Desvendando a teoria perturbadora por trás do 'Totoro' de Ghibli

Esta semana, uma exposição abrangente e abrangente dedicada à amada casa de anime chegou ao arranha-céu Roppongi Hills de Tóquio. Detalhes do tributo interativo logo apareceram; foi revelado que o edifício abrigaria cartazes publicitários raros e obras de arte conceituais ao lado de réplicas da vida real de relíquias de filmes, como o dirigível gigante de Castelo no céu . Até mesmo o restaurante do arranha-céu apresentou um menu temático com um hambúrguer preto em homenagem aos duendes da fuligem.

Um dos filmes mais icônicos do estúdio é Meu vizinho totoro , um conto de duas meninas no campo que encontram um gato gigante e fofinho chamado Totoro. Há uma inocência infantil que permeia o filme - na superfície, parece ser uma mensagem de esperança e otimismo explorada através da fantasia em tempos de dificuldade. Há, no entanto, uma famosa teoria de fãs que se recusa a morrer - é tão famosa, na verdade, que o estúdio teve que divulgar um comunicado negando suas acusações em 2007. Aqui, retiramos a teoria de que o gato fofinho do filme é na verdade um deus da morte e que o enredo faz referência a um assassinato brutal de uma estudante.

O INCIDENTE SAYAMA

via wordpress.com

O caso do assassinato de Sayama é a famosa história de uma garota de 16 anos sequestrada, estuprada e assassinada quando voltava da escola para casa na região da Prefeitura de Sayama, Japão. O horrível ataque ocorreu em 1º de maio de 1963 e polêmica envolve o suspeito que acabou sendo preso e acusado de 31 anos de prisão - a teoria é de que ele era, de fato, inocente. Esses rumores foram alimentados pelo suicídio de outro homem na área local poucos dias após o assassinato de uma estudante que, segundo os testes, tinha o mesmo tipo de sangue do homem preso. Explicação da polícia? Aparentemente, o suspeito de suicídio não poderia ser o estuprador porque ele sofria de disfunção erétil.

PISTAS INICIAIS

via dorkly.com

Então, você deve estar se perguntando, como diabos você vincula o gato mais famoso de Ghibli ao estupro e assassinato brutal de uma estudante? A primeira pista vem nos nomes dos protagonistas, Satsuki (em japonês para 'maio') e Mei - ambos fazem referência à data do ataque. Então, existem inúmeras pistas que sugerem que o filme se passa em Sayama, incluindo uma casa de chá chamada ‘Sayama tea’ e um hospital cujo nome se traduz quase exatamente como um hospital IRL localizado na cidade.

SOOT SPRITES

via kotaku.com

À primeira vista, achei que os duendes fuliginos eram muito fofos. As bolas pretas animadas estão espalhadas pela escuridão do filme, mas foram transformadas em brinquedos japoneses kawaii adornados com olhos arregalados - inofensivos, certo? Aparentemente não. Existem relatórios contrastantes; alguns acreditam que existem rumores de que os sprites de fuligem são vistos antes da morte no folclore japonês, enquanto outros afirmam que eles são apenas uma criação fictícia concebida pelo Studio Ghibli - de qualquer forma, o fato de que eles reaparecem exatamente quando Satsuki planeja se juntar à irmã na morte parece mais do que coincidência.

O CAT-BUS NA VERDADE LEVA À SEPULTURA

via studio-ghibli.wikia.com

Uma representação da vida real do Cat-bus é definida para ser uma das principais atrações na próxima exposição Ghibli em Tóquio, e com razão. Visto por olhos inocentes, o ônibus é um veículo de alta octanagem projetado para transportar seus passageiros diretamente para o reino da fantasia - afinal, um verso da canção do filme descreve Totoro como uma divindade que vem até você apenas quando você é criança. Dê uma olhada mais de perto, no entanto, e uma das paradas do ônibus-gato se traduz literalmente como 'Caminho para o Túmulo' - talvez não seja tão mágico, afinal.

TOTOROS - GATO FELIZ OU DEUS DA MORTE?

via nerdist.com

Totoro pode ser a mascote mais adorável, embora enigmática, de Ghibli, mas não aparece para qualquer um. Ao longo do filme, parece que as duas meninas são os únicos personagens que podem realmente ver Totoro - por quê? O verso da música afirma que ele só é visível para as crianças, mas Kantu, outra criança, não pode ter a visão, desmentindo essa teoria.

Em vez disso, o gato é aparentemente um deus da morte visível apenas para o falecido. Claro, há um significado mais profundo por trás da acusação - esta teoria insinua que Mei na verdade se afoga no rio e a própria Satsuki morre na caça por sua irmã desaparecida. Há um paralelo entre este e o caso Sayama, ou seja, que a vítima de 16 anos tinha uma irmã mais velha que respondeu a um pedido de resgate aparecendo no local desejado com um estoque de notas falsas. Depois de saber que seus esforços foram em vão, ela mesma cometeu suicídio.