Os filmes LGBT importantes que serão lançados em 2018

2017 foi um ano marcante para o cinema queer. Nós apreciamos devaneios italianos indulgentes e indulgentes com várias indicações ao Globo de Ouro em Me chame pelo seu nome ; documentários poderosos e perspicazes sobre as lutas da comunidade trans em Kiki e A morte e a vida de Marsha P Johnson ; sucessos emergentes das profundezas de Yorkshire Dales, em O próprio país de Deus ; e comédias indie amargas sobre podcasters lésbicas em Mulheres que matam e um caso de amor ao longo da vida com o HIV em Empurrando Mortos .

Embora ainda haja um trabalho significativo a ser feito antes de podermos esperar uma representação igual para todos na tela de prata, 2018 sugere que haverá alguns avanços empolgantes. Falando com Michael Blyth, programador do BFI's Flare Festival , reunimos uma lista de filmes espirituosos, sombrios e tocantes para ver em 2018 que se aprofundam na transexperiência, exploram queerness no contexto de comunidades estritamente religiosas, desafiam terapias de conversão, enfocam os limites da sexualidade e gênero, e celebrar o ativismo sócio-político LGBT.

UMA MULHER FANTÁSTICA

Este é um filme realmente extraordinário sobre uma mulher trans que é excluída pela família de seu recém-falecido parceiro. É sobre a experiência dela, tentando chorar e lamentar e receber o que é devido a ela. É semelhante a 120 BPM no sentido de que é um filme sócio-político, é muito pesado, mas ao mesmo tempo é tão vivo, comemorativo e empolgante. É um daqueles filmes em que você sai do cinema e se sente inspirado e com energia, como se quisesse enfrentar o mundo. Daniela Vega, que é a protagonista do filme, tem uma atuação realmente extraordinária - também é revigorante ver uma pessoa trans na tela, interpretada por um ator trans. Essa é uma dimensão muito importante para o filme.

DESOBEDIÊNCIA

Estrelado por Rachel Weisz e Rachel McAdams, este drama de Sebastián Lelio é baseado no romance de Naomi Alderman. O livro se passa em uma comunidade judaica ortodoxa no norte de Londres e se concentra em uma mulher que levanta polêmica quando ela se reconecta com um amigo de infância e seu relacionamento começa a se desenvolver em algo mais. É muito mais um drama de relacionamento interpessoal que retrata essas mulheres realmente extraordinárias, multicamadas e sub-representadas. O diretor está interessado em apresentar retratos convincentes e atraentes de mulheres que normalmente não veríamos em nossas telas.

A FORMA DA ÁGUA

Este pode se perder quando as pessoas estão falando sobre ótimos filmes queer para esperar, mas este novo filme de Guillermo del Toro tem recebido ótimas críticas. É um romance de fantasia de ficção científica com um grande elenco. É sobre forasteiros encontrando um lugar e lutando contra poderes destrutivos e conservadores que tentam silenciá-los. É quase um riff estranho em A criatura da lagoa negra , com um pouco de capricho. Não quero falar muito sobre o enredo porque é uma surpresa maravilhosa. É notável que Guillermo Del Toro, que se identifica como heterossexual, tenha conseguido pintar um retrato tão fascinante de personagens que vivem à margem da sociedade.

A FERIDA

Este longa-metragem sul-africano de John Trengove ganhou o prêmio Sutherland de melhor longa-metragem de estreia. É uma história fascinante e complicada sobre a sexualidade enrustida que se passa nas remotas montanhas do Cabo Oriental da África do Sul, e se passa no cenário de um antigo ritual de circuncisão. É um filme muito interessante, que mostra os costumes e práticas da comunidade Xhosa. O diretor escalou pessoas da comunidade que, assim como Uma mulher fantástica , fala com um nível de autenticidade que é realmente necessário. Em vez de ser voyerístico, é um retrato genuíno e perspicaz de uma comunidade que não vemos com frequência ou sobre a qual não ouvimos falar.

A EDUCAÇÃO INCORRETA DO CAMERON POST

É um novo recurso de Desiree Akhavan, ela fez um filme há alguns anos chamado Comportamento Adequado , que foi uma comédia romântica bissexual realmente fresca e engraçada. Parece que vai ser bem diferente. Tem Chloë Grace Moretz e Sasha Lane de Mel americano . É ambientado no início dos anos 90, é sobre uma garota que foi pega fazendo sexo com outra garota e forçada a um centro de terapia de conversão gay. É baseado em um romance de Emily Danforth, que causou um pouco de polêmica quando foi publicado pela primeira vez, então será interessante ver o tom e como este é recebido. Já se passou algum tempo desde que vimos um filme queer decente ambientado em um centro de terapia de conversão gay, e muitas vezes quando o fazemos eles são bastante cômicos Mas eu sou uma líder de torcida , mas este parece ser muito mais escuro.

VITA E VIRGINIA

Criado pela cineasta britânica Tanya Button, este romance biográfico estrelado por Elizabeth Debicki e Gemma Alderton explora o relacionamento e o caso de amor entre Vita Sackville-West e Virginia Woolf. Tem um ótimo elenco e o diretor está realmente prestes a se tornar um nome conhecido. Já vimos Virginia Woolf apresentada na tela antes, especialmente em As horas , que flerta com a sexualidade de Woolf, mas esta será uma representação bem diferente dela e como isso aborda o mesmo desejo e sexualidade feminina. É muito emocionante.