Este artista projetou um 'buraco de merda' no hotel de Donald Trump

Ao longo do ano passado, Robin Bell e sua equipe de artistas com sede em Washington DC assumiram a missão de criar conversas em torno da polêmica premier do presidente Trump por meio projetando palavras no hotel Trump local . Neste fim de semana, as palavras que Bell escolheu foram: Não é residente em DC? Precisa de um lugar para ficar? Experimente nosso buraco de merda. Este lugar é uma merda ao lado de uma animação do emoji sorridente de cocô saindo da entrada do prédio - para a alegria dos transeuntes (e da internet).

No início desta semana, Trump considerou o Haiti e os países da África como países merdosos, em um comunicado sobre a imigração. Por que todas essas pessoas de países merdosos vêm aqui? The Washington Post relatórios disse ele depois de ser apresentado com uma proposta para restaurar a proteção para os imigrantes desses países. Apesar de suas negativas, a reação às palavras de Trump foi rápida. A União Africana da ONU disse em uma declaração em que ficaram extremamente chocados e condenam veementemente os comentários ultrajantes, racistas e xenófobos atribuídos ao Presidente dos Estados Unidos da América.

Conversamos com Robin, que começou a fazer arte de natureza política depois de ser falsamente preso em protestos, sobre por que escolheu criar projeções que desafiam a retórica racista de Trump:

Como tudo isso começou?

Robin Bell : O primeiro que fizemos foi quase um ano atrás - algumas semanas depois que Trump foi eleito. Fizemos uma homenagem a um meme de protesto do punk rock de DC, que foi ‘Experts Agree: Trump Is a Pig’.

Excelente.

Robin Bell : Desde então, fizemos mais 15. O quinto chamou a atenção internacional: ‘Pay Trump Bribes Here’. Temos voltado e se tornou um lugar no qual gostamos de projetar. É extremamente específico para um local e é endêmico para muitos dos problemas que temos com Donald Trump e a administração. O prédio costumava ser terreno público - era o antigo pavilhão dos correios. Trump aluga a propriedade do governo. Portanto, há um conflito de interesses - muitas pessoas a veem como uma entidade pública que está sendo usada de forma corrupta. E, além disso, dignitários estrangeiros ficam no hotel para que possam ter acesso ao presidente e as organizações irão marcar suas reuniões e conferências no hotel Trump, porque se você está gastando um quarto de milhão no hotel Trump, alguém saberá. Foi o único local onde pudemos mostrar visualmente essa corrupção.

O que você achou da declaração de Trump sobre a África e o Haiti?

Robin Bell : É incompreensível que um presidente os chame abertamente - ou mesmo a portas fechadas - de países merdosos. Com as projeções, fizemos cerca de seis ou sete coisas diferentes, mas obviamente ‘cagada’ é o que se tornará viral. O governo Trump está perseguindo os imigrantes de uma forma que é tão assustadora. Muitas pessoas que emigraram para cá com status de refugiado estão sendo informadas de que precisam voltar para casa. Eu moro em um bairro latino e há muitos El Salvador aqui e eles estão fazendo mais de 200.000 el salvadorenhos voltarem para casa . Existem 32.000 pessoas daquele país que vivem em nossa área. Portanto, estou literalmente olhando para as pessoas que estão sendo expulsas do outro lado da rua. Ainda esta semana, ouvimos rumores de que haveria um Ataque de imigração ICE na loja de conveniência do outro lado da rua da minha casa.

Normalmente, eu especificamente não uso linguagem chula em minhas projeções. No ano passado, as pessoas me pediram para escrever 'Foda-se Trump' na parede. Simplesmente não é o tipo de arte que desejo criar. Mas ele trouxe essa palavra para a conversa doméstica e global que significava que estava aberto. Se a CNN postar merda, ainda é vulgar, mas está dentro do discurso público. Este comentário pode até criar uma paralisação do governo federal na próxima semana, o que é uma loucura.

E suas projeções são uma forma de desafiar isso?

Robin Bell: Quando fazemos as projeções, não é tanto para irritar Trump do que para deixar as pessoas saberem que não está tudo bem. Vemos o que ele está fazendo e estamos realmente tentando transmitir uma mensagem que se espalhe para o resto do mundo, de que isso nos choca tanto quanto choca você. Parece que algumas das coisas mais assustadoras da história estão acontecendo agora. Mas, ao mesmo tempo, não podemos estar tão tristes e sombrios, então algo como 'cagada', que é engraçado, mas destaca o problema, dá às pessoas energia para conversar.

Como você faz as projeções sem se meter em problemas?

Robin Bell: Somos rápidos e fizemos isso o suficiente para saber como entrar e sair. Quando chamaram a polícia, já tínhamos saído de lá. Nosso problema é com o governo Trump, não com a polícia. Até onde sabemos, isso é tecnicamente legal.

E como costumam ser as reações ao seu trabalho?

Robin Bell: Isso dá esperança às pessoas. Em geral, as pessoas na rua amam o que fazemos. Temos uma quantidade insana de suporte. Nem todo mundo na internet é legal conosco, mas muitas pessoas nos procuraram. Quando fizemos isso pela primeira vez, pensei que alguém poderia vir e me dar um soco na cara! Em vez disso, os carros vão parar, buzinar e aplaudir. Há muitas pessoas neste país que não estão a bordo. Devemos criar tanta arte quanto nós para nos conectar.

Obrigado Robin, continue fazendo o que você faz.