Uma carta de amor para todos os meninos que amei antes

Não é este personagem - Long Dong Duk, ou o que quer que seja - meio racista? Peter Kavinsky, o principal interesse amoroso em Para todos os meninos que eu amei antes pergunta quando Lara Jean Song Covey o faz assistir seu filme favorito, John Hughes ' Dezesseis velas . Não tipo de , ela responde com naturalidade, extremamente racista. Mesmo assim, diz ela, ela e sua irmã mais nova adoram. Por quê? Alôôôô - Jake Ryan, duh.

A implicação é, meninos bonitos> estereótipos racistas. Por um tempo, meu eu mais jovem, menos desperto, aderiu à mesma fórmula. Como a personagem de Emma Stone em Fácil A , Eu queria que minha vida fosse um filme de John Hughes, com Jake de Dezesseis velas esperando fora da igreja por mim, ou Judd Nelson em O Clube do Café da Manhã empurrando o punho no ar porque ele sabe que me pegou. Na minha cabeça, eu sempre fui Molly Ringwald - mas era desconfortável perceber que, para todos os outros que assistiam, meu equivalente mais próximo era Long Duk Dong - o bizarro estudante chinês de intercâmbio que é o alvo constante da piada. Era como se, para conseguir o final feliz que desejava, tivesse que aceitar também essa versão de mim mesma que era engraçada por ser indesejável. Para todos os meninos …, Uma nova adaptação do Netflix de Jenny Han O aclamado romance para jovens adultos , muda isso.

Pela primeira vez, em Lara Jean (lindamente interpretada pela atriz vietnamita-americana, Lana Condor - Hollywood, por favor, tome nota!), Eu poderia me ver como a Molly Ringwald em um filme adolescente - não mais a ajudante, ou a melhor amiga que é realmente boa em matemática, ou pior, aquela desnecessariamente interpretado por Scarlett Johansson . Ao mesmo tempo, no filme, nenhuma fanfarra desnecessária é feita da herança de Lara Jean. Ao contrário de Long Duk Dong, cuja asiática é literalmente anunciada com um som de gongo a cada menção de seu nome (eu gostaria de estar brincando), a asiática de Lara Jean não é, de maneira revigorante, sua característica definidora. É incidental, mostrado em pequenos detalhes como seu pai (interpretado por Aidan de Sexo e a cidade !) tentando, mal, cozinhar comida coreana como a falecida mãe de seus filhos, ou o fofo Peter caminhando até o supermercado asiático do outro lado da cidade para comprar suas bebidas coreanas favoritas de iogurte.

Tendo recebido muitos febre amarela na minha vida (caras que só me achavam atraente porque tinham um claro fetiche asiático), não pude deixar de assistir o relacionamento de Peter e Lara Jean se desenvolver com um olhar desconfiado. Ela tinha sido mais Kawaii , ou se a história tivesse feito mais de sua raça, eu estaria pronto para desligar. Mas Para todos os meninos ... trata Lara Jean como qualquer outra protagonista romântica de várias camadas - o fato de ela ser asiática-americana é um bônus adicional bem-vindo, fora do próprio mundo do filme.

Para todos os meninos ... trata Lara Jean como qualquer outra protagonista romântica de várias camadas - o fato de ela ser asiática-americana é um bônus bem-vindo

De forma alguma é Para todos os meninos ... perfeito, mas é um bom começo na direção certa. Sua identidade cultural é tanto sua herança quanto o ambiente em que você foi criado; pedras de toque culturais coletivas formam pontos de conexão e pertencimento. Sendo um hifenato como Lara Jean (eu sou britânico-taiwanês, para seu coreano-americano), sempre houve uma desconexão em onde eu queria me ver e onde eu realmente me encontrava. Embora eu pudesse olhar para dramas asiáticos para encontrar personagens que visto como eu, as construções sociais em que me encontrei e com as quais me relacionei - tendo sido criada no oeste - eram muito diferentes.

Por mais clichês que sejam, o poder penetrante das mitologias do ensino médio que moldam filmes clássicos como o de Hughes é inegável. Todo o conceito de romance de Lara Jean vem de um pequeno detalhe da abertura de Dezesseis velas : casais caminhando com as mãos nos bolsos traseiros um do outro. O filme em si está cheio de referências de Hughes, desde o aplauso lento até a grande e arrebatadora cena final de um campo de futebol. (Para não mencionar todos os momentos de culto de filmes adolescentes que o autor Jenny Han filmou o elenco recriando os bastidores .) Essas imagens e o uso dessas pedras de toque culturais colocam a Condor firmemente dentro do rom com canon adolescente ocidental. Vê-la recriar a antiga magia da rom com com Peter é uma imagem poderosa: mostra-se que o garoto popular quer alguém além da linda, branca e totalmente americana garota. Por muito tempo, esse tipo de história era apenas uma fantasia para mim - como Lara Jean, quando ela se imagina nos romances trash que lê. Agora com Para todos os meninos ..., esta lacuna entre fantasia e realidade está se fechando. E estou aqui para isso.