O ‘acampamento’ da HBO leva você a férias maravilhosas com pessoas que você nunca desejaria ter amizade de verdade

HBO

Acampamento , a nova série limitada da HBO estrelada por Jennifer Garner e David Tennant escrita e produzida por Garotas a dupla Lena Dunham e Jenni Konner, chega em um momento de alta na TV Peak. Por mais que esse termo possa ser usado em demasia, é uma visão precisa em uma era da tela pequena cheia de dragões e viagens no tempo e cenários majestosos e robôs assassinos. Esta série, no entanto, não contém nenhuma dessas coisas, mas leva os espectadores (por meio de um remake de uma sitcom britânica sobre uma infeliz viagem em família) a um cenário mais rústico para enfocar os humanos e suas interações difíceis e muitas vezes irritantes entre si. Muitas dessas pessoas realmente não suportam umas às outras, e você provavelmente concordaria com elas na vida real, mas no que diz respeito à comida relaxante da televisão, esta série é um lanche leve e refrescante que vale a pena saborear em uma era de forte ofertas de TV em camadas e com vários cursos. Também é cheio de conflitos deliciosos, embora não se deva esperar que algo terrivelmente profundo saia das cinzas.

Longe das conveniências da vida e dos problemas complexos nas relações cotidianas - e sem nenhum perigo físico tangível à mão (bem, talvez ursos) - a mera interação humana pode ser surpreendentemente difícil. Aqui, Garner e Tennant interpretam um casal, Kathryn e Walt, que estão passando por uma fase difícil, mas nenhum deles deseja articular a questão. Ele é um capacho fino como bolacha, e ela é uma microgerenciadora extraordinariamente rígida, que organizou um longo fim de semana fora de seu aniversário, e três outros casais (seus amigos mais próximos) estão convidados. Isso inclui a irmã de Nina, Carleen (Ione Skye); e o irmão de Walt, George (Brett Gelman), cuja esposa, Nina-Joy (Janicza Bravo), rapidamente mostra aos espectadores como Kathryn pode ser dominadora para todos. Sim, ela é um pesadelo, mas com o passar dos dias, os outros personagens também crescem (para parafrasear MTV ) cansado de agir educado e começar a ser real.

Ninguém está animado em cooperar com os planos artisticamente construídos de Kathryn, e há rebelião consciente e inconsciente em mãos. Essa nova tendência é lançada alegremente no piloto quando Jandice (Juliette Lewis, atingindo a forma máxima de todos os personagens de Juliette Lewis de espírito livre da história) arranca suas roupas e começa a nadar nua no dia anterior ao dia de natação . Ela é a supernova namorada do simpático Miguel (Arturo del Puerto), e logo eles estarão fazendo sexo em todos os lugares. Jandice, à sua maneira, logo exala um impacto autoritário em alguns personagens. Ela é um dervixe giratório figurativo, alguém que finge não levar os julgamentos de todos para o lado pessoal, enquanto tenta furiosamente ser amada impondo seu modo de vida sobre os outros através de uma combinação de mestre de Reiki e magia de reforma improvisada.

HBO

Embora a série contenha vários arcos, Acampamento em última análise, é a história dessas duas leoas problemáticas, Kathryn e Jandice, circulando uma à outra. Pelos olhos de Kathryn, Jandice é um monstro que está causando estragos em sua ordem universal perfeita e precisa controlar tudo por meio de histriônica, fotos perfeitas do Instagram e condições de saúde exageradas. Ainda assim, certamente, Jandice é o caos personificado, batendo nas paredes do camarim e jogando risadas de hiena ao redor da fogueira. Pode-se até sentir pena de Kathryn, que meio que se odeia, enquanto outros a defendem sem entusiasmo das avaliações de Jandice. E a própria Jandice é uma bagunça total, que está desesperadamente se agarrando a Arthur enquanto o pressiona a se casar depois de algumas semanas juntos, bem como busca atenção em outro lugar. No entanto, este não é um show onde uma mulher é simplesmente colocada contra outra mulher. Não é assim que as coisas acontecem, pois não há vencedores entre eles. Ambos resistem ao conceito de espaço pessoal de maneiras muito diferentes como humanos , não como mulheres, e é fascinante ver esses dois personagens se recusarem a encontrar um meio-termo enquanto outros jogadores histericamente manobram ao redor deles, tentando não serem pegos no fogo cruzado.

Da mesma forma, os outros personagens são um tanto infelizes em seus próprios caminhos. É algo que se torna aparente quando eles começam a se ramificar em grupos ou duplas. Nesse caminho, Acampamento faz comentários brutais sobre os rituais que realizamos na sociedade contemporânea para sermos vistos como aceitáveis ​​para os outros e ilumina a imensa pressão que colocamos sobre nós mesmos para permanecermos trancados em nossas respectivas caixas. Esteja os jogadores desta série atirando para trás, correndo para uma sala de emergência menor ou enlouquecendo (Walt, em particular, fica tão frustrado que enlouquece e rasga um colchão), todos eles estão simplesmente procurando por aprovação . Surgem tópicos difíceis como infidelidade, alcoolismo, comentários racistas e dificuldades sexuais, e todos são tratados com honestidade pelos escritores. Alguns acharão os personagens irritantes, enquanto outros irão desfrutar vicariamente (e talvez aprender com) seus sofrimentos de primeiro mundo.

Como uma série minimalista e focada no diálogo, Acampamento contém uma abundância de momentos amargamente engraçados. No entanto, principalmente, esta é uma dança entre dois personagens que podem aprender muito um com o outro. Kathryn pode estar quente de raiva e Jandice pode ser uma bagunça volúvel e desagradável, mas ambas estão - como o resto de nós - simplesmente procurando uma conexão humana. Acontece que eles procuram a mesma coisa de maneiras opostas, mas igualmente desastrosas, e é uma demonstração intrigante de se testemunhar.

‘Camping’ estreia na HBO em 14 de outubro.