Todas as tentativas desastrosas de fazer Duna, do pior ao amaldiçoado

É o livro que lançou mil tentativas fracassadas de filmes, mas o brilho duradouro de Frank Herbert Duna continua sendo uma fonte tentadora entre os cineastas. O épico espacial de 1965, sobre a jornada messiânica de um jovem nobre forçado a se mudar para o planeta inóspito Arrakis para extrair um 'tempero' poderoso, é aclamado como a grande pedra angular do gênero ficção científica e a inspiração por trás de grandes nomes do cinema, como George Lucas ' Guerra das Estrelas . Mas qualquer tentativa de trazê-lo para o cinema fracassou ostensivamente.

Você pode imaginar por que Hollywood se sentiu tão compelido a dar vida ao romance de Herbert. A trama fantasmagórica, caracterizada por suas casas nobres guerreiras, impiedosos imperadores galácticos, nômades do deserto e especiarias mágicas que concedem habilidades sobre-humanas, é ouro de bilheteria, no papel. Ainda assim, de todos aqueles que tentaram, incluindo Alejandro Jodorowsky, Ridley Scott e David Lynch, apenas a versão de Lynch chegou às telas de cinema e, mesmo assim, foi um fracasso comercial e crítico.

Denis Villeneuve é o próximo a assumir o manto, com seu tão aguardado reboot definido para ser lançado ainda este ano. Estrelado por Timothée Chalamet como Paul Atreides, o Chegada O remake do diretor promete espelhar o nível de maturidade e complexidade da escrita de Herbert. Abaixo, classificamos todas as cinco tentativas anteriores de adaptação Duna - no esforço.