Galliano fala sobre alcoolismo, dependência e recuperação

Parece que John Galliano - após um longo período no exílio da indústria da moda - foi reabilitado e reintegrado ao mundo onde fez seu nome e fez sucesso. No entanto, não se pode esquecer que foi este mundo que exerceu pressões tão extremas sobre ele que quase perdeu tudo.

Em 2011, Galliano lançou de forma infame naquela discurso anti-semita e bêbado contra um grupo de mulheres no centro da cidade de Paris. Consequentemente, ele foi demitido de seu cargo de diretor de criação da Dior e forçado para horizontes distantes, olhando para as pessoas e os shows que ele conhecia.

Mas quatro anos depois, no início de 2015, Galliano fez um retorno triunfante da alta-costura como diretor criativo da Margiela, após um breve período de três semanas trabalhando com Oscar de la Renta. A coleção Maison Margiela SS16 de hoje marca outra incursão de volta à comunidade, mas tem-se a sensação de que Galliano está firmemente de volta onde ele estava. Por meio de trechos exclusivos de uma entrevista com Outra Revista Na edição de outono / inverno de 2015, aprendemos sobre a descida de Galliano às profundezas e a longa e árdua estrada de volta ao topo. Leia abaixo, palavras de Susannah Frankel.

Maison Margiela AW15Fotografia Craig McLean; Estilizando Katie Shillingford(via Outro)

NA DIMINUIÇÃO

A queda de Galliano em desgraça após uma explosão anti-semita foi bem documentada. Em retrospecto, ele explica: O que começou com duas coleções por ano se tornou 32 coleções por ano e uma mostra a cada quatro semanas. Foi sem parar. Galliano, Dior, a alta costura, os homens. Foi uma loucura. Tudo se resumia a ser cada vez maior, cada vez melhor. Eu não sabia como parar. Às vezes, começávamos uma prova e pensávamos: 'Espera aí, o que estamos fazendo? O que é isso? Não estou apontando o dedo ou culpando ninguém além de mim, mas talvez naquele ponto eu devesse ter dito não. Mas eu não fiz. Eu continuei e continuei E então, é claro, o inevitável aconteceu. Alcoolismo, vício. Você sabe, eu tive que fazer muitos daqueles jantares e festas. Nunca me senti confortável com isso. Eu sou realmente tímido. E então você precisa do Valium para parar os tremores para que você possa fazer as adaptações e então você precisa dos comprimidos para dormir porque você não consegue dormir. Seu mundo fica cada vez menor. Finalmente: boom. Você é como esse pária. Silêncio. Ninguém toca. Eu não consigo descrever.

SOBRE TRABALHAR COM O RABINO MARCUS E SER GAY EM UMA FAMÍLIA CATÓLICA

Na noite anterior ao nosso encontro, ele foi o orador principal do Connect, um evento organizado pela Sinagoga Central de Londres, onde se juntou ao Rabino Marcus no palco para falar sobre moda e responder a perguntas. Não foi a coisa mais fácil que já fiz, mas sim, fiz isso, diz ele. Foi uma espécie de culminação de mais de quatro anos de trabalho. Tenho visto o Rabino Marcus o tempo todo. Ele é um homem incrível - um homem realmente incrível. A mistura de pessoas foi ótima e senti muito amor e carinho.

Galliano também está comprometido com a corrida de sopa e participa das reuniões de AA todos os dias. Antes, eu estava com tanto medo de tudo. Isso foi parte do problema, diz ele. E houve coisas com as quais não lidei desde muito cedo, como ser gay, não poder sair em casa ou na escola. De onde eu venho (ele foi criado como católico praticante), você estaria condenado ao inferno por isso.

SOBRE O TRIBUNAL DE MARGIELA

Logo após assinar contrato com Renzo Rosso - presidente da Only The Brave (OTB Group), dona da Maison Margiela - e antes de seu novo cargo ser anunciado, Galliano passou uma tarde com Margiela, uma atitude inédita do intransigente designer privado .

Ele veio à minha casa em Paris e começou a falar, Galliano diz. Eu realmente não tive que perguntar nada a ele. Não se tratava de branqueamento em si, mas de impressões digitais e sujeira, emoção e a passagem do tempo. Por que o boneco Stockman, por que os jalecos brancos? Não havia nada de intelectual nisso, disse ele. Era apenas sobre sua aspiração de ter uma casa de alta costura. Isso foi incrível. E ele adorava estar nos bastidores, como tudo acontecia. Que pessoa especial e que enigma - parece errado falar muito sobre isso. Eu tenho um grande respeito por ele, pela casa que ele construiu. Quão corajoso, quão progressista. Ele é um cavalheiro - realmente.

VOLTANDO COMO DESENHISTA DE VESTIDO DE CASAMENTO DE KATE MOSS

Recém-saído da reabilitação, em 2011 Galliano fez o vestido de noiva de Kate Moss. Essa foi realmente a primeira vez que comecei a me aplicar novamente, ele lembra. Foi maravilhoso. Eu estava no campo com ela. Se eu precisasse fazer uma fotocópia de uma ideia para um bordado, tinha que pular no carro e dirigir até o povoado mais próximo dos Correios. Nós mantivemos isso em segredo por muito tempo. Foi ótimo apenas colocar tecido nela. Ela me desafiou, suponho. Era isso; que reacendeu a chama.