O que inspirou o primeiro filme do Studio Ghibli?

O Studio Ghibli é um dos mais conhecidos e respeitados estúdios de animação do mundo, com seus belos e melancólicos filmes sendo considerados alguns dos mais queridos produtos japoneses de exportação. Sua primeira produção oficial como estúdio, Laputa: Castelo no céu , foi bem recebido no Japão e resiste ao teste do tempo até mesmo contra a animação moderna (embora o filme tenha sido posteriormente renomeado em alguns países para simplesmente Castle in the Sky devido a La Puta significando The Whore na gíria espanhola). Apesar do sucesso japonês do filme, no entanto, muitas vezes é ofuscado por filmes de Ghibli que se tornaram populares no Ocidente, como Spirited Away e Princesa Mononoke . Então, para comemorar o 30º aniversário do filme este mês, olhamos para trás e para uma das obras-primas mais incompreendidas do estúdio.

A CONEXÃO SECRET WELSH

Castelo no céu foi inspirado em parte pela visita de Miyazaki a uma cidade mineira galesa durante as greves de 1984. Ele ficou obcecado com o que viu lá; principalmente pelos efeitos do declínio da indústria, afirmando que ele admirou a maneira como eles lutaram para salvar seu modo de vida como os mineiros japoneses também fizeram. Apesar de seus elementos fantásticos, o filme é centrado em uma dessas cidades, The Slag Ravine, onde um menino, Pazu, trabalha nas minas para sobreviver. A monotonia de sua vida é quebrada por uma garota chamada Sheeta caindo do céu, e eles embarcam em uma aventura, correndo contra piratas e agentes estrangeiros para encontrar o lendário Laputa. A arquitetura da cidade é amplamente inspirada nas cidades galesas, com edifícios e roupas de estilo britânico. Miyazaki queria refletir a força dos mineiros em Castelo no céu , e voltou em 1986 para se preparar para o filme.

CASTELO NO CÉU E AMBIENTALISMO

Outro fio condutor para o pacifismo e o trabalho de Miyazaki está em sua preocupação com nosso relacionamento humano com o meio ambiente; ele tem uma ideia de como devemos nos harmonizar com a natureza, que está intimamente ligada aos japoneses Xintoísmo . Castelo no céu muito deliberadamente considera humanos adultos considerados antiéticos, gananciosos e egoístas. Laputa é um paraíso e uma arma de guerra, onde robôs benevolentes convivem harmoniosamente com o meio ambiente, mas o homem ainda não consegue. Tornou-se invadido pela natureza e aprendemos que o A terra só pode florescer onde o homem não pode tocá-lo.

via wordpress.com

HAYAO MIYAZAKI E GUERRA

Nascido em 1941 em Tóquio, o pai de Hayao Miyazaki construiu lemes para aviões de caça e sua família viveu confortavelmente durante a Segunda Guerra Mundial; embora os ataques com bombas incendiárias em Utsunomiya o tenham afetado profundamente. A educação de Miyazaki inspirou uma obsessão por aviões e uma agenda pacifista, ambas claras em Castle in the Sky, com suas máquinas voadoras e mensagens anti-guerra. Ao longo de sua carreira, Miyazaki nunca se esquivou de enfrentar a guerra, mesmo criticando publicamente as políticas do primeiro-ministro japonês Shinzō Abe.

Nos primeiros momentos do filme encontramos um militar europeu branco que acredita que um ser superior não tem escolha a não ser queimar aqueles que não são como ele, em um claro reflexo das atitudes dos tempos de guerra americanos para com os japoneses. Ele então libera a arma antiga de Laputa no solo para testá-la, e o resultado é quase idêntico a uma explosão nuclear, criando uma nuvem em forma de cogumelo em uma evocação intencional da bomba atômica.

General Muorovia wikia.com

CRIANÇAS DE MIYAZAKI

Apesar de sua misantropia e aparente cinismo sobre a humanidade, Miyazaki tem um otimismo admirável sobre as crianças - elas herdarão a terra e são os únicos que podem salvá-la. As crianças protagonistas de Castle in the Sky são idealistas e suas vitórias não são garantidas por meios violentos contra outras pessoas. Miyazaki é um pacifista de coração, e os lutadores não são respeitados ou vencedores como em outras mídias. O militarismo da outra aeronave versus a maravilha infantil do pequeno avião do Pazu só serve para aumentar a disparidade entre a ganância dos adultos e a curiosidade das crianças.

Foto de Laputa: Castelo emo céuvia wikia.com