Assista a um curta-metragem despreocupado sobre a vida dentro de uma gangue de motoqueiros tailandesa

No folclore tailandês, existe um fantasma chamado Krahang. Ele é um adolescente que só voa à noite. Seu espírito é jovem e selvagem, hedonista, mas libertado, enquanto ele voa acima do peso do mundo social e político abaixo. É apropriado, então, que este fantasma seja usado para dar título ao cineasta residente em Londres Joshua Gordon O último curta, que investiga profundamente a vida de um grupo de jovens tailandeses que encontram a liberdade pedalando em meio ao crime e à pobreza de Bangkok.

O espírito de Krahang persiste ao longo do filme de Gordon, que começa com o som de dois tiros penetrantes, seguido por uma cena em que o espectador se torna o sujeito que está correndo, rápido. A intensidade de abertura do filme define o ritmo para os próximos 23 minutos, enquanto Gordon usa suas lentes para mergulhar intimamente na vida de quatro meninos de 17 a 21 anos que estão unidos pelo amor pelo ciclismo. De armas a cigarros, bebidas, festas e drogas, é claro que há uma necessidade cada vez maior de escapismo enquanto os meninos vivem na realidade da pobre Bangkok. Mas, como Krahang estabelece, a forma mais forte de escapismo para esses jovens são suas bicicletas, à medida que o filme entra e sai das cenas em que os meninos voam por Bangkok em suas motocicletas, fugindo de suas realidades e criando um novo mundo de libertação.

Abaixo, falamos com Gordon sobre a importância do motociclismo para esta subcultura tailandesa.

'Krahang'Cortesia deJoshua Gordon

Por que você decidiu primeiro fazer este filme?

Joshua Gordon: Nunca planejei fazer o filme, ele simplesmente se encaixou. Recebi uma pequena quantia em dinheiro e inicialmente propus fazer um documentário sobre as trabalhadoras do sexo que fotografei e convivi no ano anterior, mas o coletivo de financiamento discordou e não me deixou fazer nada sobre a prostituição. Meu plano inicial era ir para Bangkok e apenas chegar às escondidas de qualquer maneira, então eu conheci os meninos e parecia natural fazer algo a respeito deles.

Como você encontrou a gangue?

Joshua Gordon: Através de um amigo. Através da magia do Facebook, conheci alguém em Bangkok que os conhecia desde que eram bebês. Ele costumava ser tatuado pelo pai de Arm (um dos personagens principais) e ajudou a me apresentar a eles e me comunicar com eles.

Por que é importante para você documentar as comunidades marginalizadas na Tailândia?

Joshua Gordon: Nunca procuro comunidades marginalizadas especificamente, não quero que meu trabalho seja uma espécie de turismo de favela para velhos ricos que compram livros caros. Estou sempre à procura de grupos interessantes para fotografar e, pessoalmente, sou atraído e mais interessado por pessoas que existem nas margens. Caso contrário, eu estaria apenas andando pela Tailândia tirando fotos de elefantes e vendedores ambulantes de comida como todo mundo.

Tínhamos armas apontadas para nós durante as filmagens e vimos coisas muito mais gráficas do que o clipe CCTV mostrado no filme - Joshua Gordon

O filme é uma exploração muito próxima do vidas de meninos. Por que foi importante para você mostrar a vida de pessoas tão intimamente?

Joshua Gordon: Foi uma conexão pessoal, passei três semanas com eles quase todos os dias, comendo juntos, fumando juntos, cavalgando juntos, atirando juntos. Com a maior parte do meu trabalho em uma veia semelhante, é difícil chegar perto dos meus objetos, quando fotografo profissionais do sexo, elas apenas me veem como um john com uma câmera. Eles não estão realmente interessados ​​em falar comigo sobre suas vidas ou em passar algum tempo comigo, eles só querem ganhar dinheiro e passar para o próximo cliente - o que é completamente compreensível, pois nem sempre é uma situação natural ou agradável para eles, e eu sou apenas mais um homem que quer tirar algo deles para me beneficiar. Com os meninos foi diferente. Éramos da mesma idade, tínhamos interesses semelhantes e o relacionamento era natural e não forçado. Eu sempre tento fazer todas as minhas fotos íntimas e resultado de relacionamentos próximos, mas nem sempre é possível e geralmente é bastante difícil.

O filme fica superintenso em um ponto, pois mostra a violência associada à gangue. Qual é o propósito desta intensidade?

Joshua Gordon: A realidade da vida na Tailândia é a violência gráfica, as coisas acontecem de forma diferente por lá e as pessoas estão acostumadas a ver a morte desde muito cedo, então eu não queria fugir disso durante as filmagens. Tínhamos armas apontadas para nós enquanto atirávamos e vimos coisas muito mais gráficas do que o clipe CCTV mostrado no filme. Estávamos comendo macarrão um dia com os meninos e eles nos mostraram aquele clipe, acho que conheciam os meninos envolvidos, todos os motoqueiros adolescentes se conhecem.

O que você deseja alcançar com o filme ?

Joshua Gordon: Nada especificamente. Achei esses caras incríveis e queria fazer um retrato de suas vidas. Se eu pudesse desejar que alguma coisa saísse disso, seria a oportunidade de fazer mais filmes e encontrar personagens mais interessantes.

Produzido por Pátria Em associação com Somesuch . Você pode comprar o álbum de fotos que acompanha Krahrang aqui