A Saudação Wakanda está se tornando um símbolo da solidariedade negra

A menos que você tenha vivido sob uma rocha, você saberá que agora vivemos em uma época a que os livros de história se referem como o pós Pantera negra era. As gerações vão olhar para trás, estudar a nossa sociedade e ver como adotamos a cultura de um filme da Disney e a cooptamos para um movimento mais político, a saber: a saudação Wakanda.

Provavelmente é de mau gosto citar seus próprios tweets em artigos, mas, na semana passada, eu disse que o próximo ponto importante será que a saudação de Wakanda é o novo punho levantado. Desde o lançamento do filme, ele fez seu Oscars estreia no tapete vermelho , foi usado pelo elenco como um sinal de solidariedade após Sair 'S vencer, professores se conectando com seus alunos , e agora, atletas .

As estrelas do futebol do Manchester United Jesse Lingard e Paul Pogba começaram a usá-lo como um símbolo de celebração após os gols em fevereiro . Ele se espalhou para o mundo do tênis via Gael Monfils na última quinta-feira, quando Monfils falou sobre a importância do filme depois de fazer uma saudação na quadra. Eu acho esse filme ótimo. É ótimo para a comunidade, para nossa comunidade, significa muito, disse ele. Não é apenas um sinal, é tudo. Está tudo acontecendo e, definitivamente, um grito dizendo que estou apoiando a comunidade dos Panteras Negras.

Sachia Vickery seguiu o exemplo, usando-o para comemorar sua vitória na sexta-feira. Quando questionada sobre o gesto, Vickery disse que o fez por amor ao filme: Aquilo foi definitivamente Wakanda Forever. Estou tão obcecado com o filme. Está tomando conta da minha vida. Já vi isso quatro vezes. Literalmente, estou obcecado. Eu assisti duas vezes aqui. Posso continuar assistindo porque tem funcionado muito bem para mim.

É um símbolo muito mais fácil de adotar do que o punho erguido - um gesto que significa que você pode rapidamente ser rotulado como um terrorista. Quando se espalhou a notícia do partido político Pantera Negra (movimento contra a violência policial que também deu início a programas sociais para afro-americanos, propagados nas décadas de 70 e 80), o punho erguido foi um símbolo público de solidariedade a uma causa muito específica.

Nas Olimpíadas de 1968, Tommie Smith e John Carlos o usaram durante a cerimônia de premiação e levou a ameaças de morte. No momento, Tempo a revista escreveu: ‘ Mais rápido, mais alto, mais forte' é o lema dos Jogos Olímpicos. ‘Angrier, nastier, feio’ descreve melhor a cena na Cidade do México na semana passada. Este mês eles elogiaram o movimento revolucionário ocorrendo em torno do filme da Marvel.

É interessante olhar e comparar os dois símbolos do Pantera Negra. Um ainda é considerado um símbolo radical - não vamos esquecer quando a homenagem de Beyoncé no Super Bowl à festa (e o punho) - levou a protestos policiais t e um boicote a Beyonce folga. No entanto, o outro é elogiado e elogiado. Talvez porque, em vez de ser um símbolo de protesto, também serve como um aceno para o sucesso comercial.

Pantera negra foi um filme maravilhoso, e seu sucesso está ajudando a desfazer a ideia de que filmes negros não são comercialmente viáveis. O que é interessante é como a linha entre a cultura pop e o protesto continua a se confundir (veja os três protestos em outdoors contra Grenfell e controlo de armas ) Não é nenhum segredo que o protesto é extra palatável quando contribui para a máquina capitalista. Cada saudação é um anúncio gratuito da Marvel, mesmo que também seja um símbolo de solidariedade em toda a diáspora. Se você começar a ver saudações de Wakanda nos anúncios da Pepsi em breve, não fique chocado. Mas assim que acontecer as marchas Black Lives Matter - o elogio provavelmente terminará rapidamente.