Revisitando o pânico moral dos anos 90 em relação à heroína chique

Nos últimos trinta anos, houve uma tendência sem paralelo tanto por sua influência quanto por sua controvérsia - a questionavelmente apelidada de 'heroína chique'. Tornado famoso na década de 1990 pelas campanhas da Calvin Klein e fotos do Corinne Day, bem como por modelos 'desamparadas' como Kate Moss, Jodie Kidd e Jaime King, o visual inspirado no grunge e definidor da geração causou indignação. De acordo com a mídia, suas imagens de modelos lânguidos e angulares glamourizavam o uso de drogas - e até mesmo pessoas em cargos importantes começaram a prestar atenção. As fotos de moda dos últimos anos fizeram com que o vício em heroína parecesse glamoroso, sexy e descolado, condenou o presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.

Embora a imprensa fosse rápida em denunciar o estilo, ele tinha uma justificativa real - era uma rebelião da estética, virando as costas intencionalmente ao excesso brilhante do hedonismo dos anos 80 para se inspirar em algo mais real, inspirado na coragem de documentaristas como Nan Goldin. Também tinha senso de humor. Estávamos zombando da moda, 'Corinne Day comentou em 1997 de 1993 Voga filmagem apresentando um adolescente Moss em calças largas - que imediatamente gerou um frenesi indignado sobre as alegações de sexualização e exploração infantil. Os tablóides, sem surpresa, simplesmente não entenderam a piada.

Estávamos zombando da moda - Corinne Day, 1997

Isso não quer dizer que as indústrias criativas não estivessem enfrentando problemas com o abuso - parte da paranóia sobre a heroína chique foi rejeitada pelas mortes amplamente divulgadas de River Phoenix e Kurt Cobain em 1993 e 1994, respectivamente; em 1995, mesmo Playboy estavam fazendo reportagem investigativa sobre o fenômeno. Como O jornal New York Times apontou, a popularidade crescente da droga deveu-se em parte à queda dos preços e produtos de maior qualidade, bem como ao fato de que a heroína mais pura podia ser fumada em vez de injetada (eliminando assim os temores pós-Aids do uso de agulhas). As pessoas até culparam a mania da moda dos anos 90 de motivos de dragão em perseguir o dragão - uma gíria para usar a droga.

Mas, conforme explora este clipe, foi a morte do fotógrafo de moda Davide Sorrenti, de 20 anos, em 1997, que realmente causou um impacto na indústria. Sorrenti (filho de Francesca e irmão de Mario) foi um prodígio de Nova York, ele próprio conhecido por suas imagens de modelos estupefatas. Sua morte, sem dúvida, marcou o fim da heroína chique - as revistas perceberam e resolveram retornar a uma estética mais saudável para ver o resto da década.

Quase vinte anos depois, até onde realmente avançamos? As associações de abuso de drogas ainda não desapareceram - a campanha de Edie Campbell para a fragrância Black Opium de Yves Saint Laurent foi investigada pela Advertising Standards Authority no início deste ano depois de receber 11 reclamações sobre a alegação de que glamourizava drogas, supostamente retratando a modelo como um viciado em busca de seu remédio (o perfume). E embora a heroína chique tenha sido a tendência que definiu os anos 90, o fascínio da moda pela magreza ultrapassou o milênio - resta saber se a indústria vai superar seu hábito de modelo esbelto em breve.