Sia novamente defende a escalação de Maddie Ziegler para um papel autista

Sia tem de novo defendeu sua decisão de escalar Maddie Ziegler como uma personagem autista em seu próximo filme Música .

O filme é a estreia na direção da cantora australiana e segue uma jovem com autismo chamada Music, interpretada por Ziegler, que é criada por sua irmã mais velha traficante (Kate Hudson). Sia se dobrou em sua defesa contra as críticas de que escolher um ator neurotípico para um papel autista exclui indivíduos neurodiversos de sua própria narrativa.

Na tentativa de justificar a decisão, Sia contado Programa de televisão australiano 10 notícias primeiro que seu filme não é um documentário, observando que Hudson não é um traficante de drogas na vida real e que outra das estrelas do filme, Leslie Odom Jr, não é realmente de Gana como seu personagem. Sia acrescentou que ela realmente tentou trabalhar com uma bela jovem não verbal do espectro, mas afirmou que achou a filmagem desagradável e estressante.

O personagem é totalmente baseado no meu amigo neuroatípico, disse Sia. Ele achou muito estressante ser não-verbal, e eu fiz este filme com nada além de amor por ele e sua mãe. No entanto, quando o trailer de Música foi lançado no mês passado, Sia recebeu uma reação no Twitter por excluir pessoas com deficiência e respondeu a alguns comentários com petulância.

A cantora, que também escalou Ziegler para seus videoclipes para Chandelier e Elastic Heart, alimentou ainda mais o fogo quando tweetou : Grrrrrrrrrr. Foda-se, porra, por que você não assiste meu filme antes de julgá-lo? FÚRIA. Em resposta, um comentarista escrevi : Mmm ... garota como alguém do espectro, isso faz meu sangue ferver, enquanto outro observou a falha de Sia em consultar a comunidade autista sobre o projeto: O mínimo que você pode fazer é incluí-los? Caso contrário, você está realmente defendendo o trabalho deles?

Escrevendo para Dazed logo após o lançamento do trailer, Sophie Buck, que é autista, disse que o filme é um golpe doloroso para a comunidade. É perturbador ver Ziegler recriar os movimentos característicos que muitas pessoas autistas são criticadas por expressar e forçadas a mascarar pela sociedade, escreveu ela. Por que as pessoas autistas têm vergonha de serem elas mesmas, mas um ator neurotípico é recompensado por assumir uma identidade autista de maneira imprecisa e redutora?

Em seu artigo, Buck observa a flagrante falta de conhecimento sobre autismo de Sia, exibida em várias trocas no Twitter, e chama a atenção para o uso de termos capacitados, como necessidades especiais em vez de deficientes. Ela acrescenta: Esses descuidos prejudiciais poderiam ter sido evitados empregando e trabalhando em estreita colaboração com pessoas autistas. A marginalização das pessoas com deficiência na sociedade é profunda e é importante que o setor das artes e da performance apoie, em vez de explorar ainda mais, as identidades com deficiência.

Veja o Música trailer abaixo e leia o artigo de Sophie Buck na íntegra aqui .