O novo álbum da DaBaby, ‘Kirk’ mostra flashes de um artista bem-sucedido por trás da explosão

Hoje em dia, a mídia social nos conecta aos nossos artistas favoritos de maneiras que antes eram impossíveis. Isso é impressionante por si só, mas, ocasionalmente, nossas interações com aquelas estrelas anteriormente inalcançáveis ​​revelam verdades que iluminam não apenas como nos envolvemos com a arte de nossos artistas favoritos, mas como eles se veem também.

Caso em questão: uma piada recente no Twitter por um seguidor do frequente produtor da DaBaby, JetsonMade, destacou o dom e a maldição de seu estilo de fazer beat - e, em última análise, do apelo de DaBaby como artista também. Em resposta à acusação de que ele usa apenas três chaves, Jetson rejeitou que ele realmente usa quatro, ambos rejeitando as limitações implícitas pelo comentário e admitindo descaradamente que seu estilo não é tão extenso, afinal.

O mesmo pode ser dito de DaBaby, cuja repentina onipresença só foi acompanhada por sua ridícula produtividade - uma produtividade que só pode ser possível porque ele não se estendeu muito além de sua zona de conforto. Seu novo álbum, Kirk , é uma continuação bem-vinda de sua estréia explosiva, Bebê com bebê , expandindo incrementalmente seu alcance enquanto mantém o que tem sido eficaz para ele até agora.

A história de DaBaby está rapidamente se tornando conhecida na era digital: em março deste ano, ele abandonou um projeto, Bebê com bebê , com pouco acúmulo e um zumbido subterrâneo impressionante. Em junho, Bebê com bebê tinha alcançado o Painel publicitário 200 dos dez primeiros, DaBaby foi destaque no XXL A edição do calouro de 2019 e, aparentemente, todo rapper, seja borbulhando do underground ou subindo no auge da fama do rap, estava lutando por um verso infantil.

E enquanto muitas estrelas do rap clássico e moderno teriam se contentado em simplesmente pegar a onda de seu estrelato crescente enquanto elaboravam cuidadosamente uma sequência criativa e artística, DaBaby simplesmente fez o que a maioria de seus influentes favoritos têm feito recentemente: lançou outro álbum para entregar mais do mesmo, com apenas material autobiográfico suficiente para sugerir profundidades ocultas para serem sondadas em um projeto futuro.

As faixas que se destacam são, é claro, Intro e Gospel, que soam um pouco menos como o barulho do porta-malas, 808 baques de sucessos anteriores como Suge e Walker Texas Ranger e um pouco mais como a arte mais pessoal dos rappers de alto escalão que DaBaby tem o potencial para um dia ser. A introdução funciona no estilo Dreams And Nightmares de abertura de campanha publicitária pioneira por Meek Mill e utilizada por todos, de Cardi B a Kash Doll a Tee Grizzley, investigando a tensão emocional de Baby perder seu pai exatamente quando ele estava tendo sua grande chance .

Enquanto isso, Gospel pega emprestado generosamente da obra do artista convidado Chance The Rapper, com uma batida que soa como metade da noite de sábado no estacionamento do clube de strip, metade da manhã de domingo na última fila do culto na igreja batista local. Mais uma vez, DaBaby aborda a dor da perda, associando sua tragédia pessoal com a agonia mais ampla da morte de Nipsey Hussle, ambas ligadas pelo tempo e a angústia de ver uma luz guia apagada. Enquanto DaBaby narra as circunstâncias de sua ascensão, companheiro XXL O calouro YK Osiris, Chance e a lenda das armadilhas Gucci Mane fornecem uma perspectiva mais ampla, ligando sua luta compartilhada ao conforto e ao poder rejuvenescedor da fé.

A desvantagem da insistência de DaBaby em seguir a filosofia dele, se não for quebrada, significa que mesmo sucessos como o Bop movido por flauta, o vacilante Vibez e o zippy e otimista Really apresentando o colega Stunna 4 Vegas da Caroline do Norte caem um pouco, tão divertidos quanto eles. O assunto de DaBaby nunca realmente oscila de suas observações usuais e cheias de piadas sobre riqueza e conversa de durão, nem seu fluxo nunca cai abaixo da linha vermelha. Por mais impressionante que seja seu controle de respiração, provavelmente seria bom vê-lo desacelerar de uma corrida para, pelo menos, um ritmo um pouco mais lento, para que o ouvinte possa realmente apreciar cada arma zombeteira porque suas rimas são realmente inteligentes e cativantes.

Assim como JetsonMade, que na verdade só aparece aqui em três faixas (Bop, Vibez e Gospel), DaBaby mantém um som que já foi eficaz, apenas infiltrando-se em respingos de material mais emotivo e identificável da maneira como Jetson muda brevemente para mais brilhante, produção mais alegre sobre o Evangelho. A principal mudança que DaBaby poderia fazer para silenciar seus detratores é mostrar a eles que ele tem mais profundidade e alcance em projetos futuros, já que os lampejos de honestidade e vulnerabilidade adicionam uma dimensão muito necessária aos procedimentos e sugerem uma personalidade muito mais interessante por trás da bravata. DaBaby é um personagem divertido que joga bem para a multidão, um adorável heel que você não pode deixar de torcer, mesmo que ele seja meio desagradável. Ainda não sabemos quem é Jonathan Lyndale Kirk - mas mal podemos esperar para descobrir.

Kirk já está disponível através da Interscope Records. Pegue aqui .