O comprador encontra 'bilhete do prisioneiro chinês' na bolsa

Uma mulher no Arizona afirma que um bilhete encontrado em suas compras parece ter vindo de um 'prisioneiro' chinês que está passando por péssimas condições de trabalho.

Christel Wallace diz que encontrou a carta colocada em um saco plástico com zíper dentro de uma bolsa que ela comprou no Walmart. Sua nora postou o bilhete, escrito em caracteres chineses, no Facebook , procurando ajuda para traduzir. A carta detalha espancamentos e longas horas de trabalho sem comida ou cuidados médicos.

Prisioneiros em prisões chinesas estão levando uma vida pior do que cavalos, gado, ovelhas, porcos e cães, diz ele. Quem não conseguir finalizar será derrotado.

Como kvoa.com relatórios , a nota dá detalhes de uma prisão na província de Yingshan, no sul de Guangxi. Wallace disse aos repórteres que ela mandou traduzir a nota três vezes para ter certeza.

Uma tradução da carta diz: Os presos na Prisão Yingshan em Guangxi, China, trabalham 14 horas diárias sem intervalo / descanso ao meio-dia, continuam fazendo horas extras até às 12h00 e quem não terminar seu trabalho será espancado. Suas refeições são sem óleo e sem sal. Todos os meses, o patrão paga ao recluso 2.000 yuans, quaisquer pratos adicionais serão lavados pela polícia.

Se os internos estiverem doentes e precisarem de remédios, o custo será descontado do salário.

Um porta-voz do Walmart disse a Arizona Daily Star : Um dos nossos requisitos para os fornecedores que fornecem produtos para venda no Walmart é que todo o trabalho seja voluntário, conforme indicado em nossas Normas para Fornecedores.

Embora o sistema de trabalho prisional chinês tenha sido praticamente abolido em 2013, várias cartas semelhantes foram encontradas em outras lojas, remontando à China. Em 2015, um comprador em Swansea e outro em Belfast encontrou etiquetas costuradas em peças de roupa da Primark. Um rótulo dizia: forçado a trabalhar horas exaustivas. Primark, no entanto, contestou o pedido de ajuda. Um ex-prisioneiro do campo de prisioneiros de Masanjia, na China contado O jornal New York Times que ele escreveu 20 cartas SOS durante os dois anos que passou na prisão, com a esperança de que chegassem às lojas americanas. Ele foi identificado como o escritor de uma nota encontrada nas decorações de Halloween da Kmart em Oregon em 2013.

As práticas de fabricação em rótulos e lojas de rua têm sido cada vez mais desafiadas desde o colapso horrível de Rana Plaza, onde 1.129 trabalhadores e residentes foram mortos. O Fashion Revolution Day é uma iniciativa que aumenta a conscientização sobre práticas ilícitas e fábricas exploradoras, ao mesmo tempo que incentiva o diálogo para a moda sustentável.