A ‘Diáspora’ de GoldLink é uma aula magistral em valorização cultural

Registros RCA

O RX é o selo de aprovação da Uproxx Music para os melhores álbuns, músicas e histórias musicais ao longo do ano. A inclusão nesta categoria é a maior distinção que podemos conceder e sinaliza as músicas mais importantes sendo lançadas ao longo do ano. O RX é a música que você precisa, agora.

Em toda a discussão recente sobre apropriação, muitas vezes surge a pergunta: Qual é a diferença entre apropriação e apreciação? A linha entre os dois parece tão nebulosa que pode muito bem não existir, mas se houver, o melhor exemplo do lado da apreciação pode ser apenas o mais novo álbum do rapper GoldLink do DMV. Em Diáspora , GoldLink extrai inspiração da música com raízes africanas de todo o mundo para criar uma celebração única de todas as culturas e estilos, baseada em sua própria visão única de unidade eclética.

GoldLink é um rapper peculiar da área de DC, cujo fluxo constante ancorou o sucesso de 2017, Crew e seu álbum de destaque do ano, A que custo . A produção eclética e o padrão incomum de sua cadência vocal foram bem recebidos pelos críticos, mas ele não conseguiu garantir um segundo hit ou push A que custo no top 100 de Painel publicitário , apesar de sua aparição anterior em XXL Capa do Freshman 2015. As vibrações experimentais de seu álbum de estreia atingiram todas as notas certas para impressionar o público de sua cidade natal, mas infelizmente passou por cima da cabeça do público em geral.

Em vez de se render às demandas de rádios comerciais, no entanto, GoldLink adota uma abordagem diferente Diáspora , com o objetivo de expandir seu alcance globalmente, em vez de domesticamente. Por que buscar as rádios de Los Angeles ou Nova York quando há todo um mercado internacional para atrair - especialmente quando ela aceita muito mais sons incomuns e influências abrangentes? Ao explorar os estilos africanos e caribenhos, contemporâneos e tradicionais, GoldLink abre vários novos caminhos para seu dialeto tagarela do DMV explorar. No entanto, ao contrário de Drake, que também é conhecido por tocar suas influências diaspóricas, GoldLink se mantém baseado em seu estilo caseiro, deixando a paleta sônica de sua produção fazer o trabalho pesado, o que o ajuda a evitar as armadilhas de soar inautêntico.

Zulu Screams, por exemplo, liga elementos de house e dance music ao pop nigeriano - especialmente através da adição do vocalista de R&B / Afropop do sul de Londres, Maleek Berry, e uma ponte Bibi Bourelly na língua congolesa de lingala. Essa visão igualitária da unidade africana é transportada para outro single, U Say, com Jay Prince, que traz uma vibração de lounge desanimador para os eventos. GoldLink segue um verso de Tyler The Creator que soa surpreendentemente orgânico, que apresenta toda a sagacidade característica de T, mas exclui inteligentemente suas inclinações líricas mais sinistras.

Yard acha que GoldLink está adotando o jargão do dancehall preferido por Drake sem o sotaque afetado (sabemos que Toronto está cheia de caribenhos, mas Drake não é um deles e parece cafona quando faz isso) em vez do que parece ser uma amostra do riddim do icônico sucesso de Chaka Demus and Pliers de 1994, Murder She Wrote. Mais tarde, GoldLink recruta o cantor nigeriano Afropop Wizkid para um ritmo lento de R&B em No Lie. Ao longo do tempo de execução de Diáspora , o rapper do DMV conecta intérpretes e sons díspares de toda a ... ahem ... diáspora africana para destacar os aspectos que unem os povos e gêneros afrodescendentes em todo o mundo.

Quando ele volta para o rap mais tradicional, com sabor local, como ele faz no Pusha T com Cokewhite e no trovejante Rumble, sua entrega ofegante tece através das batidas propulsivas com a urgência de que seu álbum de estreia estava faltando. É difícil não ser pego pela energia do Maníaco, mesmo quando a cadência do DMV obscurece o contexto das artes da linguagem de 'Link. Mergulhando em cada saco de significantes de gênero conforme necessário para encontrar inspiração, GoldLink dança na linha tênue entre fazer música que acena com suas influências, ao invés de entrar nas águas turvas da simulação e apagamento pretensioso. Ao fazer isso, Diáspora demonstra que o melhor embate cultural é aquele em que cada lado tira um pouco de algo para ficar mais rico e o todo é maior que a soma das partes.

Diáspora já está disponível através da RCA Records. Pegue aqui .