com jabs estalando e mãos direitas pesadas, então o mandou para o tapete mais uma vez com uma grande mão direita.

No entanto, Gastelum escapou de uma finalização. Adesanya o colocou nas cordas nos 20 segundos finais, mas Gastelum foi capaz de enviar a luta para os juízes.

Gastelum estava escalado para lutar contra Robert Whittaker no UFC 234 antes de ser inesperadamente retirado do card na tarde do evento para se submeter a uma cirurgia de emergência para uma hérnia abdominal e colapso do intestino. Gastelum venceu lutas consecutivas antes da luta pelo título contra Adesanya, nocauteando Michael Bisping e ganhando por decisão sobre Ronaldo Souza. Ele entrou na luta de sábado à noite em uma seqüência de nove vitórias consecutivas e não perdia desde a derrota por nocaute para Stephen Thompson em fevereiro de 2014.

Adesanya já havia entrado no evento principal do UFC 234, onde derrotou a lenda do MMA Anderson Silva para uma vitória por decisão e facilmente a maior vitória de sua carreira. Adesanya entrou na noite de sábado invicto em sua carreira, acumulando cinco vitórias consecutivas no UFC em menos de um ano. Adesanya acabará enfrentando Whittaker pelo título dos médios.