O agente dos EUA é um vilão ou herói? Final de ‘O Falcão e o Soldado Invernal’ apresenta um verdadeiro toque de MCU

Embora o universo cinematográfico da Marvel tenha sido elogiado por se inspirar em décadas de quadrinhos da Marvel, ainda assim abrindo seu próprio caminho que mantém os filmes (e agora mostra) novos e imprevisíveis, o O Falcão e o Soldado Invernal O final da temporada entregou um momento surpreendentemente preciso dos quadrinhos para seus personagens mais controversos e moralmente ambíguos: John Walker, de Wyatt Russell. Se você saiu do final confuso sobre se ele é um herói ou um vilão agora, não se sinta mal. É assim que você deve se sentir em relação a John Walker, especialmente agora que ele assumiu sua personalidade mais conhecida dos quadrinhos, que tem sido um personagem divisivo desde o minuto em que apareceu pela primeira vez na página.

Quem é o agente dos EUA?

Nos momentos finais de O Falcão e o Soldado Invernal final, Julia Louis-Dreyfus ‘Contessa Valentina Allegra de Fontaine (chame-a de Val) dá a Walker uma nova roupa que se parece exatamente com seu velho terno do Capitão América, exceto que é preto. Ela então o dubla Agente dos EUA , e literalmente tudo sobre essa mudança de personagem é puxado direto dos quadrinhos. Nos anos 80, John Walker foi apresentado como o novo Steve Rogers depois que o Capitão América se aposentou devido ao questionável zelo patriótico dos anos Reagan. Walker, por outro lado, era um cristão ultraconservador e linha-dura que estava muito ansioso para cumprir a licitação do governo como o novo capitão. No entanto, as coisas foram para o sul quando se tornou evidente que o Red Skull estava manipulando Walker e o governo dos EUA, o que levou Steve Rogers a retornar e consertar as coisas. Apesar de ser um assassino aparentemente louco por armas, Walker ajudou Steve a derrubar o Red Skull e devolveu o manto do Capitão América ao seu legítimo proprietário. Walker então assumiu o nome de Agente dos EUA e vestiu um terno preto semelhante ao de Steve.

Como agente dos EUA, Walker é principalmente um herói e já trabalhou com várias equipes, incluindo liderar os Vingadores em um ponto. Mas ele continuou a operar em uma área moralmente cinzenta e construiu uma reputação de um ** buraco arrogante e desagradável, que parece ser a direção que o MCU está tomando na interpretação de Russell sobre o personagem. No final, há definitivamente alguns pontos de interrogação sobre se ele é realmente bom ou mau, e ele parece estar preocupado em trabalhar para Val de Dreyfus. Não vamos esquecer que a versão de Russell de Walker matou um homem desarmado a sangue frio após injetar-se imprudentemente com soro de super-soldado. O cara ainda está muito instável e isso pode apresentar problemas no futuro.

O que acontecerá com o Agente dos EUA a seguir no MCU?

Agora, estamos no país da teoria do fã. Aqui está o que sabemos: após os eventos de Endgame , Os Vingadores parecem ter sido dissolvidos. Nos cinco anos entre The Snap e The Blip, Black Widow e Steve Rogers comandaram a equipe. Ambos estão fora da mesa junto com o Homem de Ferro, que se sacrificou para derrotar Thanos. Quanto a Thor, ele partiu com os Guardiões da Galáxia. Isso deixa a Terra sem uma equipe de Vingadores, e seria uma aposta sólida que alguém entraria e preencheria esse vácuo. A julgar por Val estar posicionado como uma versão mais pragmática (e possivelmente maligna) de Nick Fury, parece que o personagem de Dreyfus está juntando algo.

Há também o caso de Zemo, que agora está detido em The Raft, a super prisão sob a tutela do General Ross de William Hurt. Nos quadrinhos, Ross forma sua própria equipe de vilões aparentemente reformados, chamados de Raios que foi liderado por, você adivinhou, Zemo. Val poderia estar ajudando a montar uma versão MCU dos Thunderbolts que inclui o Agente dos EUA? Pode ser. Ela poderia estar formando uma equipe totalmente diferente com Walker que não tem o mesmo remorso moral que os Vingadores? Além disso, talvez.

O que se sabe com certeza é que, onde quer que ele apareça em seguida, os métodos do Agente dos EUA serão problemáticos, moralmente ambíguos e, francamente, uma verdadeira representação da América moderna, já que John Walker invariavelmente usa força mortal em quem quer que esteja em seu caminho.