Só Você desafia tudo o que sabemos sobre amor, filhos e masculinidade

E se você escolhesse a dedo os leads premiados de Vitória e O próprio país de Deus e os plantou em um drama emocionante e íntimo ao estilo de Mike Leigh? Com seu filme de estreia, Só você , Harry Wootliff é uma ameaça tripla: diretor, escritor e casamenteiro indie. Estrelado por Laia Costa e Josh O’Connor, ambos magnificamente escalados, o romance ambientado em Glasgow segue um casal enquanto eles lutam para conceber um filho por fertilização in vitro; Ao mesmo tempo aterrado e saltando com energia, a dupla de atores expressamente transmitem o magnetismo e a força bruta de seus respectivos sucessos de arte.

Dentro Só você , Elena e Jake se conheceram como estranhos bêbados compartilhando um táxi tarde da noite. Depois de um desvio para Elena vomitar pela calçada, a dupla acaba filosofando sobre as letras de Elvis Costello em sua sala de estar. Algumas semanas depois, eles estão compartilhando um bloco; dentro de alguns meses, ele está propondo que eles tenham um bebê. O problema é que a biologia não está do lado deles. Ainda é um grande tabu, Costa diz a Dazed. Tive amigos se abrindo para mim sobre problemas de fertilidade depois do filme, e somos amigos há 20 anos. As pessoas não estão cientes de todos os cantos emocionais que esse processo tem.

Costa e O'Connor, que estão sentados à minha frente em um sofá no Hazlitt's Hotel, chegaram a Só você por caminhos diferentes. Costa, uma atriz espanhola recentemente vista em comédia lésbica Manteiga de Pato e horror S&M subestimado Piercing , foi escalado por Wootliff com base no thriller de uma tomada de Sebastian Schipper Vitória . O'Connor, porém, leu o roteiro e se lançou a Wootliff. O ponto de vista de Jake é um desafio da masculinidade normal, O’Connor explica. Eu e Harry conversamos sobre as tensões de se apaixonar e as pressões sobre um jovem que quer ter uma família da maneira tradicional.

Cortesia de Curzon

É quando o casal compartilha um endereço de correspondência que Elena revela sua verdadeira idade. Jake, de 26 anos, inicialmente acredita que sua namorada que mora com ele tem 29. Um dia, Elena admite que tem 32. Eu não me importo, ele diz. Você é lindo. Ao que ela responde, cheia de culpa, no meio da noite: E se eu tivesse um pouco mais de 32 anos? Tipo… 33? Ou… 34? Ou… 35? Nos filmes, os homens raramente namoram mulheres mais velhas, a menos que seja específico da trama. Mas, como na vida real, a diferença de idade não importa e o problema nunca é mencionado diretamente novamente.

É apenas uma cena e depois desaparece, diz Costa, de 34 anos, apenas um pouco mais jovem do que Elena. Não estamos fazendo uma declaração sobre isso. Mas está lá e é tratado como normal, o que eu acho muito bom. Outro exemplo é que é Jake quem está realmente dizendo: ‘Vamos ter um bebê’, mesmo que ela seja mais velha e em sua mente você ache que ela deveria estar pedindo por isso.

O'Connor concorda. É apenas uma conversa, mas é um crédito para Laia que é um tema profundo que continua ao longo do filme, acrescenta o ator de 29 anos nascido em Southampton. Porque eles estão tão apaixonados, quem se importa?

Não estamos fazendo uma declaração sobre isso. Mas está lá, e tratado como normal, o que eu acho muito bom - Laia Costa

Qualquer um que chorou O próprio país de Deus já saberá que O'Connor é um protagonista romântico adepto. Foi no drama gay de 2017 que ele foi aclamado como Johnny, um fazendeiro de Yorkshire que ganha feno com um visitante romeno rude. Em janeiro de 2018, Xavier Dolan postou um close-up do rosto de O'Connor para Instagram , elogiando seu desempenho em uma legenda: Estou além de impressionado com a sutileza e inventividade de Alec Secăreanu e Josh O’Connor. Estou tão comovido com a simplicidade e o movimento do filme, e como o amor e os humanos apaixonados são filmados e vistos ... Isso me fez querer ser diferente também, na medida em que quero ser melhor em filmar pessoas e emoções. O novo filme de Dolan, E o mais importante, Matthias , é dedicado a Francis Lee, o diretor da O próprio país de Deus .