As citações mais icônicas do radical radical francês Jean-Luc Godard

Jean-Luc Godard, o ícone da New Wave francês, comemora hoje seu 90º aniversário. O diretor e crítico de cinema é creditado com a revolução da forma cinematográfica na década de 1960 por meio de sua experimentação narrativa, design de som único e trabalho de câmera inovador. O impacto cultural de seus filmes foi comparado ao de Pablo Picasso por Susan Sontag, que uma vez disse que Godard é um dos grandes heróis da cultura de nosso tempo por ser o 'destruidor' deliberado do cinema.

O diretor de 90 anos surpreendeu os fãs recentemente quando deu uma masterclass no Instagram Live em abril. Em uma discussão com Lionel Baier, chefe do departamento de cinema da ECAL (Universidade de Arte e Design de Lausanne), Godard discutiu 'imagens na hora do coronavírus' por 90 minutos impressionantes, enquanto fumava um charuto gordo. De sua reflexão iconoclasta sobre a cultura jovem francesa Masculino feminino para a comédia negra amarga O chinês, para fantasia sci-fi Alphaville e o inicialmente banido Uma mulher casada , sua obra é incomparável - ele viu uma regra e a quebrou.

Além de suas façanhas cinematográficas, Godard também era conhecido por sua habilidade de transformar uma frase escolhida. Para comemorar seu 90º aniversário, fazemos a curadoria de alguns de seus mais reflexivos e incisivos.

A FOTOGRAFIA É VERDADE. O CINEMA É VERDADE 24 QUADROS POR SEGUNDO

Esta é talvez a citação mais comumente associada a Godard e, embora possa ser considerada relativamente superficial, transmite a crença genuína que ele tem de sua arte escolhida e sua capacidade de transcender os propósitos de mero entretenimento.