Os democratas desistiram de chamar testemunhas durante o julgamento de impeachment de Trump no Senado, e as pessoas ficaram furiosas

No quinto dia do julgamento de Donald Trump no Senado, parecia que os democratas haviam se tornado atipicamente ousados. O partido tem sido frequentemente acusado, muitas vezes por seus eleitores, de ser obstinado, insuficientemente corajoso quando se trata de enfrentar seus oponentes republicanos mais destemidos. E, no entanto, o sábado começou com eles concordando em chamar testemunhas, para destacar com mais força o que consideravam o papel do ex-presidente no golpe fracassado do MAGA de 6 de janeiro. (Isto é, depois que um dos advogados de Trump cometeu uma gafe muito engraçada.) Meras horas mais tarde, eles mudaram de ideia. Não haveria nenhuma testemunha chamada. E muitas pessoas nas redes sociais não ficaram felizes com isso.

Os democratas da Câmara, que passaram dias apresentando seu caso de impeachment ao Senado, planejaram chamar várias testemunhas, principalmente o deputado Jaime Herrera Beutler. Na sexta-feira à noite, o legislador republicano detalhou um telefonema estridente entre o líder da minoria na Câmara, Kevin McCarthy e Trump, no qual o último parecia simpatizar com os rebeldes. Uma votação para testemunhas foi embora. Entre os que votaram a favor estava a senadora republicana Lindsey Graham, que se opôs a testemunhas e cujas segundas intenções foram objeto de muita especulação.

Mas então nada. Um acordo teria sido negociado entre as duas partes. Em vez disso, o julgamento iria direto para os argumentos finais, que uma votação esperava até o final do dia.

O movimento surpresa deixou muitos furiosos com os democratas.

Pelo menos havia um suposto fã: Donald Trump.

Outros argumentaram que as pessoas não deveriam ser tão rápidas para julgar o movimento - que pode ser parte de um longo golpe, se você quiser.

Fontes disseram à CNN houve algumas razões potencialmente sólidas pelas quais os democratas cederam. Alguns disseram acreditar que mais depoimentos, de acordo com a CNN, acrescentariam pouco além de sua declaração e poderiam custar-lhes o apoio do Partido Republicano, enquanto arrastavam os procedimentos ainda mais. Eles também argumentaram que o tiro poderia sair pela culatra, com os republicanos da Câmara chamando suas próprias testemunhas para falar sobre o suposto personagem de Trump. Também pode esticar as coisas por semanas a fio, prejudicando outros trabalhos do Congresso que precisam ser feitos, desde os pacotes de ajuda da COVID-19 até a tomada de posse dos indicados de Biden para outros cargos.

Seja qual for o caso, pode não demorar muito para vermos se o plano mestre dos democratas funcionou.

(Através da CNN )