Por que Jessa sempre foi a melhor personagem de meninas

Noite passada, Garotas chegou ao fim após cinco longos anos. Os elogios já começaram; há peças de pensamento por todo o lugar, e um exibição pop-up no Brooklyn está até exibindo itens do show. Não é nenhuma surpresa - Garotas foi, apesar de todas as suas falhas, um programa engraçado, muitas vezes bem escrito e ocasionalmente comovente sobre um grupo de mulheres na casa dos 20 anos tentando fazê-lo. Foi celebrado como um retrato da vida moderna real, apesar de retratar uma subseção muito específica e privilegiada das mulheres americanas brancas. Não me interpretem mal - Garotas foi influente, e às vezes até gostei disso. Mas eu não conseguia me ver, uma mulher milenar menos que privilegiada, na maioria de seus personagens centrais.

Mas havia uma 'garota' com quem eu poderia me identificar. Retratada por Jemima Kirke, Jessa era engraçada, inteligente, corajosa e ocasionalmente cruel. Quando fui apresentado a Garotas, um amigo me disse que estava tudo bem, mas que, literalmente, Jessa é uma vagabunda. E não se engane, Jessa é tão falha quanto qualquer uma das outras garotas. Ela luta contra o abuso de substâncias, ela é uma ladra, ela é emocionalmente manipuladora. Ela é dispersa e imprudente; saudades de seu próprio aborto e festa de boas-vindas em casa logo no primeiro episódio. Ela fode as pessoas por esporte ou por algo para fazer. Porém, ao longo da série, ela cresce muito.

Suponho que qualquer pessoa que chame Jessa de 'boceta' nunca fui aquela boceta; nunca teve que crescer rapidamente sem pais, cuidando deles ao invés do contrário. Isso te endurece muito rapidamente

O que torna Jessa, apesar de todos os seus defeitos, tão adorável é que ela parece real. Ao contrário das outras meninas, existem razões para seu mau comportamento. Jessa não é privilegiada. Seus pais estão quase ausentes. Na segunda temporada, quando ela vai com Hannah visitar seu pai, a extensão desses problemas vem à tona. Em uma troca que acaba levando-a a se submeter à reabilitação, o pai de Jessa diz a ela que não pode contar com ela. Jessa diz a ele, você não deveria! Eu sou a criança. O peso que ela tem sobre os ombros nunca foi tão óbvio - e nem suas razões para simplesmente não ter Tempo para lidar com a merda de todo mundo. Como ela disse a Hannah no mesmo episódio, não fale sobre nossos pais como se eles fossem o mesmo tipo de pais. Jessa não é como as outras meninas, que têm pais amorosos para se apoiar. Ela teve que se cuidar desde muito jovem. Embora ela possa parecer insensível, é bastante claro por que ela nem sempre tem energia para seus amigos privilegiados e briguentos.

Jessa nunca fica menos insensível, mas é melhor do que ser falsa. Ela conta aos outros personagens coisas que eles não querem saber sobre si mesmos, e isso é parte do que a torna tão desagradável. Conforme a série continua, ela começa a crescer - ela consegue um emprego, vai para a reabilitação, tenta voltar para a escola. Ela quer ser melhor e se concentra em fazer isso sozinha. Nesta última temporada, Jessa tentou ser uma boa pessoa, para provar que era uma presença calma, apenas para ser acusada de ser a mesma bruxa de sempre. Ela é má por roubar Adam, por estar distante, por arruinar a vida de Shoshanna. Ela está calmamente presente de forma madura - e ainda assim, ninguém mais parece ver isso.

Qualquer crítica a Jessa, seja dos personagens do programa ou dos telespectadores, parece focar muito no fato de ela ser ousada. Sua falta de pais responsáveis ​​a deixou com um buraco enorme e aberto onde qualquer tipo de inteligência emocional ou nuance deveria estar - eu tenho empatia. Suponho que alguém chamando Jessa de vagabunda nunca fui aquela boceta; nunca teve que crescer rapidamente sem pais, cuidando deles ao invés do contrário. Isso o endurece muito rapidamente.

Jessa pode não ser suave, mas ela é inerentemente boa. Ela é uma das poucas personagens nem sempre motivada exclusivamente por egoísmo (além de um pouco de desespero financeiro e hedonismo). Mais adiante na série, ela ajuda Caroline a dar à luz quando Adam e Hannah estão muito melindrosos; mais tarde, quando Caroline desaparece, ela ajuda Adam a cuidar da criança. Quando ela dorme com Adam, não é por causa de uma trama vingativa contra Hannah - já que, neste ponto, eles nem mesmo são amigos - mas por necessidade. Ambos estão em AA, têm muito em comum e se apaixonam. Ela luta contra a culpa que sente por seu ex-amigo. Hannah, é claro, a odeia de qualquer maneira.

Jessa pode ter sido cruel ocasionalmente, mas acredito que ela foi tratada injustamente tanto pelos personagens da série quanto pelos roteiristas. Ela era complexa, cheia de nuances, Hilário - repleto de problemas que não foram realmente explorados na profundidade que mereciam. Ela nem estava no último episódio, o que é indicativo da direção incomum que esta temporada tomou. Depois de cinco temporadas sendo uma espécie de peça de conjunto, Garotas agora é apenas sobre Hannah tendo seu final feliz. O episódio final em que Jessa estava a viu realizando trabalho emocional por seus amigos egoístas, dizendo algumas coisas engraçadas que provaram como ela está fora de contato com humanos reais e perdoando Hannah (e vice-versa). Se isso foi tudo para ela, é uma pena. Jessa merecia justiça, encerramento e - muito mais do que qualquer um dos outros personagens - um final feliz.