Esta camiseta feminista não é realmente feita em uma loja exploradora

A Fawcett Society disse que as polêmicas camisetas da instituição de caridade 'É assim que se parece uma feminista' são feitas de forma totalmente ética, refutando as afirmações do Correio no domingo que a roupa foi fabricada em 'condições exploradoras'.

' Temos o prazer de confirmar que hoje vimos evidências expansivas e atuais de Whistles de que a fábrica da CMT nas Ilhas Maurício costumava produzir nossa camiseta 'É assim que uma feminista se parece' está em conformidade com os padrões éticos ', disse Eva Neitzert, deputada chefe executivo da instituição de caridade para os direitos das mulheres.

As camisetas foram desenhadas por Isto revista e vendida por Whistles, com todos os rendimentos revertidos para a Fawcett Society. O vice-PM Nick Clegg, o líder trabalhista Ed Miliband e a vice-líder Harriet Harman foram retratados na camisa. Atores como Joseph Gordon-Levitt, Benedict Cumberbatch e Tom Hiddleston também foram fotografados por Isto na roupa.

Whistles lançou um inquérito urgente após o Correio no domingo a investigação revelou que os trabalhadores migrantes recebiam 62 centavos de dólar por hora para fazer as camisetas de £ 45 na fábrica da CMT nas Ilhas Maurício.

De acordo com a Fawcett Society, o varejista de rua desde então produziu 'evidências atuais e expansivas' que 'refutam categoricamente' a alegação de que a fábrica é uma fábrica exploradora.

Neitzert disse: 'Estamos particularmente satisfeitos em receber evidências de que 100% dos trabalhadores são pagos acima do salário mínimo exigido pelo governo e todos os trabalhadores são pagos de acordo com suas habilidades e anos de serviço. A semana de trabalho padrão é de 45 horas, e os trabalhadores são compensados ​​(com uma taxa de pagamento mais alta) por qualquer hora extra trabalhada. '

Os trabalhadores também podem se sindicalizar e há uma forte presença sindical na fábrica. A Fawcett Society também enfatizou que uma auditoria em outubro de 2014 por uma organização independente sem fins lucrativos também não revelou quaisquer preocupações sobre as condições de trabalho, bem-estar ou saúde e segurança dos funcionários da fábrica.

Resumindo, não se trata de uma fábrica exploradora. Maya Forstater, uma pesquisadora que faz um blog sobre desenvolvimento sustentável, diz que o CMT certamente não se parece com a 'operação de beco sem saída' implícita pela Correspondência.

'Isto parece uma fábrica bem equipada e construída de propósito,' ela escreve . 'Como disse a ONG Labor Behind the Label, as condições são padrão industrial . Eu iria mais longe e diria que parece uma das melhores fábricas de roupas do mundo. '

Ela acrescenta: 'Salários baixos e dormitórios comunitários podem ser um contraste desagradável com a mensagem de empoderamento da camiseta, o preço inflado e o endosso de celebridades, mas a realidade é que trabalhar neste lado nada glamoroso da indústria da moda tem sido uma saída para a pobreza para muitos milhões de mulheres e homens, e um primeiro degrau para o desenvolvimento industrial de muitos países. '

Ainda assim, isso não nega totalmente a sensação desconfortável que você tem quando considera a existência de uma camiseta de £ 45 feita por menos de meio quilo por hora. (Chama-se culpa capitalista em estágio avançado.) Mas se vamos nos preocupar com a existência de fábricas exploradoras, o mínimo que podemos fazer é ter certeza de que sabemos como uma delas realmente se parece.