Uma história da máscara anônima

Ame ou odeie, a máscara do Anonymous se transformou sob muitos disfarces. Começando a vida como o rosto de um revolucionário audacioso, tornou-se um disfarce político transformado em pesadelo corporativo. Mas é futuro, pois uma imagem potente permanece em equilíbrio.

'Esta é uma máscara de qualidade ... Eu me senti anônimo Imediatamente, aquele sorriso enigmático é tão sexy ... Eu me imagino quando a uso .... Eu pareço com os outros caras ....' Rocky Wolfbanger III

Em 1605, o renegado católico Guy Fawkes tenta explodir a Câmara dos Lordes em um esforço para matar o rei protestante James I. Parte de um grupo maior de amotinados, a responsabilidade recaiu sobre Fawkes para acender o pavio, explodindo o rei nas alturas . Ele é capturado e enforcado, puxado e esquartejado como um insurgente e terrorista.

Perto dos anos finais do século 18, começaram a surgir relatos de crianças vagabundas vestindo máscaras grotescas de Guy Fawkes feitas de papel e implorando por dinheiro. Na década de 1980, no entanto, as máscaras que muitas vezes vinham de graça nos quadrinhos começaram a ser substituídas por fantasias de Halloween.

Revivido no V de Vingança gibis escritos por Alan Moore e ilustrados por David Lloyd em 1982, a máscara notória que conhecemos agora, então se tornou um meme da internet. Ele foi visto pela primeira vez no 4chan (um quadro de avisos de imagens) em 2006 e inicialmente era um personagem stick chamado Epic Fail Guy que se pavoneava, falhando em tudo o que fazia.

No mesmo ano, dois grupos rivais se enfrentaram fora do escritório da DC Comics. Um protestou contra V de Vingança , o outro agiu como um contraprotesto vestindo máscaras de Guy Fawkes distribuídas a eles pela Times Warner, os proprietários da DC Comics. Esta máscara renasceu como um símbolo de protesto.

A máscara foi usada pela primeira vez pelo Anonymous em 2008, no protesto do Projeto Chanology - uma marcha sobre a Igreja da Cientologia. O protesto foi uma resposta à tentativa da igreja de remover videoclipes da internet de uma entrevista com a celebridade cientologista Tom Cruise. Os manifestantes usaram máscaras para que pudessem se manifestar sem se preocupar em ser assediados.

Em setembro de 2011, o Occupy Wall Street foi notícia. O Huffington Post explicou que as máscaras de vingança agora se tornaram um símbolo do movimento. Um mês depois, o fundador do Wikileaks, Julian Assange, balançou a máscara enquanto liderava uma demonstração em St. Paul's como parte do Occupy London Stock Exchange. Ele foi forçado a tirá-lo, supostamente por insistência da polícia. Em vez de apenas ocultar a identidade, agora se torna um símbolo de rebelião.

Em junho de 2012, um grupo de manifestantes expressou sua raiva contra o regime de censura da internet do governo indiano em Azad Maiden, Índia. Como parte das manifestações em todo o país, estudantes e membros do Anonymous vestiram as máscaras. Agora estava se espalhando por todo o mundo e se tornando um emblema reconhecido mundialmente.

Nos últimos anos, um mercado comercial se abriu para as máscaras. Estima-se que a Rubies Costume Company vende mais de 100.000 por ano. A máscara também se tornou a máscara mais vendida na Amazon.com, Amazon.co.uk, Amazon.de. Agora é um produto financeiramente lucrativo.

Em fevereiro de 2013, o Ministro do Comércio do Bahrein, Hassan Fakhro, proíbe a importação das máscaras. Qualquer pessoa flagrada com elas será presa. Eles são o terceiro país a proibir a máscara depois dos Emirados Árabes Unidos e da Arábia Saudita, que ordenaram que todas as máscaras fossem confiscadas e destruídas. A máscara está sendo remodelada como sinal de atividade criminosa.

E quanto à máscara agora? O que era originalmente seu poder está em perigo de se tornar sua ruína. À medida que mais pessoas o colocam, há o perigo de ele perder sua potência como uma tática de choque. Quando surge a imagem de um demostrater tocando acordeão na Turquia, a fotografia abaixo revela o verdadeiro futuro da máscara como um adereço de palhaço?